Resumo de ETICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FIC SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA
600
CURSO LIVRE DE GRADUAÇÃO
BACHARELADO
DISCIPLINA: SOTERIOLOGIA
termos próprios da ciências teológica a medicina e suas palavras dos estudos médicos, exemplo: cardia ou coração, uma definição grega a palavra a cardiologista, ou ataque cardíaco.
Soteriologia define tudo em pro a salvação soter em grego significa: libertação salvação, preservação. Com base nos seguintes textos podemos entender deus sendo salvador, libertador e preservador:
– Lucas 1:47; 1 Timóteo 1:1; 2:3 e 4:10; Tito 1:3; 2:10 e 3:4; Judas 25. Jesus como sendo Salvador, Libertador e Preservador Lucas 2:11; João 4:42; Atos 5:31; 13:23; Efésios 5:23; Filipenses 3:20; 2 Timóteo 1:10; Tito 1:4; 2:13; 3:6; 1 João 4:14; 2 Pedro 1:1 e verso 11; 2:20; 3:2 e 18.
É preciso estudar a soteriologia por causa do pecado, em grego hamartia, o oposto de soter. Neste sentido o pecado converte a luz em trevas, o gozo em tristeza, o céu em inferno, e vida em morte. O pecado é o maior e mais terrível inimigo da alma humana. Ele destrói as promessas, mata as esperanças, dá-nos serpentes, em vez de peixes, pedra, em lugar de pão, tormento, em lugar de prazer. O pecado sempre vai destróiria, uma promessa promessa IMCOMPRIDA. a Bíblia ‘O salário do pecado é a morte’” – Romanos 6:23”. Se continuarmos praticando o pecado logo estaremos destruídos.
A mais verdadeira definição bíblica para o pecado é: um estado mau da alma, em que esse estado tem suas próprias manifestações que são os atos pecaminosos atos incontrolveis. uma posição definida, determinada, como quando falamos: qual é o estado de saúde do paciente? a alma que está em pecado está num estado mau, a alma está deteriorada e aviltada. Note-se que existem dois conceitos completamente diferentes: estado e ato. O estado pecaminoso é uma coisa enquanto que o ato do pecado é outra coisa. Permanecer no pecado é uma coisa e ter feito o pecado é outra coisa.
Remissão da pena
No pecado a morte influi três aspectos espirituais físicos e eterna ( gêneses 5.12-14)
Pois cristo sofreu o cartigo de nossos pecados no seu próprio corpo. UmA MORTE substituta, para os que creem em cristo deus renova o cartigo. Cristo (Atos 13:38-39; Romanos 8:1, 33-34; 2ª Coríntios 5:21).
A imputação da justificativa, acreditar em alguém, atribuir alguém o direito que não tinha. A justiça de cristo é imputada.
Deus permitiu que satanás tentasse adao e eva, Porém era necessário que a escolha fosse feita, e a vontade permissiva de Deus permite que o homem seja colocado nessa posição de escolher. A tentação, caso fosse vencida, daria ao homem a oportunidade de confirmar seu estado original, o estado em que tinha sido criado, Adão e Eva poderiam fazer da justiça original, emprestada, uma justiça adquirida. Vemos então que o plano de Deus para o primeiro casal era sábio, pois lhes deu a oportunidade de se tornar verdadeiramente santos e justos. Não se poderia imaginar uma oportunidade melhor para a raça humana se firmar na justiça do que a oportunidade dada por Deus no Jardim, pois ali as circunstâncias eram favoráveis para escolher em melhores condições entre o bem e o mal. Não é assim hoje, os que escolhem decidir ao lado do bem, escolher uma posição ao lado de Deus, lutam geralmente contra grandes dificuldades. Mas, graças a Deus há ainda oportunidade para o homem escolher o bem e rejeitar o mal.
A Obra e o amor de Deus por nós em Cristo, esta declaração destaca a ênfase da frase EM CRISTO, assim razão pode ser chamada também da Obra de Cristo em nosso favor. “Cristo morreu pelos nossos pecados segundo as Escrituras” em 1a Coríntios 15:3 Ele “foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação” Romanos 4:25. A repetição da frase “por causa” é muito significativa para a deixar de lado, há uma CAUSA para todo o que Cristo fez! Sua morte não foi em vão,
Hamartologia quer dizer (de hamartia = pecado) nos mostrou que o homem (tratamento genérico homem e mulher) sem Deus ocupa uma posição negativa por causa da alma contaminada, até o momento em que faz um concerto definitivo e obtêm uma vida digna diante de Deus mediante a justificação. O homem sem Deus é um devedor, um inimigo, um escravo, um corrupto, um morto e um estrangeiro diante do Criador. O homem sem Deus, enquanto não obtêm os benefícios do “único ato de justiça” olha o que diz : Romanos 5:18, carece de perdão, justificação, reconciliação, redenção, santificação, novidade de vida e finalmente o homem sem Deus, como um desconhecido, necessita de adoção. Os sete aspectos (algumas vezes chamados de “doutrinas”) da salvação (Grego = soter).