Resumo de ETICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FIC SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA
CURSO LIVRE DE GRADUAÇÃO
BACHARELADO
Curso de pastor
DISCIPLINA: ÉTICA
Ética é nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais.deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoas) ou seja um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Servindo assim para um bom equilíbrio e funcionamento social, com base nos valores históricos e sociais.
Ela ocupa um papel importante, e faz parte da fe religiosa.
1 DISCUSSOES PRELIMINARES
Uma diciplina critico normativo que se dedica aos estudos das regras do comportamento humano, a pratica como o bem.
1.1. POLITICA
Politica em sentido estrito, é a arte de governar a polis, ou cidade-estad, politikos que seguinifica o que se relaciona a cidade, tudo urbano, publico, civil e social. Politica é o estudo do fenômeno do poder, ou seja a capacidade que um individuo ou grupo organizado exerce, sobre a população de um território mesmo a força.
1.2. LOGICA
Raciocínio- pensamento
Locagica é a ciência que tem o objetivo determinar,as operações intelectuais orientadas para o conhecimento da verdade, as que são validas e as não validas.
Estudando o processo e condições de verdades de qualquer raciocínio.somento o conhecimento cientifico e universal, é metódico sistemático.
1.3.GNOSIOLOGIA
Teoria- conhecimento
Palavra gnose, conhecimento, trata-se do movimento filosófico e religioso, dsegninar o conhecimento adquirido , por revelação divina. Ela é privilegio dos iniciados, opõe-se pistis, ou crença.
Os eleitos que a recebiam experimentavam uma iluminação, generação divizaçao, com sua origem reconhecianci em deus, e apareciam diante de si mesmocomo emanados de Deus estranhos ao mundo.tinha a certeza de sua salvação etrena.
1.3. ESTETICA
A teoria –belas-artes.
Ciência da criação artísticas, belo ou filosofia da arte, ela tem como tema principais a gênese da criação artísticas, obra poética.a linguagem artística da obra poética, os valores estéticos, forma e conteúdo, função-arte-vida-humana- influencia-expressao artísticas.
1.4. METAFISICA
Teoria-verdadeira-natureza
Metafisica é a divisão da filosofia, ocupa de tudo que transcende o mundo físico natural. Ate o próprio sistema aristotélico, a metafica revela, duas vertes:
Trata o ser em si. E suas determinações do ponto de vista formal o ontologia, superior, absoluto caminho da teologia.
1.5. INTERIORIZAÇÃO DO DEVER
A observação da conduta moral da humanidade ao longo do tempo revela um progressiva interiorização, uma clara evoluçãoda provoção ou reprovação das intenções, bases para essas ações. Hans Reiner designou como ética da intenção encontrada em alguns preceitos do antigo egito, máxima, não zobaras dos cegos, nem dos anões, do antigo testamento dois dos dez, mandamentos proíbem a mulher ou propriedades de outros.
As cultura elaboram mitos para justificar as condutas morais. Cultura do ocidente, familiares a figura de moises ao receber o monte Sinai, a tabua dos dez mandamentos divinos, mito narrado por platao no dialogo protagoras, que zeus para compensar as deficiências biológicas dos humanos, conferiu-lhes senso ético e capacidade de compreender e aplicar o direito e a justiça.
Sendo que o sacerdote atribuir a moral origem divina, torna-se seu interprete e guardião. O vinculo entre moralidade e religião, acreditam muitos não podem aver moral sem religião.
1.6. ETICA PRE-SOCRATICA
São os filósofos anterios a socratis que viveram na grecia no século VI a. C., conhecidos como os criadores da filosofia ocidental. A fase representa a formação da civilização helênica, a natureza e os cosmos. El inaugura uma nova baseada na razão na tradição mítica. Pitagora afirma a verdadeira substancia é a alma imortal, preexistente ao corpo, se encarna em uma prisão.sendo castigo pelas culpas da existência anterior. Pitagorismo, a primeira tentativa de aprender conteúdo inteligível das coisas, prenuncio do mundo das ideas.
1.7. PINDARO
O único poeta lírico grego cuja obra subsiste uma extensa parcela. Hinos, trenos, ecomios, ditirambos, odes a atena e os únicos epinícios.
obeservamos a necessidade da etica na vida de qualquer ser humano, para uma vida de equilibrio e progresso. desenvolvimento e conhecimento, para um crescimento e carater, satisfatorio.