Resumo de ETICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FIC SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA
FACULDADE BOAS NOVAS
CURSO DE PASTOR
DICIPLINA: BIBLIOLGIA
RESUMO
CONCEITO GERAL
A palavra bibliofobia, vem do grego antigo biblon. Que significa “livros” e logos que significa “estudo”, formando então o termo “estudo dos livros”. Visa estudar, autor, origem, estrutura, formação inspiração e história, a teologia do antigo e novo testamento, ela é fundamental para nós, conhecida como Isagoge, dando compreensão aos fatos bíblicos. Entre os relatos um deles é de como a bíblia chegou até nós, o livro divino, através de canais humanos.
Em nenhum livro da bíblia encontramos a a palavra bíblia, é de origem eclesiástica, foi aplicada as escrituras no século IV da era crista, por João Crisostomo, bispo da igreja de Constantinopla.
Deus revela em linguagem humana para que possamos entende-la, ela faz alusão de tudo que é humano, por exemplo países, montanhas, rios, destros, mares, climas, solos, outros. Para que compreende-se -mós Deus fez a bíblia a nossa linguagem, adaptando ao mundo humano.
A sua riqueza se consiste no caráter essencialmente religioso da mensagem, o livro sagrado por excelência, para o povo de Israel quanto para a igreja crista. Nela lei está como uma ordenança divina (Ex 20; Sl 119), a mensagem de Deus é transmitida pelos profetas, (Is 6; Jr 1.2; Ez 2-3) sendo ensinada que a verdadeira sabedoria vem de Deus (Pv 8.22-31).
A palavra de Deus, a palavra do Senhor ou a palavra, essas expressões tem várias aplicações na bíblia, sendo tudo o que Deus tem falado diretamente, como falou a Adão e Eva (Gn 2. 16,17; Gn 3.9-19), Abraão, Isaque, Jacó e Moises, como também falou a totalidade da nação de Israel e proclamou os dez mandamentos. (Ex 20.1-19).
1.A ORIGEM BIBLICA
Não existe um data exata, de quando teve origem as escrituras, mais se originou quando o ser humano sentiu a necessidade de guardar seus feitos a outros. Os primatas se expressavam através de figuras a pictográfica, mas tarde conhecida como ideográfica, pois representavam ideais, na antiguidade os que mais se destacaram foram os babilônicos com suas escritas cuneiforme em pedras e egípcios sua pequenas figuras representando objetos e ideias, os hieróglifos.
1.1 Cuneiforme
Ela representava um palavra inteira ou uma combinação de palavras, a arte de escrever, marcas ou sílabas. O gênero de escrita babilônica no período histórico. Marcas feitas em tijolos, placas de barro macio levado ao fogo e cozido, assim chegou até nós a vasta literatura dos primitivos babilônicos.
1.2 O ALFABETO
Alguns acreditam que ele foi criado pelos fenícios com 22 letras e levaram aos gregos e depois aos latinos. Até pouco tempo acreditavam que Moises não podia ter escrito o pentateuco, pois no seu tempo não tinha inventado arte de escrever. Mas Price no livro The Ancestry of Our English Bible, p. 13, disse que a escrita é muito mais antiga na palestina pelas pesquisas tem exemplos de escritas antes de Moises através de escavação arqueológicas em Ur provando que Abrão era cidadão de uma metrópole altamente civilizada. Onde aprendiam leitura, escritas, aritmética e geografia. Três alfabetos foram descobertos junto do Sinai, Biblos e Ras Shamra. Antes de Moises.
1.3 MANUSCRITOS
Os dicionários registram manuscritos como escritos à mão, os escritos do novo e antigo testamento, dos tempos patriarcais até a invenção da impressa, meio ao século XV. O prof. Antônio Gilberto diz que o homem tem usado várias matérias e técnicas tentando passar ideias, fatos de geração a geração, sendo elas:
a) Pedra, gravados nas colunas dos templos, de Luxor e Camaque, no Egito ou em cilindros, os códigos de Hamurabi, ou rochas como em Persepolis.
b) Cerâmica na mesopotâmia, achados pelos arqueólogos: seca ao sol e seca ao forno.
c) Linho
d) Tabuas recobertas de cera (Is 8.1; Lc 1.63)
e) Papiro sendo o principal material antigo, usado para escrever.
f) Pergaminho, superior ao papiro, os principais manuscritos bíblicos estão escritos em pergaminhos. Paulo na segunda epistola a Timóteo (4.13).
g) Palimpsesto. Que reaparece a escritas primitiva.
E assim entendemos um pouco mais da poderosa palavra de Deus, e a confirmação das escrituras sagradas.
1.4. CARACTERISTICAS
Havia dois tipos de escritas no grego, o cursivo, e o uncial.
a) Cursivo- escrita rápida, escrita não literária, como cartas pedidos, e recibos.
b) Uncial – usado em obras literárias, letras maiores e separadas, os manuscritos bíblicos apresentam dois tipos de escritas, os principais em letras unciais.
A reforma no século IX a.D., mudou algumas escritas com letras minúsculas, tornando os livros mais baratos. Os manuscritos bíblicos primitivos não deixava nenhum espaço entre as palavras.
Somente no século VIII foram introduzidas algumas pontuações, e no século IX o ponto de interrogação e a virgula.
1.5. MANUSCRITOS GREGOS
a) Papiros – o novo testamento foi escrito no papiro até o século VII sendo 76 papiros.
b) Unciais e cursivos- há 252 copias e 2646 cursivas.
c) Lecionários – escrito em pergaminho, sendo 1997 copias, cerca de cinco mil manuscritos grego.
d) Ostracas – pedaços de jarros, grafados, do novo testamento e outras literaturas.
e) Amuletos – ou talismã da sorte, pedaços de lanças, madeiras, barro, pergaminho e papiro, inscritos do novo testamento.
1.6. MANUSCRITOS IMPORTANTE DO ANTIGO TESTAMENTO
Muitos manuscritos eram padronizados do hebraico, copias medievais massoretas sendo que esse texto não se firmou.
Todas as fontes primarias são escritos hebraicas, em pele de aninais, papiros ou metais.
1.7.MASSORETICO
É um relato significativo, sendo o texto mas completo texto bíblico hebraico, o protótipo onde todas são feitas do antigo testamento. Assim conhecido pois foi baseado na massora, tradição textual dos eruditos judeus, no mar da galileia. Códice Cairense em 895 d.C. é o mais antigo.
2.5.MANUSCRITOS DO MAR MORTO
Em 1947, o pastor Bduino Arabe, Muhammad Ad Dib, da tribo dos Taa`mireh, acampado entre Belém e o mar morto, a procura de uma cabra, perdida nas ravinas rochosas da costa noroeste, achando um tesouro bíblico. Uma preciosa coleção de mss bíblicos,12 rolos de pergaminho e fragmentos de outros. Escritos em papiros, e pergaminhos.
1.8. CODIGO HAMURABI
Hamurabi rei da babilônia, identificados pelos assirilogos com Anrafel.
Um dos reis que Abraão perseguiu para liberta seu irmão ló, um dos mais importantes reis, seus escribas coligir e codificar as leis do seu reino, eram gravadas em pedras, e erguidas nas principais cidades.
Finalmente, a palavra de Deus tem o poder de nos julgar. Os profetas do Antigo Testamento e os apóstolos do Novo Testamento frequentemente pronunciavam palavras de juízo recebidas do Senhor. O próprio Jesus assegurou que a sua palavra condenará os que o rejeitarem (Jo 12.48). E o autor aos Hebreus escreve que a poderosa palavra de Deus julga “os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4.12). Noutras palavras: os que optam por desconsiderar a palavra de Deus acabarão por experimentá-la como palavra de condenação
ALUNA LILIANE NAVARRO PEDRACA