Resumo de ETICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
HISTÓRIA DE ISRAEL
Israel não foi designado para ser uma organização religiosa, mas um governo civil com obrigações da aliança perante o Senhor. Teve como primeira missão, executar o julgamento de uma sociedade que era corrupta e violenta de acordo com a aliança noética.
Nasceu Noé, filho de Matusalém, o homem que mais viveu (969 anos), Noé viveu 600 anos e então veio o dilúvio, seus filhos foram Sem, Cão e Jafé.
A descendência dos Judeus vem de Sem. Nasce Abrão em Ur dos Caldeus, o qual recebe a promessa feita por Deus, o Senhor o chamou para Canaã e levou consigo Ló seu sobrinho.
De agora Abraão, nasceu Isaque que casa-se com Rebeca e continua a genealogia de Jesus.
De Isaque nasceu Jacó e Esaú, Jacó usurpa-se da bênção da primogenitura de Esaú e foge para Betel. Jacó luta com Deus e tem seu nome mudado para Israel, teve doze filhos e uma filha de nome Diná.
Nasce José filho preferido de Jacó, que foi vendido como escravo para o Egito, porém José se tornou Governador do Egito.
Houve uma fome muito grande no Egito, porém José outrora humilhado pelos irmãos, os recebeu e estes permaneceram por lá 430 anos.
Neste período os Hiscos são expulsos, A Síria e a Palestina tornam-se tributárias do Egito, a terra é devolvia a coroa, os hebreus tornam-se escravos.
Nasce Moisés que é encontrado pela filha de Faraó, a princesa Hatshepsut, que o resgatou. Moisés se torna adulto, comete homicídio de um Egípcio em defesa de um Hebreu, então foge para Midiã, casa-se com Zípora, filha de Jetro.
O Senhor livra os Hebreus através de Moisés como prometido a Abraão, Isaque e Jacó.
O povo sai do Egito em direção a Terra Prometida. Morrendo Moisés, Josué foi incubido a conduzir a nação de Israel.
Embora Josué sendo líder responsável por Israel, era apenas um servo sujeito ao comando do exército do Senhor. Foi divinamente incumbido para dividir o território conquistado entre as nove tribos e meia, Rubem, Gade e metade da tribo de Manassés, tinham recebido seus quinhões a leste do rio Jordão, sob Moisés e Eliezer.
A tribo de Levi não recebeu quinhão na forma de território, por serem responsáveis pelo serviço religioso por toda a nação, as tribos foram encarregadas de selecionar cidades para os levitas, terras e pastos. Os líderes militares que encabeçaram os israelitas no ataque contra as nações inimigas, foram Otniel, Eúde, Sangar, Débora, Baraque, Gideão, Jefté e Sansão, especialmente dotados com capacidade Divina.
Veio o rei Saul, Davi, Salomão.
O reinado de Salomão se caracterizou pela paz e prosperidade. Com a morte de Salomão seu reino foi dividido, ficando as dez tribos para Jeroboão e somente duas com Roboão.
Jeroboão após ser proclamado rei do novo Estado do Norte (as dez tribos), afastou-se completamente do templo de Jerusalém e adotou a idolatria, instituindo a religião que lhe convinha. Assim seu reinado nunca ficou firme diante de Deus.
Vencidos pela fome e pela peste, com os exércitos assírios em redor, entregaram-se, e os que não morreram foram levados em cativeiro para as regiões da Assíria e Babilônia.
Passados 70 anos de cativeiro, cai o império Babilônico sob os medos e os persas. E no primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pela boca do profeta Jeremias.
Chegou o “Período Grego“ o tempo da dominação Macedônica no mundo. Alexandre Magno, sucessor de seu pai Filipe, derrotou os Persas apossando-se do vasto Império que formaram.
Em 37 a.C. Herodes o Grande, com o apoio de Roma, tornou-se rei da Judéia.
Deus preparou o mundo para receber Seu Filho Unigênito. Roma, pelas armas fechou as portas de JANO, havia paz no mundo; Grécia deu ao mundo a cultura, a língua; Judéia contribuiu com seu tradicionalismo religioso e nacional, o mundo estava plenamente preparado para receber o Messias. Jesus não nasceu ao acaso.
Devido aos grandes acontecimentos, os judeus foram expulsos da palestina no século XX, onde fundaram em 1948, o atual estado de Israel e retornaram.