Resumo de ETICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
LIVROS POÉTICOS
São os livros de Salmos, Jó, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, estão denominados como livros Poéticos, foram escritos em sua maioria em linguagem poética, fazendo uso de metáforas e tem um caráter de ensinamento para alcançar a sabedoria e a espiritualidade do povo de Israel, adquirindo através da meditação e reflexão sobre a experiência concreta de vida, encontra-se reflexões que brotam de problemas que povoam o dia a dia da vida de qualquer pessoa que busca o caminho da regularização e felicidade.
As pessoas têm debatido longa e seriamente sobre o problema e o significado do sofrimento humano. O livro de Jó é o mais destacado de todo esse esforço registrado na literatura mundial.
A narrativa trata da vida de um homem cujo nome prevê o título do livro, o herói Jó, é um cidadão rico da terra de Ur. Ele recebe a visita de três dos seus amigos.
A maior parte do livro é composta de diálogo entre os quatro amigos. Os amigos de Jó logo viram que o seu sofrimento era devido algum pecado escondido, embora possua fraquezas humanas Jó não cometeu pecado algum que pudesse causar tamanho infortúnio.
O livro de Jó é um livro universal porque se dirige a uma necessidade universal, a agonia do coração humano torturado pela angústia e pelas muitas aflições que a carne é sujeita.
Todas as figuras da trama falam com o desconhecimento absoluto das alegações de satanás, a piedade de Jó descrita no prólogo e da consequente permissão concedida a Satanás de provar, se puder a exatidão das suas acusações, como o prólogo como pano de fundo, o sofrimento de Jó aparece portanto não como irrefutável prova de castigo divino como pretendiam os amigos, mas como de confiança divina no seu caráter.
Satanás como adversário de Deus, teve permissão para provar a autenticidade da fé de um homem justo, por meio da aflição, mas a graça de Deus triunfou sobre o sofrimento, porque Jó permaneceu firme e constante na fé mesmo quando parecia não haver qualquer proveito em permanecer fiel a Deus.
A fidelidade a Deus não é garantia de que o crente não passará por aflições, dores e sofrimento nesta vida, na realidade Jesus ensinou que tais coisas poderão acontecer ao crente, numerosos exemplos de santos que passaram por grande sofrimento por diversas razões.
Deus acompanha o nosso sofrer, satanás é o deus deste século, mas ele só pode afligir um filho de Deus pela vontade permissiva de Deus. Na sua palavra que ele não permitirá sermos tentados além do que podemos suportar.
O lugar que salmos recebe no novo testamento claramente testifica sobre o valor desse importante livro. No novo testamento, um pouco mais de um terço ou seja um total de 93 é tirado do livro de salmos. Alguns deles, mais particularmente os Salmos 2 e 110 são citados diversas vezes.
Um dos valores mais importantes dos Salmos para o estudo do antigo testamento é a percepção que se recebe acerca da verdadeira natureza da religião do antigo testamento.
Os salmos mostram claramente que nos tempos do antigo testamento a piedade era uma fé viva, espiritual, alegre e intensamente pessoal. Os salmos refletem um nível de espiritualidade de muitos da dispensação cristã mais favorecida não consegue alcançar se dirige a Deus por meio da confiança, petição, intercessão, meditação, ação de graças, louvor, tanto em público como em particular, eles oferecem a prova mais completa, se é que isso era necessário de como é completamente falsa a noção de que religião de Israel era um sistema formal de ritos e cerimoniais eternos.
Títulos desse tipo de salmos, além dos setenta e três salmos atribuídos a Davi, podem ser encontrados para o salmo 90 Moisés, salmo 72 e 127 Salomão, salmo 50. 73-8 Asafe, salmo 88 Hemã, salmo 89 Etã e dez ou onze salmos atribuídos aos filhos de Corá.
O livro de provérbios não é meramente intelectual ou secular, é principalmente a aplicação dos princípios da fé revelada as tarefas da vida diária, nos salmos temos os hinários hebreus, em provérbios temos o seu manual para a justiça diária.
Em Israel havia três categorias de ministros ou sacerdotes, os profetas e os sábios.
Os sábios eram especialmente dotados de sabedoria e conselho divinos a respeito de princípios e práticas da vida.
A sabedoria de provérbios coloca Deus no centro da vida do homem, a sabedoria expressa por Salomão no antigo testamento, teria a sua revelação mais plena em Jesus Cristo nos dias da nova aliança.
Eclesiaste o pregador, este livro representa a luta de uma alma com dúvidas sombrias também revela o comportamento de um homem que notou o lado positivo das coisas. Apesar de sua atitude pessimista, a vida é tão preciosa quanto um copo de ouro e a resposta final é teme a Deus e guarda os seus mandamentos (12.13).
O livro de cantares, o título hebraico deste livro pode ser traduzido literalmente por O cantico dos canticos, sua expressão significa “O maior cântico”.
É portanto o maior cântico nupcial já escrito. Qualquer leitura alegórica é perigosa porque as possibilidades de interpretação são ilimitadas. Estamos mais propensos a descobrir nossas idéias do que discernir o propósito do autor, além disso o texto não fornece indícios de que o cântico do cânticos deva ser lido em outro sentido, que não o natural.