Resumo de ETICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
MÉTODOS DE ESTUDOS BIBLICOS
Os métodos de estudo das Escritura é extremamente valiosos para a condução dos resultados verdadeiros, utilizando-se dicionários bíblicos e livros de estudo dirigido e outras obras para se obter a compreensão, ouvir as palestras, garimpar estudos na internet e assistir pregações.
Uma leitura atenta nas Escrituras como prova que está fora causa principal do desvio da fé do povo de Israel, ele absorveu os conceitos e costumes dos povos vizinhos, apesar das caras advertências que lhe foram dadas.
Devemos aprender a ter uma perfeita noção de discernimento para distinguir o trigo da pal, o ouro da escória.
Deverá ser estabelecido como verdade unicamente o que as escrituras realmente ensinam e nunca uma tradição, por mais anos ou séculos que ela tenha. Há anos evangelhos evidente condenação por manter tradições que não são verdades (Mat. 15.6).
A razão para o estudo das escrituras é determinar com exatidão o que ela está nos dizendo na autoridade preservada, na escritura inspirada e na opinião conclusiva e compreensiva.
O objetivo é claro ao alcance de todos, para que todo aquele que deseja alcançar a salvação prometida encontre na simplicidade da revelação, acreditamos que Deus nos dá uma revelação com autoridade, por escrito inspirada e compreensível.
Deus é sábio. Se ele na sua sabedoria deixou sua vontade revelada em livro, então temos a certeza de que é possível compreender a vontade de Deus pelo estudo das Escrituras, se não o fizermos ou desistirmos da tarefa, estaremos desconsiderando a sabedoria divina.
Deus deseja ser buscado para ser conhecido, portanto se Deus ama suas criaturas, cuida delas e deseja trazê la de volta a sua comunhão, com certeza a revelação é ´possível e necessária porque as opiniões humanas são pessoais, portanto não são guias seguras e nem suficientes nas questões como a vida e a fé e o destino eterno.
A definição de conceitos de metodologia; método, procedimento organizado que conduz a certo resultado; Processo ou técnica de ensino; modo de agir, de proceder; Regularidade e coerência na ação.
Conjunto de métodos, regras e postulados utilizados em determinada disciplina e sua aplicação.
É necessário que usemos a inteligência que ele nos deu para compreendê-la. A palavra “crítico” tem geralmente um sentido negativo, não queremos usá-la neste sentido. O método é crítico porque pretende avaliar os resultados obtidos em contribuir um pensamento correto, portanto é uma crítica construtiva e nunca contra a Escritura.
A exegese no método de um teólogo é um trabalho científico, crítico, histórico, literário e espiritual.
O trabalho de estudar as Escrituras Sagradas é um grande projeto, mas também um grande desafio. Deve ser conduzido com todo cuidado e perseverança.
O que se requer de um teólogo é um trabalho em três etapas;estudar, compreender, explicar; o texto é a passagem ou trecho das escrituras que vai ser estudado envolve repetição, concentração e compreensão.
Resume o método em texto, contexto, palavras e idéias, estas ferramentas empregadas na busca de informações fundamentais para a compreensão das escrituras.
A leitura de várias versões contribui, como já dissemos, para a compreensão do texto apresentando as diferentes maneiras de traduzir o original para o português. Geralmente as traduções convergem para um mesmo sentido, usando palavras diferentes, isto explica muitas coisas para o estudante de teologia. Ocasionalmente haverá divergências de sentido entre elas, neste caso é necessário um estudo mais detalhado.
Há bons dicionários que não definem este termo, quanto mais os que não conhecem este regionalismo. O uso do dicionário português, nestes casos são essenciais.
Em boa parte dos casos o dicionário português nos dá sinônimos dá significado a outros. A paráfrase utilizará muitos destes significados significado a outros. A paráfrase utilizará muitos destes significados paralelos ou sinônimos, se forem corretos.
Assim sendo o melhor modo de estudar as Escrituras é aprender a pensar de acordo com o contexto é aprender a extrair a mensagem inteira de textos longos é também ler como leram os primeiros leitores.
muitos textos das Escrituras são usados para afirmar as mais estranhas coisas, e mal usados para desculpas suspeitas, sem falar nas inúmeras heresias que são o fruto de um punhado de textos fora do contexto. Portanto, se não pesquisarmos bem o contexto de uma passagem bíblica, corremos o perigo de ensiná-la fora de seu sentido original, em interpretações que não passam de tentativas de achar um significado para ela.
Depois de estudar o texto e seu contexto devemos fixar nossa atenção nas palavras. Vamos definir o estudo de palavras, É a atitude de descobrir o significado original de uma palavra no texto bíblico.
Mais uma vez o contexto é a chave para encontrar o exato sentido das palavras. O estudo de palavras para explicação correta da bíblia é encontrar o sentido das palavras no texto e contexto que está sendo estudado e analisado.
Quando estudamos a bíblia, não devemos obedecer unicamente os critérios pragmáticos.
Quem estuda os textos apenas para achar respostas práticas para as suas questões corre o risco de transformar a palavra de Deus em uma forma de espelho onde ele só pode ver sua própria imagem.
Por outro lado é uma disciplina acadêmica cujo valor é incalculável e cujo alvo é o intelecto, mas se trata acima de tudo de um confronto com Deus e seu modo de agir com o ser humano.