Resumo de ETICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nesta disciplina, aprendo que e ética é a maneira de conduta que a pessoa vive e se porta seja de forma individual ou coletiva através da cultura. A ética sem duvida nenhuma tem um paralelo muito ligado a questão do caráter pessoal. A palavra em sua origem vem do grego ethos. A ética se faz necessária para que haja um bem estar. Claro que em nosso curso teológico, podemos avançar em um conceito de ética cristã. Desde a idade média o amor é pregado como um conceito ético vinculado a fé e a salvação dadas a pessoas com virtudes. Ou seja podemos dizer que a ética cristã é a conduta que os filhos de Deus passam a ter quando tem o Espírito Santos agindo dentro de si. Se age com alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansão, domínio próprio (frutos do espírito sem dúvida). Em primeira Pedro em seu capítulo 1 e versículo 15 Jesus vai nos ensinar “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”. Temos que ter a noção que somos observados pelo mundo e ao sermos observados pelo mundo é dever refletir a imagem do Senhor em nosso ser, isso inclui o modo de ser e agir. Nossos atos é classificado como consciência moral. Tal consciência é altamente ligado a racionalidade da prática humana, ou seja somos 100% adeptos e conhecedores dos nossos atos e palavras. Se somos seres criados a imagem e semelhança de DEUS fomos criados para o bem, agir e fazer o que é bom e certo.
Ser cristão vai além da ideia de crer em Deus. Vai a tese de servir a Ele e andar de acordo com o que Ele nos ensinou através de sua palavra. Portanto como Servos deste Deus Vivo, devemos ter pensamentos e posicionamentos de acordo com o que Jesus nos ensina. Nunca pecado passará a ser livre. Exemplificando... o aborto será sempre pecado e o cristão deve ser contra. O suicídio é abominável e o cristão deve se posicionar contrário a isso.
A ética cristã esta claramente ligada a função do pastor. O saber entrar, sair, falar, agir, administrar, ser, fazer, conduzir, ir, visitar, pregar, entre outros verbos devem sempre serem dirigidos pela ética e a moral. Saber falar com crianças, adolescentes, jovens, irmãs, irmãs, obreiros e novos convertidos é uma função direta deste agente. O pastor deve olhar para o seu membro e lhe passar uma imagem de Pai. Cabe a este administrador eclesiástico manter sua postura e sempre agir com sabedoria. Mais uma vez exemplificando... Não e lícito que o Pastor vá a casa de uma membra de sua igreja sozinho, ou até lhe dê carona como um simples ato de gentileza, Jesus nos ensina em seu evangelho segundo Mateus "Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26:41) e a primeira epistola de Pedro diz “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos. “( 1 Pedro 5:8-9).
Concluo assim que a ética é sem dúvida uma das características mais importantes para o ser humano, e sem dúvida é um processo de evolução e amadurecimento. Devemos a ter em nossas vidas para honrar a Cristo a transmitir o brilho do Espírito Santo em nossa maneira de viver. A ética constrói nosso caráter e nossa moral frente a sociedade e a palavra de Deus.