Resumo de ETICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Pentateuco
Seu significado é “cinco rolos”, pois se compõe em um conjunto de cinco livros escrito por Moisés, conhecido como Torah judaico.
Ele vem detalhando a história e a lei, é composto na raiz do povo hebreu, sua identidade, sua história, seu papel entre as nações da terra e seu futuro.
Daí a importância significativa de Israel, a de anunciar este Deus ao mundo e de ser um povo sacerdotal a todas as nações, ensinando pela via prática que é seguir a este Deus supremo e soberano do universo.
O livro de gênesis é o livro inicial, não só da bíblia como também de toda a história da existência. Gênesis quer dizer começo, origem, inicia-se como o primeiro ato da criação.
Em gênesis é relatado o maior espaço de tempo histórico da bíblia, seus onze capítulos são uma introdução maravilhosa às Escrituras, pois nelas descrevem-se, não somente a criação do mundo, da natureza e dos seres vivos, animais e vegetais e como a do homem também parte desta natureza de sua alma imortal.
Entretanto a mensagem teológica de Gênesis vai além da estreita limitação de apenas Israel. O livro além de fornecer a razão de ser de Israel, explica a condição humana que exigia um povo da aliança, isto é desvendar os grandes propósitos criacionais e redentivos de Deus que se focalizam em Israel, como agente da re criação e salvação.
Êxodo quer dizer “saída”, caminho da saída, escape.
O livro do Êxodo não é um tratado legal abstrato e frio. É muito mais; é lei nascida de uma situação concreta do compromisso com a aliança de Jeová com a nação de Israel, que Ele mesmo libertou da escravatura egípcia.
Êxodo revela o caráter do Deus santo, fiel, poderoso e salvador que estabelece uma aliança com Israel. O caráter de Deus é demonstrado tanto pelo nome de Deus quanto pelos atos de Deus. Deus se designa primeiramente como o “Eu sou”, que está presente para o Seu povo e atua em seu favor. Outro aspecto do nome de Deus é a designação de “Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó”, que ilustra Deus como Aquele que é fiel às Suas promessas aos patriarcas.
Levíticos significa um manual para o ofício de levita.
O tema geral do livro de levítico é o de comunicar a tremenda santidade do Deus de Israel e delinear os meios pelos quais o povo poderia ter acesso a Ele. Mostra que o abismo que separa o povo do seu Deus só poderia ser cruzado pela confissão de sua indignidade e de sua sincera adesão aos ritos e cerimoniais prescritos por Deus como pré-condição do relacionamento pessoal.
O livro de números também documenta a organização efetiva das tribos em uma estrutura comunitária, religiosa e política discernível, em preparação para a conquista e ocupação de Canaã.
O nome Deuteronômio quer dizer “Segunda lei” ou Repetição da lei.
Israel infelizmente não entendeu e hoje nós também não compreendemos muito uma vez que não nos detemos em aprimorarmos dos princípios de vida do Reino de Deus. Para a maioria é mais fácil viver de acordo com leis e normas e não princípios, pois estes nos responsabilizam diretamente pelo nosso andar. A mensagem central desta parte e de Deuteronômio é a fidelidade Divina.
Isto é demonstrado na revisão da vida desde o Sinai, Jeová tem sido e sempre será fiel às suas promessas, seus propósitos e seu povo. Isto se constitui em fundamental princípio da nossa fé e confiança em Deus, Ele nunca falha.