Resumo de ETICA
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Resumo PROFETAS MAIORES
Já vi durante o estudo na apostila que Os 17 livros do Antigo Testamento, de Isaías a Malaquias, são classificados como proféticos. Antigos eruditos dividiram estes livros em dois grupos:
a) Os cinco livros: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel, foram designados como livros dos “Profetas Maiores”.
b) Os outros 12 livros foram designados como livros dos “Profetas
Menores”. A divisão entre profetas “Maiores” e “Menores” consiste, não que esse profeta seja maior ou menor que aquele, mas em que, uns proferiram maior ou menor número de profecias. Eles são chamados “PROFETAS MAIORES” simplesmente porque seus escritos são mais longos que os dos demais profetas do Antigo Testamento. Os santos profetas falaram o que Deus queria transmitir à humanidade, e em muitos casos, encontramos oráculos que apontam um mesmo acontecimento sendo proferidos por profetas distintos, Sofonias e Jeremias, por exemplo.
ISAÍAS
Isaías profetizou mais ou menos entre 740 e 700 a.C., durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias de Judá.
O contexto histórico
Isaías viveu num momento importante para Israel e Judá. Alguns dos primeiros capítulos do livro refletem esse ambiente. Isaías exortou os compatriotas a mudar, e o reinado de Ezequias testemunhou uma renovação das possi-bilidades. Ezequias também resistiu aos assírios. Isaías incentivou o rei a confiar no Senhor que, com um milagre, livrou a cidade das hostes assírias. Mas ele também previu que Judá acabaria exilado e discorreu sobre a situação daquela geração futura.
JEREMIAS
De acordo com o primeiro versículo do livro, Jeremias era um sacerdote proveniente de Anatote, cuja carreira profética iniciou-se no décimo terceiro ano de Josias (627-626 a.C.) e continuou até o exílio de Judá em 586. Os capítulos 39—44 indicam que Jeremias continuou ministrando após a queda de Jerusalém, sendo forçado a acom¬panhar o grupo de exilados ao Egito.
O cenário histórico
Jeremias viveu durante os últimos dias do reino de Judá. Ao que parece, o avivamento sob o rei Josias e a queda do Império Assírio ofereceram um pouco de esperança a Judá. Ainda que às vezes reclamasse ao Senhor, Jeremias continuou alertando para o julga¬mento iminente. O julgamento chegou por intermédio dos babi¬lônios. Em 605 a.C., os babilônios firmaram-se como a prin-cipal potência do Oriente Próximo, derrotando os egípcios em Carquêmis. Em 588 a.C., Nabucodonosor invadiu Judá e começou um longo cerco de Jerusalém que culminou com a queda da cidade em agosto de 586. Jeremias, que se opôs ao assassinato de Gedalias e insistia que os babilônios não puniriam o povo, foi forçado a seguir para o Egito com os fugitivos.
LAMENTAÇÕES
Ainda que não identifique seu autor, a tradição tem atribuído o livro de Lamentações a Jeremias. O livro foi escrito entre a destruição da cidade em 586 a.C. e a reconstrução do templo, setenta anos depois.
Tema
O autor lamentava a queda de Jerusalém. Embora reconhecesse que a calamidade fosse merecida, ele ansiava que Deus restaurasse seu favor.
EZEQUIEL
Ezequiel estava entre os exilados levados à Babilônia em 597 a.C. Ele recebeu seu chamado profético em 593 e profetizou entre 593 e 571.
O ambiente histórico
Quanto aos acontecimentos que levaram à queda de Jerusalém em 586 a.C., veja a introdução a “Je¬remias”.
DANIEL
O livro de Daniel tem sido tradicionalmente atribuído a Daniel com base em declarações explícitas feitas em suas páginas e em testemunhos de Cristo. Daniel viveu na Babilônia durante o século VI a.C. e serviu a governantes tanto babilônios como persas. É possível fazer apenas algumas observações a respeito do valor histórico do livro:
1. O Deus soberano do universo às vezes intervém na história de maneira sobrenatural, sendo exemplo máximo disso a ressurreição de Jesus Cristo.
2. A descrição que o livro faz de Dario, o medo, embora problemática em alguns aspectos, não prova necessariamente que não seja histórico.
3. Os estudiosos têm debatido se o aramaico em¬pregado no livro reflete uma data antiga ou uma data posterior.
4. O capítulo 11 é um divisor de águas no debate sobre a natureza das profecias do livro.
O ambiente histórico
Daniel e seus amigos foram levados para o exílio em 605 a.C.
Fonte de parte do texto: http://ministerioceunaterra.blogspot.com.br/2013/06/os-profetas-maiores.html