Resumo de ETICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Profetas Menores
De 39 livros do antigo testamento 17 são proféticos e dentre esses 12 são chamados profetas menores, não medidos por uma escala de relevância, e sim por tamanho mesmo, temos livros com até 1 capítulo e mesmo assim tem a importância de um livro bíblico, são alcunhados de profetas menores devido a quantidade de capítulo e extensão do livro em comparação aos outros livros.
São eles Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias, alguns foram contemporâneos e nem todos profetizaram a Israel.
Durante muito tempo o meio de Deus tratar o homem era por meio de seus profetas, homens levantados para um propósito específico para com um povo ou uma pessoa com o intuito de haver um conserto ou uma mudança ou algo pré definido por Deus para que não houvesse um castigo.
Cada um desses profetas vivia exclusivamente para esse ofício, Deus capacitava, separava e os mesmos dedicavam seu tempo e suas vidas ao sacerdócio ou ofício por assim dizer.
Oseias profetizou contra Israel e muitas vezes é mal interpretado por ter recebido a ordem de Deus pra se casar com uma prostituta, mas tal atitude foi para demonstrar o amor de Deus para seu povo que nem sempre consegue ser fiel e seu amor imutável mesmo quando o objeto amado não merece tal amor.
Joel profetizou para Judá e é um livro escatológico, fala do fim dos tempos e do juízo iminente e do conserto necessário.
Amós profetizou para Israel, reino do norte, ele alerta o povo sobre não ouvir os profetas e a condenação sobre o paganismo.
Obadias profetizou contra Edom e a restauração de Israel.
Jonas famoso por sua história fantástica do homem engolido pelo peixe, profetizou contra Nínive e seus erros e chamou ao arrependimento.
Miqueias tem um contexto atual, uma política suja, ricos explorando pobres, subornos, governantes desonestos, crime organizado, etc.
Naum novamente Deus levanta um profeta para alertar Nínive contra seu pecado, quando Jonas profetizou o povo se arrependeu e Deus adiou o juízo, mas da segunda vez os ninivitas não deram ouvidos e a sentença foi executada.
Habacuque é diferenciado, numa linguagem quase poética, uma oração, um questionamento, o profeta está angustiado com tantas provações e quer uma resposta, mas logo após seu questionamento ele mesmo responde com todo coração e faz a célebre declaração "o justo viverá pela fé".
Sofonias profetizou sobre o dia do Senhor e seu juízo iminente sobre Judá.
Ageu profetizou exortando e motivando a reconstrução do templo.
Zacarias profetiza também sobre a reconstrução do templo, é o mais messiânicos de todos os profetas.
Malaquias foi um profeta contundente, no inicio trouxe uma palavra apenas exortativa, chamando à família a uma união pois a base de tudo é a harmonia familiar, mas logo depois vem uma das questões mais discutidas na bíblia: o dízimo, ele não mede palavras e vai direto no x da questão, ladrão é todo aquele que retém o que é de Deus e contra estes há um juízo: o devorador.
E assim se fecha o ciclo dos profetas no velho testamento, esses profetas encerram toda a escrita canônica anterior ao nascimento do messias, tudo que fora necessário já fora dito agora haverá um período conhecido como interbíblico e iniciasse uma nova e esperada fase com o nascimento do esperado filho de Deus o messias aquele que virá para redimir seu povo, todas as profecias se cumprirão nele.
Os profetas dentro do território de Israel eram homens que gozavam de respeito e crédito, pois o povo sabia que além de receber a mensagem de Deus eles tinham autonomia para liberar também maldição, então havia sempre um temor, mas também ser alertado por um profeta indicava um cuidado muito grande da parte de Deus para com seu povo e esse cuidado se revelava na mudança de sentença caso houvesse conserto.