Resumo de ETICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO – 36 Pentateuco
O Pentateuco, também chamado de Livro da Lei pelos judeus, este é a famosa TORAH judaica.
O Pentateuco é composto pelos cinco primeiros livros da bíblia. Quais sejam: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Gênesis – Gênesis é o nome do primeiro livro do Pentateuco, o conjunto dos livros que iniciam as Escrituras Sagradas. Destaca se as origens do mundo e da espécie humana, a queda do homem e o primeiro homicídio. A sucessão das gerações de Adão a Noé, e as de seus filhos. Relata a história dos três primeiros patriarcas.
Êxodo – Êxodo quer dizer “saída, caminho de saída, escape”. Moisés foi testemunha ocular de quase tudo o que está registrado neste livro, exceção às primeiras informações, que recebeu da mesma forma que as registradas no Gênesis. Primeiramente aborda a parada no Sinai onde o povo redimido encontra-se com Deus e concorda em associar-se a uma aliança com Ele como centro teológico. Após foca presença de Deus com Israel e em meio a Israel como tema central. Demonstra o senhorio de Deus e revela Deus como sendo Senhor de toda a história.
Levítico – É o livro da instituição sacerdotal e litúrgica. O tema geral do livro de Levítico é o de comunicar a tremenda santidade do Deus de Israel e delinear os meios pelos quais o povo poderia Ter acesso a Ele. Mostra que o abismo que separa o povo de seu Deus só poderia ser cruzado pela confissão de sua indignidade e de sua sincera adesão aos ritos e cerimoniais prescritos por Deus como pré-condição do relacionamento pessoal.
Números – Destaca como a história acontece em função da obediência e fé, ou desobediência e falta de fé do povo. Consequentemente o livro ensina as gerações posteriores que a conformidade com a aliança traz bênçãos, mas a rejeição da aliança traz tragédia e lamento. O livro começa a destacar a respeito à geração antiga (a que morreu, saiu do Egito e não entrou em Canaã) e transcorre no trajeto entre o Sinai e Cades, havendo aqui uma primeira contagem, uma instrução e uma peregrinação; Em seguida temos o período de Transição, a peregrinação no deserto; Após vemos a nova geração (a que nasceu no deserto e entrou em Canaã sem conhecer o Egito) transcorrendo no trajeto entre Cades e a planície de Moabe, há aqui uma nova contagem, uma nova instrução e uma nova peregrinação.
Deuteronômio – Quer dizer “Segunda Lei” ou “Repetição da Lei”. É um relato de transição, em áreas distintas: Inicia com a transição para uma nova geração; que irá ter uma nova possessão, com a ocupação de Canaã; caracterizado por uma nova experiência; fechando com uma nova revelação do Amor de Deus.
17/11/2018