Resumo de EVANGELISMO PESSOAL
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Resumo 86
FIC SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA
CURSO LIVRE DE GRADUAÇÃO
BACHARELADO
DISCIPLINA: EVANGELISMO PESSOAL
O evangelismo pessoal foi o meio básico empre¬gado por Jesus e seus apóstolos no princípio, e tem sido um dos mais eficientes meios usados pelos crentes há quase 2000 anos para salvação dos peca¬dores. Todo o tipo de evangelização é válido, mas nenhum dispensa o apoio, a cooperação do evange¬lismo pessoal. Vemos, assim, a necessidade de co¬nhecer esta matéria para nos aperfeiçoarmos na arte de ganhar almas para o Senhor, pois, a verda¬de é que todos nós, de uma maneira ou de outra, so¬mos o resultado da obra de evangelismo pessoal. O alvo é tríplice: salvar os perdidos, restaurar os desviados e edificar os crentes. O irmão já experimentou o gozo que há em ganhar uma alma para Jesus? É uma bênção e uma experiência inesquecí¬veis… Há um gozo inexplicável em vermos alguém no caminho para o céu, ou já na glória, por nosso in¬termédio… Ganhar almas foi a suprema tarefa do Senhor Jesus aqui na terra (Lc 19.10; 1 Tm 1.15). Paulo, o grande homem de Deus, do Novo Testa¬mento, tinha o mesmo alvo e visão (1 Co 9.20). Uma grande parte dos crentes pensa que a obra de ganhar almas para Jesus está afeta exclusivamente aos pregadores, pastores e obreiros em geral. Con¬tentam-se em, comodamente sentados, ouvir os sermões, culto após culto, enquanto os campos es¬tão brancos para a ceifa, como disse o Senhor da seara em João 4.35. O “ide” de Jesus para irmos aos Derdidos (Mc 16.15), não é dirigido a um grupo es¬pecial de salvos, mas a todos, indistintamente, co¬mo bem revela o texto citado. Portanto, a evangelização dos pecadores pertence a todos os salvos. Cada crente pode e deve ser um ganhador de almas. Nada o pode impedir, irmão, de ganhar almas para Jesus, se propuser isso agora em seu coração. A cha¬mada especial de Deus para o ministério está reser¬vada a determinados crentes, mas a chamada geral para ganhar almas é feita a todos os crentes.
evangelização em massa, a pregação não satisfaz a todos, porque cada um tem problemas es¬pirituais diferentes. No evangelismo pessoal, a mensagem é direta, incisiva. Muitas vezes, a prega¬ção apenas inicia a evangelização, que será comple¬mentada com o contato pessoal do ganhador de al¬mas.
A igreja dos dias primitivos cresceu muito de¬pressa porque os crentes, cheios do Espírito Santo, evangelizavam sem parar (At 5.42; 8.4). O resulta¬do foi o maravilhoso crescimento registrado no livro de Atos dos Apóstolos. Hoje, também, a igreja que tiver um número regular de ganhadores de almas, seu crescimento será notório. A semeadura da Pala¬vra de Deus promove o crescimento e a edificação da igreja. (Ver At 2.41,47; 4.4; 5.14; 9.31, e princi¬palmente em 21.20.) A maior e melhor maneira de ajudar o pastor no crescimento do rebanho de Deus é ganhar almas individualmente
. É aí que o evangelismo pessoal presta seus ser¬viços de modo ímpar. Há inúmeras grandes igrejas por toda parte, que começaram através do evangelismo pessoal. A origem foi uma alma ganha, cultos em sua casa e em seguida uma congregação forma¬da. O pioneirismo missionário na América Latina e o estabelecimento da obra das Sociedades Bíblicas também foi assim – através do evangelismo pessoalÀ Bíblia é a “espada do Senhor”, mas também “de Gideão” (Jz 7.20). Isto é, ela é a arma que o Espírito Santo usa, mas o elemento que a conduz é o crente. Portanto, é im¬perioso que o crente aprenda a manejar bem o Livro de Deus. Há crentes que até evitam falar de Jesus, por causa do seu pouco ou nenhum conhecimento das Escrituras.
No evangelismo pessoal, a doutrina principal é a de salvação da alma. É preciso que o crente co¬nheça bem os textos, para apresentá-los à medida que a necessidade for exigindo. Não é um texto qualquer que vamos citar, mas aquele apropriado pura o momento, pois a Bíblia tem uma mensagem adequada para cada caso, cada coração, cada cir¬cunstância. Não é abrir a Bíblia em qualquer lugar e dizer: “Vou ler esta passagem que o Senhor me deu”, quando geralmente o Senhor não deu coisa nenhuma… O que é preciso é conhecer a Bíblia e depender do Espírito Santo. Assim sendo, Deus abre a porta, guia e dá a mensagem adequada e un¬gida pelo seu Espírito.
as Escrituras é conhecer o autor delas – Deus. Assim sendo, Ele no-las explicará (Sl 119.18,125; Lc 24.32,45; Jo 16.13).A melhor maneira de estudar a Bíblia é fazer como Maria – quedar-se aos pés do Autor (Lc 10.39). 6.2. A leitura diária, seguida e total
É um dos segredos da vitória espiritual (Js 1.8b) a leitura sistemática e constante da Bíblia, ano após ano, pois constitui o contato direto e pessoal com a Palavra de Deus. Nada pode substituir esse aspecto da vida devocional do cristão, (vide Dt 17. 19: Is 34.16: Ap 1.3.) A leitura ocasional, irregular, não basta. Há crentes que só se alimentam espiri¬tualmente quando alguém põe comida em sua bo¬ca. É a colher do pastor, do professor da Escola Dominical, etc, etc. Não comem por si mesmos. Quando mudam de igreja, às vezes morrem de fo¬me espiritual.