Resumo de EVANGELISMO PESSOAL
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Nos anos setenta, o país recebe o impacto da terceira onda pentecostal,
vinda junto com uma crise econômica sem precedentes, crise internacional
do petróleo e emergido em uma ditadura militar tentando resolver os
problemas básicos do povo mais pobre. Dessa onda surgem o Salão da
Fé(1975), a Igreja Universal do Reino de Deus (1977)6, a Igreja
Internacional da Graça(1980) e várias outras. Seu discurso básico,
presente em todo momento é a cura divina, porém com uma doutrina
diferente dos pentecostais anteriores. Todas as aflições são resultante da
onipresença de demônios na vida. A saída é o exorcismo, a freqüência
constante aos cultos e a aplicação das várias terapias recomendadas pelo
movimento. O movimento que foi chamado de "neo-pentecostal”, colocou
em primeiro lugar a saúde do corpo, a prosperidade e a solução dos
problemas psíquicos, colocando-as como resultado imediato da busca do
sagrado. Ficaram para traz as preocupações escatológicas e até mesmo glossolalia. Há há uma grande disparidade teológica entre as igrejas
néopentecostais: alguns são predestinacionalistas, outros sabatistas, etc.;
herança do pentecostalismo clássico e deutero.Foi fundada em 1960 no bairro Botafogo, RJ, pelo missionário canadense
Walter Robert McAlister. A igreja surgiu como conseqüência de seu
programa radiofônico A voz de Nova Vida. McAlister é oriundo de família
pentecostal, e sempre se dedicou a atividade missionária, trabalhando
como evangelista em vários países, onde nas Filipinas tem uma
experiência profunda na libertação de demônios. No ano de 1979 a Nova Vida foi implantada no Estado de São Paulo pelo
seu líder. Contudo não obteve o mesmo sucesso entre os paulistanos,
possuindo atualmente apenas dois templosbispos à frente da Nova Vida, com Tito Oscar na presidência. Em seguida
retornou aos EUAComo o cargo de bispo aponta, o governo eclesiástico da Nova Vida é
episcopal. Contudo, desde 1975, as congregações ganharam autonomia e
independência administrativa, tornando-se congregacionais, mais
democráticas e autônomas. Atualmente a igreja cresce pouco pois seu público alvo é a classe média
que é pouco receptiva aos métodos pentecostais. Outro motivo é a forte
concorrência das outras igrejas neopentecostais, além da diminuição dos
fenômenos extáticos e carismáticos em seus cultos.A Igreja Universal surgiu no cenário nacional em 1977 numa sala de uma
ex-funerária no bairro da Abolição, subúrbio da zona norte do Rio., fundada
por Edir Bezerra Macedo, carioca, filho de migrantes nordestinos. Seu pai
era comerciante, sua mãe dona de casa. Edir é o quarto de uma série de
33 filhos, dos quais 10 morreram e 16 foram abortados por terem nascido
“fora de época”. e Romildo, foram consagrados pastores na Casa da Benção pelo
missionário Cecílio Carvalho Fernandes. Com sua experiência com
números e dinheiro, Macedo se tornou tesoureiro da Cruzada. Dois anos
depois, nova cisão. Desentendendo-se com os irmãos Coutinho, Edir e os
outros dois, além do bispo Carlos Rodrigues, fundaram a Universal. Entre
uma cisão e outra, Macedo pregou de casa em casa, nas ruas, em praça
pública e cinemas alugados.No começo, o missionário R. R. Soares era o líder da Universal e seu
principal pregador. Entretanto, sua liderança começou a declinar e Macedo
surgiu como o novo líder. O estilo autoritário e centralizador de Macedo
contribuíram e muito para a derrocada de Soares. No final dos anos 70 os
dois chegaram a um impasse. Macedo propôs que a disputa fosse
resolvida por meio de uma votação do presbitério. Macedo venceu o pleito.
Soares foi recompensado financeiramente, e desligou-se da Universal, O bispo Macedo foi morar nos EUA em 1986 com o intuito de expandir a
Universal pelo mundo. Pretendia criar um núcleo de evangelismo mundial
enviando os estrangeiros lá convertidos como missionários para seus
países de origem. Em 1990 optou em investir na clientela espanhola.
Atualmente a Universal está inserida em mais de 50 países, seus templos
chegam a mais de três mil, e possui mais de um milhão de membros.
Embora fartos de simbolismo e pródigos em manifestações sobrenaturais,
os cultos da Universal caraterizam-se pela simplicidade. Além de simples,
sua liturgia é despojada, sem roteiro rigidamente preestabelecido a ser
seguido. Não existe um momento certo para orar, cantar, exorcizar ou
ofertar. Os pastores detêm liberdade na direção do culto. Comanda o culto
do princípio ao fim. Quanto às correntes de oração, no rituais de exorcismo
e de unção e à oração com imposição de mãos, o pastor conta com o A igreja exige muito de seu pastores e obreiros, pois funciona como um
verdadeiro “pronto-socorro espiritual”. Seus apelo às pessoas é “pare de
sofrer”. Assim os pastores e obreiros têm de estar sempre de plantão. Sua
membresia é formada por pessoas carentes, sofredoras e marginalizadas.
Pesquisa realizada pelo ISER revela que 91% dos seus membros recebem
menos de 5 salários mínimos, 85% não passaram do primário, 60% são
pardos e 24% negros. céus é aqui na terra. Enfim, prega a Teologia da Prosperidade. Ela também
não desenvolve atividades assistenciais para seus membros. Neste caso, a
ação social da igreja se restringe aos de fora. No Rio mantém dois
orfanatos e dois asilos e oferece curso de alfabetização de adultos até a 4a
série reconhecido pelo MEC. Em São Paulo assumiu a direção da
Sociedade Pestalozzi, que possui escolas e sustenta projetos assistenciais
para crianças excepcionais. Atua em delegacias e presídios. Criou a ABC,
Associação Beneficente Cristã, em 1994 para combater a fome. A Universal cresceu meteoricamente na década de 80. Quando completou
três anos, em julho de 1980, tinha apenas 21 templos em 5 Estados. Em
1982, dobrou, passou a ter 47 templos em 8 Estados. Em 1983, chegou a
62 templos e alcançou mais um Estados, Em 1984, avançou para 85
templos em 10 Estados. Em 1985 saltou para 195 templo em 14 Estados e
no DF. Em 1986, atingiu a marca de 240 templos em 16 Estados. Em 1987,
tinha já 356 templos em 18 Estados, 2 em NY e mais 27 “trabalhos
especiais” em cinemas alugados. Em 1988, além de 26 “trabalhos
especiais”, possuía 437 templos em 21 Estados e Brasília. E em 1989,
somava 571 templos. Nestes nove anos o número de templos da Universal
cresceu 2.600%. Em 1998, já presente em pelo menos 50 países, a
Universal estava fundando um templo por dia em média e possuía mais de
3000 deles no Brasil, e 700 no exterior. A Renascer foi fundada na capital paulista em 1986 pelo casal Estevam
Hernandes Filho, ex-gerente de marketing da Xerox do Brasil e da Itautec,
e Sônia Hernandes, nutricionista e ex-proprietária da butique La Belle
Femme.Toda a família de Estevam é de origem espanhola se converteu a
uma igreja pentecostal. Aos 20 anos ingressou na Pentecostal da Bíblia do
Brasil, depois freqüentou Cristo Salva e a Evangélica Independente de Vila
Mariana, das quais adotou a ênfase musical como recurso evangelístico.
Já Sônia, cuja família era da IPI (Igreja Presbiteriana Independente), da
qual seu pai é presbítero, aceitou Jesus aos 5 anos e foi batizada no
Espírito Santo aos 12.Rodovalho é vem de família kardecista.A vida de Rodovalho mudou
radicalmente quando matou por acidente, na fazenda dos pais, o caseiro
da fazenda. O adolescente Robson com 14 anos ficou desequilibrado
emocionantemente, com tiques nervoso e frustrado com os guias que não
o ajudaram. Decepcionado, um ano depois, converteu-se num
acampamento realizado pela mocidade da IPB. Seus pais logo se
converteraEm 1976 foi consagrado pastor e fundou a Comunidade Evangélica, cuja
terminação Sara Nossa Terra só foi adotada em 1992. Para diferenciá-la
das demais. Em 1997, adotou governo eclesiástico episcopal, ocasião em
que Rodovalho foi consagrado bispo primaz. seqüência de cultos durante 7 ou 9 dias e até por 12 semanas
consecutivas. A quebra da corrente, isto é, a ausência do fiel em algum dos
cultos em que se prontificou a comparecer, impede a recepção da bênção
esperada em razão da ruptura do elo que começara a se estabelecer entre
ele e Deus. Atribui-se a culpa pela quebra da corrente aos demônios.
endereço completo), Estado de São Paulo, é uma organização religiosa,
constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, de caráter
religioso, com a finalidade de levar a palavra e os ensinamentos de nosso
Senhor Jesus Cristo a todos os seres humanos, fundamentada nas Santas
Escrituras, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor e
crença religiosa. A Assembléia Geral Deliberativa é o órgão máximo e soberano da Igreja, e
será constituída pela irmandade em pleno gozo de seus direitos. Reunir-seá na segunda quinzena de janeiro, para tomar conhecimento das ações da
Diretoria Executiva e, extraordinariamente, quando devidamente
convocada. Funcionará em primeira convocação com a maioria absoluta de
seus membros e, em segunda convocação, meia hora após a primeira,
com qualquer número, deliberando pela maioria simples dos votos dosParágrafo Segundo - Quando a assembléia geral for convocada pelos
membros, deverá o Presidente convocá-la no prazo de 3 (três) dias,
contados da data entrega do requerimento, que deverá ser encaminhado
ao presidente através de notificação extrajudicial. Se o Presidente não
convocar a assembléia, aqueles que deliberam por sua realização, farão a
convocação;Parágrafo Terceiro - Serão tomadas por escrutínio secreto as
deliberações que envolvam eleições da diretoria e conselho fiscal e o
julgamento dos atos da diretoria quanto à aplicação de penalidades. A Igreja, contará com um número ilimitado de membros distinguido em três
categorias:
I. Irmãos Fundadores: os que ajudaram na fundação da Igreja, e são
relacionados em lista anexa.
II. Irmãos Beneméritos: os que contribuem com donativos e doações;É direito do membro afastar-se da Igreja quando julgar necessário,
comunicando sua vontade a Diretoria Executiva.Desrespeito as leis de “Deus”;
II. Desrespeito a este estatuto e regulamento interno da Igreja;
III. Desvio dos bons costumes;
IV. Conduta duvidosa, atos ilícitos ou imorais.Viver de Acordo com a doutrina e prática da Palavra de Deus, honrando
e propagando e Santo Evangelho segundo as Escrituras Sagradas;Zelar pelo bom nome da Igreja;
III. Defender o patrimônio e os interesses da Igreja;
IV. Cumprir e fazer cumprir o regimento interno;
V. Comparecer por ocasião das eleições;
VI. Votar por ocasião das eleições;
VII. Contribuir em dia com o dizimo;Denunciar qualquer irregularidade verificada dentro da Igreja, para que
a Assembléia Geral tome providencias;Redigir a correspondência da Igreja;
III. Manter a ter sob guarda o arquivo da Igreja;
IV. Dirigir e supervisionar todo o trabalho da Secretária;
V. Dirigir o departamento social, promovendo o seu perfeito
funcionamento e entrosamento, buscando recursos financeiros, junto a
Iniciativa Privada e Órgãos Municipais, Estaduais e Federais;
VI. Elaborar, promover e executar os eventos sociais da Igreja;
VII. Elaborar, promover e executar os eventos culturais da Igreja;
VIII. Apresentar a Diretoria Executiva, quando solicitado pelo Presidente,
relatório relativo ao seu departamento.O Conselho Fiscal, que será composto por três membros, e tem como
objetivo indelegável fiscalizar e dar parecer sobre todos os atos da
Diretoria da Igreja, e terá as seguintes atribuições;O presente Estatuto poderá ser reformado no tocante à administração, no
todo ou em parte, a qualquer tempo, por deliberação da Assembléia Geral,
especialmente convocada para este fim, composta pela irmandade quites
com dizimo e suas obrigações espirituais, não podendo ela deliberar sem
voto concorde de dois terços dos presentes, sendo em primeira chamada,
com a maioria absoluta da irmandade e em segunda chamada, uma hora
após a primeira, com qualquer número; ( o quorum para este artigo é
livre, sendo o acima meramente enunciativo).Art. 1º A IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE (EM)....,
fundada em 1.9..., conforme estatuto registrado sob o número 99.999, de
00 de setembro de 1.9..., no Cartório do 1° Ofício, reformado em 99 de
dezembro de 1.9..., e em 99 de dezembro de 2.000, registro número 9.999,
de 99 de janeiro de 1.9..., no livro A-99 e número 99.999, livro A-42,
respectivamente, do Cartório do 4° Serviço Notarial e Registral de Títulos e
Documentos, desta comarca, pessoa jurídica de direito privado, de
natureza religiosa, sem fins econômicos, tendo por finalidade principal, a
propagação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, fundamentadoArt. 3º Igreja Evangélica Assembléia de Deus de (em)..., suas Filiais e
Congregações, por afinidade aos princípios espirituais que professam,
compartilham as regras de fé e práticas doutrinárias das demais
Assembléias de Deus no Brasil, reconhecendo a... (SIGLA
e Nome por Extenso da Convenção e/ou Regional) e a (SIGLA e Nome por
Extenso da Convenção e/ou Regional), sendo, entretanto, autônoma e
competente para, por si mesma, resolver qualquer questão de ordem – promover escolas bíblicas, seminários, congressos, simpósios,
cruzadas evangelísticas, encontros para casais, jovens, adolescentes,
crianças, evangelismo pessoal e outras atividades espirituais;extraordinária da Assembléia Geral para a comunicação da denúncia,
indiciamento do acusado e criação da respectiva Comissão Disciplinar, que
será composta por sete pastores, pessoas que não façam parte da
Diretoria, e pelo menos um (01), deve ser formado em Direito.Art. 18. A patrimônio da igreja compreende bens imóveis, veículos e
semoventes, que possua ou venha possuir, na qualidade de proprietária,
os quais serão em seu nome registrados, e sobre os quais, exercerá
incondicional poder e domínio.§ 2º Aquele que, por qualquer motivo, desfrutar do uso de bens da igreja,
cedido em locação, comodato ou similar, ainda que tática e informalmente,
fica obrigado a devolvê-los quando solicitado e no prazo estabelecido pela
Diretoria, nas mesmas proporções e condições de quando lhes foram
cedidos.Art. 22. A Assembléia Geral Ordinária será realizada uma vez por ano, no
mês de janeiro, para, mediante o sistema de aclamação ou por escrutínio
secreto, promover a eleição da Diretoria, exceto do Pastor Presidente, e
dos demais membros da Comissão de Exames de Contas.
Parágrafo Único – Os pastores dos Setores e das Igrejas filiadas, os
Superintendentes da Escola Bíblica Dominical, os responsáveis pela
Secretaria de Missões, pelos departamentos da Igreja, AssessoriasArt. 25. A convocação de uma assembléia geral será feita na forma deste
estatuto ou por solicitação de 1/5 (um quinto) dos membros da Igreja,
através de memorial encaminhado à Diretoria da Igreja, na pessoa do
Pastor Presidente, como devido protocolo, contendo os nomes, as
assinaturas, os números de cartões de membros, bem como o motivo da
realização da mesma, sendo obrigatória a sua realização sob pena de
responsabilidade do Pastor Presidente da Igreja em causa.Art. 27. A Diretoria, órgão de direção e representação da Igreja Evangélica
Assembléia de Deus de (em)..., é composta de:
I – Presidente;
II – 1° Vice-Presidente;
III – 2° Vice-Presidente;
IV – 1° Secretário;
V – 2° Secretário;
VI – 1° Tesoureiro;
VII – 2° Tesoureiro;- substituir, interinamente, o Presidente em suas ausências ou
impedimentos ocasionais, sucedendo-o em caso de vacância;– manter sob sua guarda e responsabilidade, os Registros de Atas,
Casamentos, Batismos em Águas, Rol de Membros, e outros de uso damanter atualizado o rol de membros da Igreja;Art. 34. Os membros da Diretoria da Igreja não serão responsáveis pelas
obrigações que contraírem em nome da Igreja, em virtude de ato regular de
gestão, respondendo, porém, civil, penal e administrativamente, quando for
o caso, por violação da lei, deste estatuto e de outros atos normativos da
Igreja.Art. 36. A separação de Diáconos e Presbíteros é ato da competência da
Igreja, conforme preceitos bíblicos.Art. 37. O campo de atuação ministerial da Igreja abrange em sua
jurisdição administrativa e territorial a sede, os bairros, distritos e
municípios onde mantém igrejas e congregações filiadas, que são
subordinadas à Igreja Central.Artigo 1º. A Igreja Presbiteriana de (nome da Igreja) é uma instituição civil
e religiosa, evangélica, sem fins lucrativos, com sustento, propagação e
governo próprios, sede e foro na Rua (endereço completo, cidade e CEP) -
e é composta de número ilimitado de membros, sem distinção de
nacionalidade, cor, sexo ou condição social, crentes em Nosso Senhor
Jesus Cristo, que aceitam como única regra de fé e prática a Bíblia
Sagrada, e funcionará por tempo indeterminado.
Artigo 2º. A Igreja Presbiteriana (nome da Igreja), denominada Igreja é
filiada ao Presbitério de (nome do Presbitério) e, através deste, à Igreja