Resumo de EXEGESE BIBLICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO
DISCIPLINA: Exegese Bíblica
A palavra exegese tem sua etimologia na palavra grega exegesis, que pode significar narração, guiar, dirigir, governar, descrição, apresentação, explicação e interpretação. Exegese é portanto é interpretação. A hermenêutica é a ciência da interpretação e a exegese é aplicação da interpretação na sagradas Escrituras.
Todo aquele que explica e interpreta a palavra de Deus, se chama exegeta. Aquele que possui a capacidade de interpretar do texto original, e o idioma do texto bíblico. Não precisa ser exegeta, mas, todos tem a capacidade e direito de ler, interpretar e pesquisa a palavra do Senhor.
A exegese analisa de forma sistemática a Escritura bíblica para descobrir o objetivo a a qual foi pretendido. A exegese é um estudo histórico. É a tentativa de descobrir a verdade original das palavras da Bíblia. Há diversos métodos para estudar a palavra de Deus. Um estudo da interpretação da bíblia, começa pelo livro de Esdras. Ao voltar do exílio da Babilônia, Esdras leu livros que formam o Pentateuco para o povo de Israel.
Assim narra em Neemias 8, 1 a 8:
Neemias, 8
1.Todo o povo se reuniu então, como um só homem, na praça que ficava diante da porta da Água, e pediu a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia prescrito a Israel.
2.O sacerdote Esdras trouxe a lei diante da assembléia de homens, mulheres e de todas (as crianças) que fossem capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês.
3.Esdras fez então a leitura da lei, na praça que ficava diante da porta da Água, desde a manhã até o meio-dia, na presença dos homens, mulheres e das (crianças) capazes de compreender; todos escutavam atentamente a leitura.
4.O escriba Esdras postou-se num estrado de madeira que haviam construído para a ocasião; a seu lado encontravam-se, à direita, Matatias, Semeías, Anias, Urias, Helcias e Maasias; à esquerda, Fadaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mosolão.
5.Esdras abriu o livro à vista do povo todo; ele estava, com efeito, elevado acima da multidão. Quando o escriba abriu o livro, todo o povo levantou-se.
6.Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus; ao que todo o povo respondeu, levantando as mãos: Amém! Amém! Depois inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor com a face por terra.
7.E Josué, Bani, Serebias, Jamin, Acub, Seftai, Odias, Maasias, Celita, Azarias, Josabed, Hanã, Falaías e outros levitas explicavam a lei ao povo, e cada um ficou no seu lugar.
8.Liam distintamente no livro da lei de Deus, e explicavam o sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura.
Os escribas tiveram cuidado em escrever as Escrituras, crendo que cada palavra do texto era a Palavra de Deus inspirada pelo o Espirito Santo. Os textos sagrados foram preservados no decorrer do séculos. A exegese judaica classificar em tipos : literal, midráshica, pesher, e alegórica.
Os escribas e fariseus, tentaram acusar a Cristo de erro, mas nunca conseguiram o acusar de uso indevido ou uma errônea interpretação sobre o uso de qualquer Escritura. Jesus repudiava diretamente as interpretações errôneas dos fariseus sobre asa palavras do Antigo Testamento (Mt 5.21-48), o registro bíblico diz-nos que “estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os escribas” (Mt 7.28-29).
Para interpretar a Bíblia, o intérprete deve ter conhecimento dos conceito das palavras e o sentido em que os autores bíblicos expressaram. A Bíblia foi escrita com várias línguas e permitiram ter expressões sinônimas e antônimas.
O intérprete deve analisar se a palavra é usada em seu significado geral ou um sentido especial, também é existente o sentido literal ou figurado.