Resumo de EXEGESE BIBLICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FIC SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA
CURSO LIVRE DE GRADUAÇÃO
BACHARELADO
CURSO DE PASTOR
DISCIPLINA: EXEGESE BÍBLICA
CONCEITO GERAL
Exegese é uma análise, uma explicação detalhada e cuidadosa obra texto palavra ou expressão.
Se originou a partir do grego exegeses, significa interpretação, tradução, ou levar para fora expor fatos. Exegese bíblica é o estudo da interpretação gramatical e sistemática das escrituras sagradas.
Segundo o professor Jesiel Paulino da Silva diz que ela se refere ao estudo sistemático e crítico, histórico-literário, da bíblia, em princípios herméticos, com proposito imediato e máxima precisão, em meios de recursos instrumentos técnicos, onde o sentido primitivo que o escritor original tencionou ao texto. Mostrando o que o texto quer dizer por si mesmo. É a tentativa de escutar a palavra conforme destinatários originais. Tendo o original da bíblia.
Ela também é definida como comentário esclarecimento, interpretação de um texto. Palavra-especialmente da bíblia leis ou gramaticas.
Essa palavra tem sua origem, no termo grego significa, narrar, guiar, dirigir, governar, descrição, ou origina se de exegese.
Egeomai quer dizer conduzir respetivamente, expressa a ideia de fora. Significa proposto para exegese conduzir para fora.
Hermenêutica a ciência da interpretação, exegese é a aplicação dessa ciência a palavra de Deus. Essa palavra vem do grego, hermeneutike relativo a interpretação, serve para interpretar hermenêutica. A palavra Hermes nome que os gregos davam a mercúrio, no grego significa interpretação pela razão .
O TRBALHO DO EXEGETA
No antigo testamento, encontraremos os mais variados temas, mas geralmente se a alteram em um mesmo livro ou um mesmo capitulo, não apresentado na ,maioria das vezes, uma sequência cronológica dos fatos e temas, dificulta em alguns casos, seguindo a linha de pensamento do autor.
As diferentes tipos de gêneros literários e diferentes expressões linguísticas, que encontramos nas escrituras, precisam ser consideradas, ao verdadeiro sentido das passagens em estudo.
Diferentes aspectos narrados por diferentes pessoas, e graus de cultura. Uma expressão detalhadas de uma profecia não se pode ler, com parte de uma narração poética, terremos que dá uma atenção especial as figuras literárias, e os simbolismo encontrados.
1.HISTORICIDADE
Razão – visão – panorâmica – historia
Aparte da época que deus revelou as escrituras, tem obtido diversos métodos para estudar a Palavra de Deus. Os interpretes ortodoxos tem obstinadamente uma interpretação literal. E outros um método alegórico, e outros demais tem examinado letras tomadas individual, e significado secreto é decifrado.
Vendo através de uma visão histórica, dessas práticas de interpretação:
a) Não é único o sistema de interpretação de sistema
b) Pressupostos de outros métodos, de uma concepção equilibrada, com capacidade para um diálogo significativo com os que creem de modo diferente.
c) Observando os erros, nos conscientizamos dos perigos ao sermos tentados.
A interpretação midrashica, inclui uma quantidade dispositivos hermenêuticos.
Os povos acreditavam, que os antigos profetas, escreviam tinham significado profético, e que tinha que ser cumprido intermédio comunidade de pacto.
Os apóstolos acompanham seu senhor consideraram, o antigo testamento como a palavra de Deus inspirada (2 Tm 3.16; 2 Pe 1.21). Em cinquenta e seis casos, uma explicita a Deus como o autor do texto bíblico.
2. ESCOLAS EXEGETICAS
A pratica dos apóstolos, uma escola de interpretação alegórica dominou a igreja nos séculos que se sucederam.
Alegorização de um proposito digno- o querer de entender o antigo testamento, um documento crista. Mais esses atos muitas vezes negligenciaram, por completo o entendimento de um texto desenvolvendo especulações onde o próprio autor, nunca teria reconhecido.
Abandonando assim o sentido que o autor tinha em mente.
Os pais apostólicos
Patrióticos, alguns autores cristãos do fim do primeiro século, que chegaram até nos.
Estes escritos
Cartas, homilias, são de grandes valores para nós, ao lado do novo testamento, fontes mais antigas possuímos como testemunhos de fé crista.
A exegese patrística é fortemente marcada por três escolas, sendo elas:
Escola Alexandrina
Escola Antioquiana
Escola Ocidental.
Aluna liliane navarro pedraca