Resumo de FILOSOFIA DA RELIGIAO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
CONCEITO GERAL DE FILOSOFIA DA RELIGIÃO
A filosofia da Religião; é uma das divisões da Religião, tem por objetivo o estudo da dimensão espiritual do homem desde uma perspectiva filosófica (metafisica, antropológica e ética), indagando e pesquisando sobre a essência do fenômeno religioso, sua síntese, sua pergunta fundamental é: “O que é a Religião?”. Para o estudo da filosofia da Religião são usado os métodos histórico-critico comparativo, o filológico e o antropológico. - O primeiro deles compara as várias religiões no tempo e no espaço, em busca de seus aspectos mais comuns e suas diferenças, para verificar o que constitui a essência do fenômeno religioso. - O segundo faz o estudo comparativo das línguas, visando encontrar as palavras utilizadas para descrever e expressar o sagrado e suas raízes comuns. - O terceiro método procura reconstruir o passado religioso tendo por base a etnologia (estudo dos povos primitivos e atuais, suas instituições, crenças, rituais, e tradições). A filosofia da Religião deve fazer uma adequada conjugação desses método “para obter a melhor soma de elementos para chegar à conclusão maior correta sobre a essência da Religião e suas características universais”. Até o século XX, a história do pensamento filosófico ocidental encontrava-se intimamente associado, às tentativas de esclarecer certos aspectos do paganismo, do judaísmo e do cristianismo, enquanto que em tradições como o hinduísmo, o budismo ou o taoísmo, há uma distinção ainda menor entre a investigação filosófica e a religiosa.
Religião; é também um conjunto de princípios, crenças e práticas de doutrinas religiosas, baseadas em livros sagrados, que unem seus seguidores numa mesma comunidade moral, chamada Igreja. Religião; é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o home das entidades a quem são atribuídos poderes sobrenaturais. É uma crença em que as pessoas buscam a satisfação nas praticas religiosas ou na fé para superar o sofrimento e alcançar a felicidade, todos os tipos de Religião tem seus fundamentos, algumas se baseiam em diversas análises filosóficas, que explicam o que somos e porque viemos ao mundo, outras se sobressaem pela fé e outras em extensos ensinamentos éticos.
Religião Primitiva e Crença: História das religiões, crenças, magias, deuses, religião grega, religião judaica, cristianismo, religiões primitivas, esoterismo. Desde os primórdios, os homens acreditavam que os fenômenos naturais, como por exemplo, as trevas, o calor, o frio, a vida e a morte, eram controlados por deuses e espíritos, segundo suas crenças esses espíritos eram capazes de habitar as rochas, as arvores ou os rios, sendo que cada um deles possuía uma função diferente do outro. Os crédulos acreditavam receber sua benevolência por meio de oferendas, como; canções, danças, sacrifícios e magia. Ao analisarmos a história das civilizações antigas, como as do Egito, China, Grécia e Roma, percebemos que estas politeísta, ou seja, possuem vários deuses, que, em sua grande maioria, eram temidos por adoradores, que sempre se esforçavam para não os ofenderem ou irritarem. A ideia de uma força superior às demais, como deus sol, e deusa lua, Zeus ou Odim, formou uma fé comum a muitos povos, contudo, foram os hebreus e de pois os judeus que introduziram a crença num único ser supremo (Jeová), criador de todo o universo. Posteriormente surgiu o cristianismo, onde a partir dos ensinamentos de Jesus Cristo, filho de Deus, conforme se encontra escrito no novo testamento, o homem conhece o evangelho. A religião cristã baseia-se no amor ao próximo.
Politeísmo; é um sistema religioso que consiste na crença em diferentes divindades. Na sociedades politeístas são admitidas as existências de múltiplos deuses, normalmente cada um dedicado a uma característica particular da natureza, como; deuses do trovão, deus do sol, deusa da chuva, deusa da terra etc. Politeísmo era bastante comum em sociedades antiguidade, como na Grécia Antiga, Roma Antiga, Egito Antigo, por exemplo. Atualmente, continua presente em algumas religiões de origem africana e asiática.
Panteísmo; é a crença de que absolutamente tudo e todos compõem um Deus abrangente, e imanente, ou que universo (ou a Natureza) e Deus são idênticos. Sendo assim, os adeptos dessa posição, os panteístas, não acreditam num deus pessoal, antropomórfico ou criador, há melhor resposta: As religiões panteístas são; wicca, xamanismo, hinduísmo, budismo, druidismo, totemismo, animismo, candomblé, umbanda etc...
O Deísmo; expressa uma posição filosófica e também religiosa que aceita a ação na criação do mundo, convicção esta conquista não por revelações de Deus, mas sim pela compreensão racional da divindade, uma percepção que parte do conhecimento das leis que regem a vida e a Natureza. Esta doutrina nasceu no final do século XVll, na Inglaterra, fruto das teorias elaboradas por Lord Herbet Cherburry, o criador do deísmo britânico. Em princípios do século XVlll estas ideias se disseminaram pela França, onde surgiu a expressão que deu nome a este movimento-o deísmo.
Monoteísmo; definição do conceito, Crença em um único Deus: As religiões monoteístas como, por exemplos, Católicas, Evangélicas, Judaica e Muçulmana (Islâmicas), crença em que aceitam apenas a existência de único Deus.
Zoroastrismo; masdaísmo ou parsismo é uma religião fundada na antiga Pérsia pelo profeta Zaratustra, a quem os gregos chamavam de Zoroastro. É considerada como a primeira manifestação de um monoteísmo ético.
Cristianismo no Império Romano; o cristianismo surgiu na Palestina, região sob o domínio romano desde 64 a. C. Tem como origem a tradição judaica de crença novida de um messias, o redentor, o salvador, o filho de Deus, cuja vinda seria uma redenção para todos aqueles que acreditassem nele. Acultura romana, assim como a grega, é tida como o berço de muitos conceitos que mantemos na atualidade sobre história, literatura e arquitetura. Foi entre os romanos que nasceu o Latim, língua que na idade média viria dar origem ao italiano, francês, espanhol e ao nosso amado Português.
A filosofia da Educação Cristã: Não e difícil definir a filosofia da educação cristã. Afinal, sobre esta refletimos todos os dias, mesmo quando não frequentamos a Escola dominical ou deixamos de assomar o púlpito. Faz-se ela presente em cada uma devoções, na literatura da Bíblia e no serviço cristão. A filosofia, é a ciência que tem por objetivo levar p ser humano à reflexão. Etimologicamente, a filosofia, oriunda do grego, significa amor pela sabedoria.
As 5vias de São Tomas de Aquino; da existência de Deus: - 1º prova do movimentos; na terra coisa que mudam , coisa que crescem, - 2º prova da causalidade eficiente; nas coisas que mudam, podemos distinguir, - 3º prova da contingência; possibilidade de que algo se realize ou não, - 4º dos graus de perfeição dos entes; existentes, são ditas em atos, - 5º prova da existência de Deus pelo governo do mundo “niguém afirma; Deus não existe, sem antes ter desejado que ele não exista”.