Resumo de FILOSOFIA DA RELIGIAO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Disciplina: Filosofia da Religião
Resumo
Em busca de conhecimento o homem sempre questionou sobre temas controverso como fenômenos da natureza início e termino do mundo. Relação entre coisa e fatos. A Filosofia deriva do grego phílos (“amigo”, “amante”) e sophía (“conhecimento”, “saber”).
Filosofia se define em busca da sabedoria, um saber profundo, orienta o comportamento da vida. A filosofia busca uma justificação racional dos princípios universais das coisas, das ciências e dos valores, e uma reflexão sobre a origem do homem e das coisas.
O desconhecido e a vontade de dar sentido as coisas e fatos, o homem tenta explicar através de crenças, cerimônias e cultos. Mitos, superstições ou magia que as antigas civilização acreditam no sobrenatural, pela razão, creem em um ser superior.
As religiões dos povos antigos, são complexas quanto as formas mais complexas e a natureza da experiência religiosa. A variedade e da universalidade do fenômeno no e a ideia dos seres superiores. O sagrado e o profano tem duas modalidades no mundo e existenciais do homem.
Os culto aos antepassados levaram filósofos e historiadores a considerarem a origem da religião. Naquele período, a crença era uma vida após a morte e o poder família nos entes da família
O fetichismo e o totemismo podem ser considerados uma religião seguida por pessoas. Os povos acreditavam que os objetos eram possuídos por um espirito e tem poderes sobrenaturais, por isso, adoravam. Já, o totemismo a relação especial entre um indivíduo ou grupo e um animal.
No decorrer do tempo o homem passou acreditar em outras crenças como as religiões politeístas, panteístas, deístas e monoteístas, resultado da existência sociais e culturais de cada povo.
Mas nossa fonte de estudo se refere a religião monoteístas que creem em um só Deus, transcendente, único, e superior ao universo . Podemos citar como exemplos da religiões monoteístas são o judaísmo, o cristianismo que adoram somente um só Deus, apesar de reconhecer, a trindade.
A filosofia e a religião, são fontes de conhecimento para o homem. A religião começou através da busca da religião, e a busca de descobrir a verdade do Sobrenatural. Podemos ter provas racionais da plena existência da alma, do corpo, do espírito e de Deus. A filosofia da religião é o estudo dos conceitos religiosos , argumentos e expressões advindas da sacra bíblia e da natureza do homem e Deus.
O pensamento de Tomás de Aquino em sua concepção de existência, vista como ato supremo é estar em Deus e notar as coisas criadas. Todas as criaturas tem o amor a Deus, ele é criador do mundo.