Resumo de FILOSOFIA DA RELIGIAO
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Faculdade Teológica das Assembleias de Deus
Curso de Graduação Livre
Curso: Bacharelado em Teologia
Aluno: Francisco de Paula Mesquita
Disciplina: Filosofia da Religião
RESUMO
Filosofia da Religião, Termo e definição.
O homem sempre se questionou a respeito da origem e do fim do universo, bem como suas causas, a relação entre as coisas e os fatos, a natureza em fim. A busca de um conhecimento que transcende a realidade imediata constitui a essência do pensamento, que ao longo da história percorreu os mais variados caminhos, seguiu interesses diversos, elaborou muitos métodos de reflexão e chegou a várias conclusões, em diferentes sistemas filosóficos (apostila parte de Introdução).
Verifica-se que a religião constitui uma das dimensões centrais da existência humana; a mais básica e distintiva do ser humano. Assim, foi objeto de reflexão desde os primórdios da filosofia, sendo que, a partir do século XVII começa a surgir uma postura crítica, que subsiste ainda, mas que pouco a pouco vai sendo desmistificada com os estudos mais recentes sobre as origens e bases do fenômeno religioso.
Filosofia Grega (s´culo V-IV a.C) – Numa sociedade politeísta, com sua mitologia decantada em poemas épicos, recebe um ser superior e imutável como origem e ordenação do universo, substituindo as explicações mitológicas por explicações racionais dos fenômenos, cujo substrato último, estará num Deus Supremo e Transcendental (Anaximandro, Parmênides, Heráclito e Aristóteles).
Filosofia Romana (século I) – Manifesta sua rejeição pela concepção mitológica da religião civil do Estado, como meras fábulas propugnando pela adoção de uma religião natural de união da alma com o Transcendente (Sêneca e Varrão).
Filosofia Medieval (século XIII-XIV) – Caracteriza-se pela defesa filosófica da religião cristã e pela demonstração racional da existência de Deus e de suas características (Santo Augustinho e Santo Anselmo).
No período do renascimento (século XVII), começa a colocar em cheque a religião, a partir da negação de qualquer revelação divina (Hume, Tindal e Toland). – (apostila de filosofia da religião na história da filosofia, Universidade da Bíblia).
Filosofia cristã – A Filosofia Cristã se passou por três fases sendo escolástica - medieval, patrística e escolástica pós-medieval; a patrística é a filosofia dos primeiros doutores da igreja, que, em luta com o paganismo e as heresias, se utilizaram da filosofia grega, especialmente do platonismo e do neoplatonismo, na formulação, elucidação e defesa do dogma (apostila do curso, p.72).
A Filosofia da religião passou-se por fases de estudos e respectivas contestações além da turbulência das perseguições por parte do estado, havia as religiões muito parecidas com a religião cristã que às vezes confundia alguns seguidores; tais religiões, como, maniqueísmo, zoroastrismo e outras eram sempre obstáculos entre os da fé.
Rio Verde, Goiás, 11 de novembro de 2018;
Francisco de Paula Mesquita
[email protected]