Resumo de FILOSOFIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Aprendemos que o termo Filosofia foi criada em 600 a.C por Pitágoras e se origina da palavra grega phílos e sophía que quer dizer amante da sabedoria, ou seja aquele que busca o conhecimento. Tal busca de conhecimento vem através do questionamento crítico, logo a partir de uma dúvida eminente a busca pelas respostas passam a se tornar ponto de partida pela corrida da busca do saber. Logo podemos dizer que o a meta da Filosofia é levar o conhecimento dos fatos.
Outro conceito aprendido nesta disciplina é o de Religião. Pontuamos que palavra pode ser conceituada como ponte de ligação entre o homem e sua divindade (aquilo em que ele acredita e eleva seu culto)
Podemos pontuar assim que a Filosofia da Religião é a visão crítica sobre as escrituras, ou seja estudar de forma crítica, questionadora e comprovativa sobre as doutrinas cristãs. Tal pensamento vai além da nossa crença, pois se baseia ao estudo de todas as religiões, seja ela monoteísta ou politeísta.
Entre os principais assuntos examinados pela Filosofia da Religião podemos destacar:
- A natureza da religião
- A validade daquela doutrina
- Relação ética e religiões
- Conceito de mal
- Conceito da alma
- Natureza de Deus
- A liberdade (livre arbítrio)
- Misticismos
- Valor humano
- Os credos impostos pela igreja
- Veracidade das escrituras
A luz da bíblia Jesus vai nos ensinar: Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo. (Colossenses 2:8) .
Ou seja quando temos o conhecimento da verdade não nos deixamos levar por outras teorias, pois temos embasamentos para debater de forma direta aquilo que foi imposto por alguém.
Oseias 4.6 nos diz: "Meu povo foi destruído por falta de conhecimento.
Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito
como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus,
eu também ignorarei seus filhos. "
Podemos concluir então que a Filosofia da Religião é válida para comprovação do que acreditamos, é claro que a fé deve se sobressair, mas podemos usar a razão e a ciência para debater e mostrar a veracidade sobre os achados bíblicos para que assim nos evoluamos e a teoria ateísta posso ser derrubada. Pois quando não temos conhecimento podemos nos deixar levar por teorias vãs, podemos nos afastar de Deus. Podemos usar a ciência em nosso favor, podemos ir longe e com certeza encher os céus.