Resumo de FILOSOFIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
ARISTEU GUIMARÃES FERREIRA
RESUMO – 11 Filosofia
Filosofia é a busca pela sabedoria “amor pela sabedoria”, consiste no estudo profundo e abrangente de problemas fundamentais relacionados a existência do homem e da natureza. A filosofia como disciplina é intrínseca à condição humana, como uma relação natural em relação ao universo e seu próprio ser.
Durante a história do homem diversas crenças e seitas surgiram, resultado do medo do desconhecido e a fim de preencher um vazio dando sentido ao mundo, quase sempre tendo um ser supremo como base e figura central. Nesta mesma linha nos mais diversos povos surgiram superstições e ritos mágicos em torno de uma existência do sobrenatural.
A religião que leva a devoção ao sagrado e ao sobrenatural, ultrapassam a realidade da ordem natural, dentro da qual envolve sentimentos e emoções, envolvendo símbolos e rituais. Existem diversos tipos de religiões, destacando:
- Politeísmo – Crença em vários deuses, aos quais presta-se culto.
- Panteísmo – Doutrina filosófica caracterizada por levar a extremos as noções de absoluto e de infinito, próprias do conceito de Deus, chega a considerá-lo como a única realidade existente e, portanto, a identificá-lo com o mundo, uma identificação entre Deus e o Universo.
- Deísmo - Doutrina filosófica que considera a razão para reconhece a existência de Deus enquanto constitui um ser supremo de atributos totalmente indeterminados. Não aceita o ensinamento e a prática de religião organizada, fundamentando-se na religião natural.
- Monoteísmo – Crença em um só Deus, destacando atualmente três seguimentos religiosos, quais sejam: Judaísmo, Cristianismo islamismo.
A Filosofia cristã é um conjunto de ideias e ideais filosóficos originada com os seguidores de Jesus Cristo. Seu surgimento teve intuição de unir a ciência e a fé, com interpretações racionais e auxilio da revelação cristã.
- O filósofo Tomás de Aquino demonstra a existência de Deus usando diverso argumentos. Segundo Tomás de Aquino o centro da filosofia é responder questionamentos a respeito de Deus, se Ele existe ou não. Para ele Deus existe e é possível provar tal afirmativa de forma fundamentada.
- Marxismo é o conjunto das ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas por Marx e Engels. Para Marx a filosofia incide sobre a realidade. O Marxismo fundamenta-se em duas vertentes, sendo o materialismo dialético, para o qual a natureza, a vida e a consciência se constituem de matéria em movimento e evolução permanente, e o materialismo histórico, para o qual o fato econômico é base e causa determinante dos fenômenos históricos e sociais, inclusive as instituições jurídicas e políticas, a moralidade, a religião e as artes. Essa teoria alinha-se em quatro níveis, quais sejam, filosófico, econômico, político e sociológico.
Materialismo dialético traz uma concepção filosófica que defende que o ambiente, o organismo e os fenômenos físicos modelando animais irracionais e racionais, sua sociedade e cultura quanto são modelados por eles.
Materialismo histórico é uma abordagem metodológica ao estudo da sociedade, da economia e da história que foi pela primeira vez elaborada por Karl Marx e Engels.
Marx não aceita a ideologia dos socialistas utópicos, que criticam o capitalismo de um ponto de vista humanitário e defende a mudança do regime social baseado na propriedade e no trabalho coletivo.
Marx afirma que o trabalho é a essência do homem, o qual leva ao relacionamento com a natureza, transformando em bens de valores.
Marx é a favor do pensamento dos economistas clássicos britânicos, os quais afirmam que o trabalho é a medida de todas as coisas. A força de trabalho do operário, vendida ao capitalista, incorpora-se a um produto que se vende no mercado por um valor superior a seu custo de produção.
- Augusto Comte utiliza-se do positivismo para a corrente filosófica que fazia o culto da ciência e métodos científicos. O positivismo acredita no progresso do capitalismo e na industrialização como meio de gerar benefícios. Traz a necessidade da sociedade se reorganizar. Em destaque no positivismo são os três estados de evolução histórica do conhecimento, mais conhecido com lei dos três estados, quais sejam: estado teológico, metafísico e positivo.
No estado Teológico Deus se faz presente em tudo, sempre sobressaindo a vontade de Deus para que as coisas aconteçam.
No estado Metafísico está presente a ignorância da realidade e a descrença em Deus como um ser supremo e todo poderoso. A principal diferença entre este o teológico é, que aqui trata o abstrato e a argumentação em vez do concreto.
No estado Positivo, sobressai o cientifico em todas as áreas, conhecido como Positivismo.
- Racionalismo corrente filosófica baseada nas operações intelectuais definindo a viabilidade e efetividade das proporções apresentadas. Esta corrente surgiu no século I A.C. Na idade moderna os filósofos adeptos a esta corrente começaram a utilizar a matemática para explicar a razão e a explicação da realidade. O racionalismo chegou a base do planejamento da organização econômica, com base em soluções práticas, técnicas e eficaz.
Carambeí, 09 de julho de 2018.
Aristeu Guimarães Ferreira