Resumo de FILOSOFIA
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CONCEITO GERAL: RESUMO LIVROS HITÓRICOS; PENTATEUCO
A disciplina Pentateuco e Livros Históricos abordará o mundo bíblico, com incidência especial no que tange ao povo Judeu, como exposto no Velho Testamento, simultaneamente transmitido ao aluno conhecimentos históricos, políticos geográficos e sociais a cerca de Israel e dos povos que interagem com a nação israelita, dando ao aluno uma panorâmica abrangente do Velho Testamento, bem como da Teologia que subjaz, enforma e enriquece o Velho Testamento.
Reconhecer a Escritura como algo mais do que uma fonte de informação, mas como a revelação de Deus cujo maior prioridade é a sua própria honra e glória, passando pela busca e salvação dos perdidos, integrando-os na Igreja de Deus.
Conteúdo: - O Pentateuco; Origem, Autoria, Crítica. Generalidades sobre o Pentateuco e os demais Livros Históricos.
A teologia do Pentateuco.
- Gênesis: Estrutura e temas; Jacó e a sua família no Egito. Consequências. Teologia.
- Êxoto: Estrutura; Os Hebreus no Egito, Moisés, o Legislador. A libertação. Implicação teológicas.
- Levítico: Estrutura; Os sacrifícios, e a Teologia envolvida.
- Números: Lições várias aplicador.
- Deuteronômio: Estrutura; os discursos mosaicos.
Os demais Livros históricos
Josué, Juízes e Rute. O “afunilar” da promessa.
1º Samuel e 2º Samuel – tempo de transição. Monarquia. Unida/Dualita, 2º Samuel – Israel, apogeu e divisão. Um povo, dois Reinos.
O Livro de 1º Reis. Dois Reinos Irmãos, mas de costa voltadas.
O Livro de 2º Reis. A queda de Israel – o cativeiro Assírio. A História do Reino de Judá. A queda de Jerusalém – O cativeiro Babilónico e as suas consequências.
O Pentateuco, do grego, “os cinco rolos”, é composto pelos cinco primeiro livros da bíblia. Entre os judeus é chamado Torá, uma palavra da língua hebraica com significado associado ao ensinamento, instrução, ou literalmente Lei, uma referência à primeira secção do Tanakh, os primeiros cinco livros da Bíblia hebraica, cuja autoria é atribuída a Moisés. Os judeus também usam a palavra Torá num sentido mais amplo, para referir o ensinamento Judeu através da história como um todo. Neste sentido, o termo abrange todo o Tanakh, o Mishná, o talmude e a literatura Midrash. Em seu sentido mais amplo, os judeus usam a palavra torá para referir-se a todo e qualquer tipo de ensinamento ou filosofia.
A Teologia tradicional atribui a autoria do Pentateuco a Moisés, entretanto existe outras teorias.
A Edição Pastoral da Bíblia; sustenta que o Pentateuco tem origem na tradição oral e foi escrito durante seis séculos, reformulado, adaptando e atualizando tradições antigas e criando novas.
Alemão; Julius Wellhausen (1844-1918) sustenta que o Pentateuco é uma obra redacional, composta de quatro diferentes tradições (documentos): a javista com textos compostos na época da monarquia (950 a. C.), a Eloita com textos posteriores ao ano 750 a. C., a deuteronomista com textos aproximadamente no ano 600 a. C. e a sacerdotal com textos escritos no cativeiro Babilônico (por volta do ano 500 a. C..
Seria a autoria do Pentateuco Mosaica ou um Mosaico? Trocadilhos à parte, o assunto é de importância é de importância impar na analise do Pentateuco e de todo o Antigo Testamento. Qualquer uma das opções – autoria mosaica ou um mosaico – acarreta uma série de controvérsias entre eruditos cristãos e não cristãos. Segundo a concepção critica, quando a Torá ou o Pentateuco é atribuído a Moisés, os Salmos a Davi e os livros de Sabedoria a Salomão, deveríamos provavelmente entender Moisés como o protótipo do legislador. Davi como protótipo do salmista e Salomão como o protótipo do homem ajuizado e sábio.
Quem é o Gênio Literário desta artística obra prima – Pentateuco, é a pergunta que se tem feito há séculos. Como pudemos verificar nos capítulos anteriores, começando com o triunfo do deísmo na década de 1790, e continuando através da época do Dualismo hegeliano e do evolucionismo darwiniano no século XlX, o veredito tem sido contrário à autoria mosaica. No século presente, algumas concessões têm sido feito por alguns estudiosos, quando à possibilidade de alguns fios de tradição oral terem sido oriundos de Moisés, mas quando à forma escrita, a tendência tem sido fazer pentateuco uma obra pós – exílica.
A visão tradicional sobre a origem do Pentateuco é que foi composto por Moisés entre os anos de 1446 a. C. e 1406 a. C. Aproximadamente. Como pudemos ver a autoria do Pentateuco vem sendo colocado por parte de alguns críticos como não sendo de Moisés, alegando que quando as Escrituras se referem a Moisés como autor apenas lhe atribui uma figura de protótipo de legislador. A religião judaica sempre considerou o Pentateuco como de Moisés, na mesma forma tradições pagãs e também o cristianismo primitivo e posterior.
Deuteronômio: contém os discursos de Moisés ao povo, no deserto durante seu êxodo do Egito à terra prometida por Deus. Os discursos contidos nesse livro, em geral, reforçam a ideia de que servir a Deus, não e apenas seguir sua Lei.
O titulo provém do grego e quer dizer: “segunda Lei”, ou melhor, “repetição da Lei”, Em Êxodo, Levítico e Números, as Leis foram dadas, conforme a necessidade da ocasião, a um povo acampado no deserto. Em Deuteronômio, essas Leis foram repetidas a uma geração que, dentro em breve, moraria nas casas, vilas e cidades da terra prometida.
Livros do Pentateuco: Gênesis – como a providência Divina preparou desde o principio dos tempo, um povo especial para ser o primeiro núcleo de seu Reino. Gênesis = começo, nascimento. Fala do surgimento do mundo, da história e do povo de Deus. A criação do mundo e do homem por Deus (Gênesis 1: 11).
Mensagem geral: Êxodo - Páscoa dos hebreus, passagem da escravidão do Egito para terra prometida, (o Reino de Deus estabelecida na terra); Deus liberta seu povo.
Novo Testamento: páscoa de Jesus, Deus na pessoa de Jesus, liberta o homem da escravidão do pecado para uma vida nova. Estabelece uma nova e plena aliança.
Mensagem: “Sede santos como vosso Deus é Santo” (Levítico 19: 2).