Resumo de FILOSOFIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
CONCEITO GERAL DE ÉTICA O termo ético deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as Leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é constituída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seu grupos. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num pais por exemplo, sacrificar animais para pesquisa cientifica pode ser ético. Em outros pais, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Além dos princípios grais que norteiam o bom funcionamento social, existem também a Ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar; ética médica, ética profissional, Ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na politica, etc. Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético.
Uma primeira distensão; que devemos estabelecer é entre moral e ética. Segundo Traina, autor do livro “Discussões preliminares sobre ética não se confunde coma moral. A moral é a regulação dos valores e comportamentos considerados por uma determinada sociedade, um povo uma região, uma certa tradição cultural. Há morais específicas, também, em grupos sociais mais restritos; uma instituição, um partido politico... Há, portanto, muitas e diversas morais. Isso significa dizer que uma moral é um fenômeno social particular, que não tem compromisso com o universalidade, isto é, com o que é válido e de direito para todos os homens. Exceto quando atacada; justiça-se dizendo universal, supostamente válida para todos.
A ética é uma reflexão critica sobre a moralidade. Mas ela não é, e puramente teoria. Ela existe como uma referencia para os seres humanos em sociedade de modo tal que a sociedade possa se tornar cada vez mais humana. A ética pode ser incorporada pelos indivíduos sob forma de uma atitude diante da vida cotidiana capaz de julgar criticamente os apelos da moral vigente. Mas a ética, tanto quanto a moral, não é um conjunto de verdade fixas.
A palavra “ética” vem do grego éthikos e significa, modo de ser, apresenta uma transliteração de duas grafias distintas, êthos que significa “hábito”, costumes”, e êthos que significa “morada”, “abrigo protetor”. Em uma visão mais abrangente e contem porânea, podemos definir ética como um conjunto de valores e princípios que orientam o comportamento de um individuo dentro da sociedade. A ética está relacionada ao caráter, uma conduta genuinamente humana e enraizada, que vem de dentro para fora. No entanto, ética e moral caminham juntas, uma vez que a moral se submente a um valor ético. Desta forma, uma ética individual, quando enraizada na sociedade, para ser um valor social que é instituído como uma lei moral. Para o filósofo alemão Hegel, a moral apresenta duas vertente, a moral subjetiva associada ao cumprimento dever por vontade e a moral objetiva que é a obediência de leis e normas imposta pelo meio. A moral é regida por leis, regras, padrões e normas que são adquiridos por meio da educação, do âmbito social, familiar e cultural, ou seja, mas algo que vem de fora para dentro.
Ética Cristã; mais do que uma simples de “faça” ou “não faça”, a Bíblia nos dá instruções detalhadas de como um cristão deve viver. A Bíblia é tudo que precisamos saber como viver a vida cristã. No entanto, a Bíblia não se dirige diretamente a exatamente todos as situações que vamos ter que encarar em nossas vidas, como então ela é suficiente? Em situações assim é que temos que aplicar a Ética Cristã. A ciência define a ética como; “um grupo de princípios morais, o estudo da moralidade”. Portanto, Ética Cristã pode ser definida como os princípios que são da fé cristã e pelos quais agimos. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Ética Cristã; é sistema de valores fundamentada na obra realizada por Jesus Cristo, sendo o conjunto de valores Moraes e vivencias baseados na palavra de Deus que é pura verdadeira.
Qual a diferença entre Ética e Ética Cristã? Ética: A grande diferença é que baseada em normas e regras, ou seja, as pessoas tem um procedimento a seguir, uma maneira de viver e agir, seja no trabalho na escola e na sociedade em que esta inserido, procura viver segundo seus padrões do que é certo e errado. Já a Ética Cristã se torna diferenciada, pois além da pessoa ter conhecimento do que e ética, procura viver de uma forma de conduta onde a vida esta firmada na palavra de Deus para um viver puro, seja na sociedade, na família e em todos lugar, pois esta firmada na bíblia, sendo assim vai além do que é certo e errado. Conduta Cristã; ( l Pedro 1; 16), Porquanto escrito está: Sede santo, porque eu sou santo. A conduta cristã deve ser basear na busca pela santidade pela vida com Deus Santo, quer um povo santo, um povo separado do mundo, não fisicamente, mas espiritualmente. Conduta moral ( ll Coríntios 2; 15,16), Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam nos que se perdem. Para estes, certamente, cheiro de morte para morte; mas para aqueles, de vida para vida. E, para essas, quem é idônea?. Os homens que são de Deus são diferentes isto é deve ser diferente do mundo sua conduta deve ser de acordo com a vontade de Deus e seus propósitos. Ser bom perfume de Cristo.
Ética Pastoral: O que e ética pastoral; é o conjunto de princípios e normas, biblicamente fundada, que servem para nortear a vida pessoal do pastor. Diz respeito o pastor como pessoa em relação; à si mesmo, à sociedade, à família, a líder/servo de Deus, sua Igreja, sua denominação, sua comunidade. A razão do pastor precisar de padrões éticos; ê por ter que tomar decisões morais, todo dia, e precisar ajudar a outros, conquanto a Bíblia ofereça diretrizes e princípios para imensa gama de problemas éticos, é mister que o pastor enfrenta, na vida pessoal e no seu ministério, existem pormenores que ficam abertos, que aguardam ser preenchidos, uma maneira pela qual esses por menores são preenchidos é pela atuação do Espírito Santo, em nós que nos guia em toda verdade. Como Cristo é o padrão de moralidade, o Espírito Santo é o poder que torna possível viver a vida ressuscitada, ( Romanos 8; 13,14), “13 porque se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. 14 porque todos os que são guiados pelo espírito de Deus, esses são filhos de Deus”. De certo o Espírito Santo, ajuda-nos também através da boa literatura de santos homens que, ao longo da história foram fiéis e íntegros e nos legaram herança literária considerável, sendo eles: Agostinho, Lutero, Calvino e outros.