Resumo de FILOSOFIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Resumo da matéria de Ética
Antes de entendermos sobre Ética é necessário lermos a bíblia em 1 Coríntios 10:23 “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”.
As Escrituras Sagradas ensinam o que convêm à virtude do bem-viver cristão em sociedade.
Temos na bíblia várias referencias sobre ética, dentre elas: Mt 5:13-14: Os cristãos foram chamados para ser “sal” e “luz”;
Mt 24:35:A Palavra de Deus é o fundamento da Ética Cristã;
Êx 20:1-17: O Decálogo é a lei moral proferida pelo próprio Deus;
Tt 2:11-14: O Evangelho produz transformação no caráter do ser humano;
Mt 6:33: Priorizando o Reino de Deus e a sua justiça;
Mt 5:48: Chamados a uma vida de perfeição;
Ainda poderíamos ler os em 1 Coríntios 10:1-13, que nos da um bom ensinamento de uma verdadeira ética a luz da bíblia.
Estudar ética é muito importante para o aperfeiçoamento dos nossos relacionamentos e conduta na sociedade. Entretanto, aprendi que a Ética Cristã difere da secular. Enquanto esta se fundamenta em valores materialistas e relativistas, aquela tem como eixo a Palavra de Deus, a revelação divina imutável. Assim, como vivemos em uma época onde os conceitos pós-modernos relativizam as doutrinas cristãs, é relevante identificarmos os principais fundamentos da Ética Cristã a fim de aperfeiçoar nossa vida de comunhão com Deus e testemunho cristão à sociedade (Mt 5.13,14).
A palavra “ética” possui origem no vocábulo grego ethos, que significa “costumes” ou “hábitos”. No latim, o termo usado se corresponde a mos (moral), no sentido de “normas” ou “regras”. Devido à proximidade lingüística desses termos, muitas vezes eles são usados como sinônimos. Contudo, devemos defini-los separadamente e entendermos que existe a Ética e Moral, Ética Cristã e os Princípios da Ética Cristã.
A Bíblia Sagrada é o fundamento para o viver ético-moral dos cristãos. É a única regra infalível de fé e de conduta para a Igreja (2Tm 3.16). Portanto, em tempos de ataques ideológicos contra a cultura judaico-cristã, a Igreja não deve furtar-se de ser o “sal da terra” e a “luz do mundo” em pleno século XXI (Mt 5.13,14).
Conforme descreve a apostila a palavra “ética” vem do grego ethos e refere-se aos costumes, práticas, regras que são aprovados por uma cultura.
A ética é parte da filosofia bem como da ciência, da moral e dos valores que tem a ver com as normas sob as quais o indivíduo e a sociedade vivem.
Ética também é a disciplina critico-normativo que estuda o comportamento humano mediante as quais o homem tende a realizar na prática atos identificado com o bem.
Essas normas podem variar grandemente de uma cultura para outra e dependem da fonte de autoridade que lhes serve de fundamento.
Já a ética cristã é distinta em relação a outros sistemas. Certa vez vi uma declaração de um teólogo chamado Emil Brunner, ele disse que a ética cristã é a ciência da conduta humana que se determina pela conduta divina. Considero essa matéria importantíssima pois a ética é importante para nossa vida diária.
A Escritura afirma que Deus criou o ser humano à sua semelhança (Gn 1, 26-27). Isso significa que a homem partilha, ainda que de modo limitado, do caráter moral de seu Criador. Embora o pecado haja distorcido essa imagem divina no ser humano, não a destruiu totalmente. Deus requer uma conduta ética das suas criaturas: “Sede santos porque eu sou santo” (Lv 19, 2; 20, 26). A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar avida, mantendo com outros, relações justas e aceitáveis. Está fundamentada nas ideias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.
Resumindo a ética tenta distinguir o bem do mal, ou seja o que nos convém (bem) e o que não nos convém (mal). Mas, é difícil saber distinguir o bem do mal porque afinal de contas uma coisa pode ser boa num aspecto e sob outro, ao mesmo tempo, pode ser má, por exemplo, o fogo, pode ser-nos útil para nos iluminar num local sem eletricidade, mas se tocarmos nele pode-nos causar queimaduras muito graves. Então é a Ética que nos ajuda, a saber, o que devemos fazer, ou seja, a Ética é uma reflexão moral sobre o que devemos ou não fazer para que tenhamos uma vida boa (sendo vida boa o que nós realmente queremos e uma vida partilhada com pessoas do nosso lado e tratando-as como pessoas que são e não como coisas, ou seja, se eu tratar alguém como uma coisa, então não terei uma vida boa, visto que estarei supostamente a viver com coisas e por isso estarei sozinha, na solidão); mas também é a reflexão sobre os nossos problemas com os quais se deparam conosco, como o caso do aborto, por exemplo. Por todos estes motivos, podemos concluir que a ética é uma das bases de qualquer educação, porque nos ajuda a tornar uma pessoa e não uma coisa, ou seja, uma pessoa é um fim em si mesmo, não pode ser utilizada como um objeto para chegar a um objetivo, mas as coisas têm um valor relativo porque dependem geralmente de uma pessoa (no caso da caneta, se uma pessoa não a utilizar, não terá qualquer valor).
A ética tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de livres pensadores, ou seja, estimular o humano autónomo, que saiba pensar por si. Um dos grandes temas de debate da ética é o sentido de liberdade (o poder que alguém tem de dizer que sim ou que não, e ter a consciência de que qualquer que seja a nossa decisão, temos de ser responsáveis pelas consequências que essa escolha possa trazer, portanto, liberdade está relacionada com a responsabilidade).
A reflexão ética exige esforço, paciência e atenção, para nós conseguirmos refletir progressivamente o mais correto possível.