Resumo de FILOSOFIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
DISCIPLINA: HOMILÉTICA-resumo
Alice Damasceno Santos
Homilética derivada do grego Homila. É a ciência que ensina a técnica de comunicar a mensagem bíblica em público. É a arte de preparar sermões. Na homilética existe uma relação divino humana onde Deus é o autor e inspirador da mensagem, o pregador o veículo usado pera transmitir a mensagem inspirada por Deus e o ouvinte o alvo a ser alcançado por essa mensagem.
O pregador é alguém que já foi alcançado pela mensagem de salvação, para que assim possa dar testemunho da obra regeneradora do Espírito Santo. Alguém que tenha chamada individual, ou seja, que tenha consciência de sua chamada para o Ministério da Palavra, pois, a habilidade de pregar a palavra é um dom de Deus e requer alguns requisitos do pregador como: ser consagrado à oração para que possa fazer uso da palavra inspiradamente; ser consagrado à igreja para que possa estar preparado psicológica e emocionalmente para transmitir a mensagem com segurança; ser consagrado a Palavra para que possa pregar as verdades bíblicas com autoridade. Quanto ao conhecimento intelectual do pregador nunca é demais possuir conhecimento geral daquilo que vai pela ciência, história, filosofia, etc. Um bom sermão deve obedecer ao tema da introdução a conclusão.
O título de um sermão é o nome que se dá ao todo do sermão com o propósito de apresentar o pensamento que vai se transmitir. O título é um dos últimos a ser preparado e deve ser interessante e atraente capaz de atrair a atenção dos ouvintes.
O texto é a porção escolhida das Escrituras no qual o sermão será baseado, pode ser um, mais de um ou parte de um versículo.
A introdução ou exórdio também deve ser elaborado por último, deve ser breve e interessante, para que possa despertar o interesse dos ouvintes para o tema do sermão.
O tema é o assunto do sermão, é a verdade bíblica central da mensagem, ou seja, o sermão resume-se no tema.
A Proposição também chamada de tese, é aquilo que vai se propor no sermão, é a apresentação do que pretende se explicar.
Tópicos ou divisões principais formam o corpo do sermão. Essas divisões são verdades espirituais divididas em partes sequenciais distintas, mas interligadas à verdade principal que é a proposição.
As ilustrações são importantes e necessárias no sermão, todavia não devem em hipótese alguma substituir a palavra de Deus a qual o público precisa ouvir. A conclusão é o clímax do sermão e constitui-se num apelo ao tema, é exatamente o alvo pretendido pelo pregador. Na conclusão é reafirmado com mais intensidade e vigor tudo o que foi dito no decorrer da pregação, com o objetivo de causar maior impacto aos ouvintes e que estes venham a tomar uma posição ao final da mensagem que ouviram.
Existem quatro tipos básicos de sermões utilizados como forma de conduzir a mensagem:
a) Sermão Temático- as divisões derivam-se do tema a ser presentado, o texto bíblico apenas fornece o pensamento para o assunto que se vai abordar.
b) Sermão Textual- como o próprio nome já diz, é um sermão tirado do texto, mediante a seleção de um, mais de um ou partes de um versículo cujo esboço e as divisões devem manter-se estritamente dentro dos limites do mesmo..
c) Sermão Expositivo- as divisões principais derivam do texto que é desenvolvido a partir de uma passagem, um ou vários capítulos ou até mesmo um livro inteiro.
d) Sermão Biográfico- é um sermão desenvolvido a partir da biografia de algum personagem bíblico com o objetivo de testemunhar o modelo de fé e comportamento do mesmo.