Resumo de FILOSOFIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
É o estudo das questões gerais e fundamentais relacionadas com a natureza da existência humana; do conhecimento; da verdade; dos valores morais e estéticos; da mente; da linguagem, bem como do universo em sua totalidade.
O termo filosofia deriva do grego philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais.
Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio.
OS GRANDES PERÍODOS DA FILOSOFIA:
Filosofia pré-socrática
Filosofia clássica
Filosofia pós-socrática
Filosofia medieval
Filosofia moderna
Renascimento
Filosofia contemporânea
A Filosofia analítica é uma vertente do pensamento contemporâneo, reivindicada por filósofos bastante diferentes, cujo ponto comum é a ideia de que a filosofia é análise - a análise do significado dos enunciados - e se reduz a uma pesquisa sobre a linguagem.
Dentro do pensamento contemporâneo, o que se costuma chamar de filosofia analítica não é exatamente um movimento homogêneo como os citados acima, e sim um conjunto de tendências. Mas essa denominação genérica é plenamente justificável, na medida em que, diante dos problemas filosóficos, essas tendências partilham uma determinada atitude que não tinha sido desenvolvida anteriormente.
Filosofia Indiana: se refere ao conjunto de escolas filosóficas que se desenvolveram no subcontinente indiano ao longo da história.
Ao contrário dos gregos, os hindus desprezaram a física e a cosmologia em favor da ontologia e podem ser considerados os verdadeiros fundadores da lógica e da metafísica.
Os escritos sagrados da cultura hindu, sobretudo, os Vedas, os Upanishads e o Mahabharata, há muito tempo influenciam o pensamento filosófico indiano.
Vedas: são vistos como as escrituras sagradas associadas à religião hindu, porém a natureza dos seus ensinamentos é totalmente diferente das outras escrituras religiosas popularmente conhecidas.
Upanishads: são parte das escrituras Shruti hindus, que discutem principalmente meditação e filosofia, e que são consideradas pela maioria das escolas do hinduísmo como instruções religiosas. Contêm também transcrições de vários debates espirituais, e 12 de seus 123 livros são considerados básicos por todos os hinduístas.
Mahabharata: conhecido também como Mahabarata, Mahabharata e Maha-Bharata, é um dos dois maiores épicos clássicos da Índia, juntamente com o Ramáiana..
As várias filosofias indianas apresentam, no entanto, tal diversidade de visões, teorias e sistemas, que se torna quase impossível distinguir características comuns a todas.
Seis escolas da filosofia hindu:
01-Nyaya
02-Vaisesika
03-Samkhya
04-Ioga
05-Purva Mimansa
06-Vedanta
Nyaya: pesquisa em profundidade o método de raciocínio conhecido como inferência.
Vaisesika: destaca-se por suas tentativas de identificar, inventariar e classificar as entidades da realidade que se apresentam à percepção humana.
Samkhya: adota um dualismo coerente entre as ordens da matéria e as do eu, ou alma.
Ioga: veio propor um método de desenvolvimento da consciência (física, emocional, mental e superior). O seu nome significa contemplação, concentração e conjunção.
Purva Mimansa, é o sistema que fornece regras para a interpretação dos Vedas e oferece uma justificativa filosófica para a observância do ritual védico.
Vedanta: forma a base da maioria das escolas modernas do hinduísmo e seus principais textos são os Upanishads e o Bhagavad-Gita.
Filosofia Islâmica: é o pensamento expresso em língua árabe e intimamente relacionado à religião muçulmana. faz parte dos chamados "estudos islâmicos".
Escolas que se destacaram: Alfarabi, Avicena, Avempace, Abubaker e Averroés.
o avicenismo gerou significativas modificações no campo da lógica, em que conciliou diversos aspectos dos modelos aristotélicos e estóicos.
Averroés: foi um polímata cuja obra abrange uma gama diversificada de assuntos, incluindo filosofia, teologia, medicina, astronomia, física, jurisprudência, direito islâmico e linguística. Ele procurou conciliar filosofia e dogma.
Em essência, o averroísmo sustentava a eternidade do mundo.
Algazali: foi um teólogo islâmico, jurista, filósofo, cosmólogo, psicólogo e místico. Ele continua a ser um dos estudiosos mais célebres da história do pensamento islâmico sunita.
Dialética - Desde os gregos até o fim da Idade Média, a dialética esteve identificada com a lógica. Ao longo da história, porém, enriqueceu muito seu significado, até tornar-se, com Hegel e Marx, uma das categorias mais importantes do pensamento filosófico.
Com a mesma raiz da palavra diálogo, dialética pode significar dualidade, mas também oposição de razões, atitudes ou argumentos.