Resumo de FILOSOFIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FACULDADE TEOLÓGICA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
DIDÁTICA
A DIDÁTICA
Esperamos que a Didática possa contribuir significativamente em sua formação, ajudando a promover uma reflexão constante sobre o fazer docente. Além da leitura das aulas e da realização das atividades presentes em cada uma delas, você também deverá executar certas “Práticas” (assim identificadas ao longo das aulas) previstas na carga horária total da disciplina.
Vemos, assim, que o campo da Didática é muito amplo, no sentido de que essa disciplina faz uso de uma gama significativamente grande de outros saberes para tentar constituir sua especificidade. A Didática pode ser vista, nesse sentido, como uma espécie de “disciplina integradora”,
DIDÁTICA
Psicologia
Sociologia
Sociologia da Educação
Psicologia da Educação
Metodologia do Ensino de Ciências
História da Educação
Filosofia da Educação
Até aqui vimos que o objeto de estudo da Didática é o ensino, em sua totalidade, e que ela faz uso de saberes de diversas áreas do conhecimento humano. Poderíamos, então, perguntar: mais especificamente, o que a Didática vai estudar? Que temas são do seu interesse? Como “teoria do ensino”, a Didática acaba por preocupar-se com diversos temas e problemas relacionados ao ensino, por exemplo:
1. O currículo escolar;
2. Aspectos psicológicos do processo ensino-aprendizagem;
3. Organização do trabalho pedagógico na escola;
4. Motivação dos alunos para aprender;
5. Ensino em espaços não formais;
6. Objetivos e fins do processo educativo;
7. Planejamento do ensino;
8. relacionamento interpessoal na escola;
9. Uso de novas tecnologias no ensino;
10. Entre outros.
ORIGENS HISTÓRICAS DA DIDÁTICA COMO DISCIPLINA
O ensino e a aprendizagem, como processos sociais, são certamente tão antigos quanto as primeiras sociedades humanas. Na realidade, é possível identificarmos, inclusive, aspectos desses processos em outras espécies animais, além do Homo sapiens. No entanto, desde as épocas mais remotas, a ação pedagógica de “ensinar” esteve vinculada às tradições de cada povo ou comunidade, à religião e aos rituais, às necessidades práticas, de uma forma mais ou menos espontânea. Desse modo, a “didática” como uma atividade planejada e intencional é algo relativamente recente na História. Os teóricos da área costumam concordar em situar o “surgimento” da Didática como disciplina no século XVII.
Percebemos que a Didática, enquanto disciplina pedagógica, tem como objeto de estudo o “fenômeno ensino”. Ela não é – como se costuma pensar – um “conjunto de técnicas para ensinar”, mas constitui-se em um corpo de conhecimentos amplo e complexo, que abraça saberes de diversas outras áreas. Por isso, os temas e assuntos que lhe dizem respeito são também variados e em grande número. Embora o ensino seja algo tão antigo quanto as primeiras sociedades humanas, a Didática configura-se como disciplina no século XVII, a partir da obra de João Amós Comenius.
AVALIAÇÃO DIDÁTICA
O processo de avaliação está relacionado com o processo de aprendizagem. Quando professor e aluno estão empenhados em conseguir uma aprendizagem, é fundamental e imprescindível que ambos possam contar com um conjunto de dados e informações que lhes digam se a aprendizagem está sendo conseguida ou não, se estão caminhando em direção ao conjunto terminal pretendido, ultrapassando os pontos intermediários de forma sucessiva e cumulativa, ou se desviando dele. E, como consequência dessa constatação, professor e aluno tomam a decisão de se manterem na reta e progredirem ou de redirecioná-la, para que a aprendizagem seja completamente estabelecida.
CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PROFESSOR
As características do professor estão muito ligadas à sua personalidade e ao seu caráter.
Estas características são também individuais e dependem da situação e da matéria.
Sugerimos que você faça uma lista que contenha 5 (cinco) características de um bom e experiente professor.
Geralmente os educadores estão de acordo com respeito às qualidades necessárias.
Como resultado de um seminário, professores elaboram uma lista que contém as características (importantes) de um bom professor, a saber:
1. Conhece profundamente a matéria a ser ensinada.
2. Prepara cada aula de forma específica, identificando claramente o objetivo de cada lição e aula.
3. Explica aos alunos o objetivo da lição.
4. Explica o motivo da tarefa a ser realizada.
5. Cria um ambiente agradável para o aprendizado.
6. Gosta de trabalhar com os alunos.
7. Dá instruções claras e é bem organizado.
8. Apresenta o conteúdo da matéria com modelos ou exemplos.
9. Mantém-se dentro dos limites do objetivo.
10. Exige muito dos alunos, treina-os para que sejam responsáveis quanto ao estudo.
AGOSTINHO APOLINÁRIO DO CARMO
DOUTORANDO EM TEOLOGIA CRISTÃ
INSCRITO 2018103559/2018