Resumo de FILOSOFIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Faculdade Teológica
Das Assembleias de Deus
Curso Livre de Graduação
Aluno: Francisco de Paula Mesquita
Curso: Bacharelado em Teologia
Disciplina: Hermenêutica
RESUMO
Hermenêutica, é a arte de interpretar os livros sagrados, e, por extensão, qualquer texto antigo; interpretação do sentido das palavras ou das leis. (Dicionário Brasileiro Contemporâneo, Francisco Fernandes, Ed. Globo de Porto Alegre RS). Hermenêutica Bíblica – É a arte de interpretar a linguagem.
Objetivo da Hermenêutica – identificar as relações entre o Autor e o Leitor;
Tem como objetivo tornar o autor contemporâneo do leitor, aproximando-os à compreensão da mesma época. O leitor deve compreender o autor (escritor) na época em que o texto foi escrito e não na época em o texto está sendo lido.
Um segundo objetivo da hermenêutica é esclarecer tudo que houver de obscuro no texto.
Tornar o assunto compreensível para uma posterior exposição – “e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada (15), ao fala acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como, também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles” (II Pedro, 3. 15 e 16). – (Apostila do Curso).
Assim como para apreciar devidamente a poesia se necessita possuir um sentido especial para o belo poético, e para o estudo da filosofia é necessário um espírito filosófico, assim é da maior importância uma disposição especial para o estudo proveitoso da Sagrada Escritura. Como poderá uma pessoa irreverente, impaciente e imprudente estudar e interpretar devidamente um livro tão profundo e altamente espiritual como a Bíblia? Seguramente essa pessoa julgará o seu conteúdo, assim, como o cego julga as cores (E. Lund, Hermenêutica – Reglas de interpretacion de las Sagradas Escrituras).
Delimitação do assunto – O termo, Hermenêutica tem sido empregado em dois sentidos. Historicamente, nos compêndios clássicos de interpretação da Bíblia, designa a disciplina que, partindo de pressupostos básicos, estuda e sintetiza a teoria da interpretação das Escrituras, enquanto a exegese designa a prática. Neste sentido, o objetivo da hermenêutica é descobrir e sintetizar os princípios e métodos apropriados para a compreensão do sentido que o autor intentou transmitir aos seus leitores originais.
Mais recentemente, entretanto, estes termos têm sido usados com sentido diferente: exegese, para designar o estudo das Escrituras com vistas a descobrir o sentido original pretendido pelo autor e hermenêutica, no sentido restrito da sua contemporaneidade. (Apostila do Curso).
Necessidade de Iluminação Espiritual – Os reformadores reconheceram a natureza divina humana das Escrituras, e enfatizaram o papel do Espírito Santo no processo de interpretação da sua mensagem. Para eles, o impedimento maior estava na cegueira espiritual do homem, em função da queda, e não nas Escrituras. Tanto para Lutero, como para Calvino, nenhuma pessoa pedia interpretar corretamente as Escrituras sem a ação iluminada do Espírito Santo através da própria Palavra (Apostila do Curso).
Francisco de Paula Mesquita
franciscopmesquita@outlook.com