Resumo de FILOSOFIA
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FIC SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA
CURSO LIVRE DE GRADUAÇÃO
BACHARELADO
CURSO DE PASTOR
FILOSOFIA
CONCEITO GERAL
Os seres humanos sempre questionaram, a origem e o fim do universo, causas, natureza e a relação entre os fatos e as coisas. A busca de um conhecimento que ultrapassa a realidade constituída a essência do pensamento filosófico, com seus mais variados caminhos.
TERMO FILOSOFICO
Deriva do grego philos (“ amigo”, amante) e Sophia (conhecimento, saber) são muitas definições, de correntes filosóficas. Aristóteles definiu como totalidade do saber possível, não tomando todos os objetos tomado em particular, estoicos, norma para ação, descartes, como averigua princípios da ciência, tornando especialista em ideias gerais.
O britânico Samuel Alexander, para que se ocupa a filosofia, onde os filósofos estudariam.
EVOLUÇÃO DA FILOSOFIA
Mesmo com a evolução histórica, filosofia sempre foi um campo de batalha, entre concepções antagônicas- materialistas e idealistas, empiristas e racionalistas, vitalistas e especulativas.
1. OS GRANDE PERIODOS DA FILOSOFIA
1.1. Pré-socráticos os filósofos anteriores a Sócrates, viviam na Grécia no século VI a. C., os criadores da filosofia ocidental. Fase que corresponde a época de formação da civilização helênica, nova mentalidade, com base na razão, e não mais no sobrenatural, na tradição mítica.
1.2. FILOSOFIA CLASSICA
A filosofia da Grécia antiga teve nos sofistas e em Sócrates seus principais expoentes.se distinguem pela preocupação metafisica, ou o interesse político em criar cidade harmoniosa e justa, que favorece a formação do homem e da vida de acordo com a sabedoria.
Safistas, filosóficos contemporâneos de Sócrates, o Protágoras de abdera, e gorgias de Leontinos, acumulando enciclopédia sendo educadores pagos pelos alunos.
Pretendem substituir a educação tradicional, com o objetivo de formar guerreiros atletas, por uma nova pedagogia, com o propósito de formar cidadão da nova democracia ateniense.
A arte da retorica, falar bem e com respeito qualquer assunto.
Por não ter nenhum documento só restou o testemunho de Platão, Sócrates leva para o homem a filosofia da sua natureza e define, o universo como objetivo da ciência. A procura metódica da verdade identifica com a moral. Divide-se em duas partes:
Ironia- go grego – pergunta, forçando o seu locutor que ignora o que pensava saber.
Ignorância – Sócrates tem de extrair do interlocutor a verdade contida em sua consciência
Eles afirmam que as ideais são próprias do conhecimento intelectual, realidade metafisica platonismo. Tentando expor sua teoria utiliza-se de uma alegoria, o mito da caverna, simbolizando o mundo sensível, a prisão, juízes de valor, só se percebe as sombras das coisas. O exterior é o mundo das ideias, do conhecimento racional ou cientifico.
1.3 FILOFIA MEDIEVAL
Retomando as ideais de Platão, Santo Agostinho identifica o mundo das ideias com os da divina. Através da iluminação,
Que o homem recebe de Deus o conhecimento das verdades eternas. Essas correntes filosóficas recebe o nome de patrística, pois eram elaboradas pelos padres. Durante os séculos V e XIII predominou a escolástica, os conjuntos das doutrinas oficiais da igreja, influenciados pelos pensamentos de Platão e Aristóteles. Os representantes de escolástica, eles se preocupam em conciliar a razão e a fé.
2. FILOSOFIA ANALITICA
Filosofia analítica não é exatamente um movimento homogêneo no pensamento contemporâneo, mas um conjunto de tendências. Uma denominação genética plenamente justificada, conforme diante dos problemas filosóficos, que determinam uma determinada atitude.
Com suas concepções, a filosofia analítica se liga tradicionalmente empirista anglo-saxônica.
FILOSOFIA INDIANA
Diferente dos gregos, os hindus desprezam a física e a cosmologia. Em favor da ontologia sendo considerados os fundadores da lógica e da metafisica.
Filosofia indiana denomina-se genérica um conjunto de concepções, teóricas e sistemática desenvolvido pelas civilizações subcontinente indiano. Os três conceitos que fundamentam, o pensamento filosófico indiano o eu, ou alma ( atman) as ações (karma), e a libertação ( moksha). Sepando a charvaka (materialismo radical) as filosofias indianas.
ALUNA: LILIANE NAVARRO PEDRACA
DISCIPLINA: FILOSOFIA