Resumo de FILOSOFIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Bacharel em Teologia
Apologética
Apologética é a ciência ou disciplina racional que se esforça por apresentar a defesa da fé religiosa, existindo dentro e fora da Igreja Cristã.
Um teólogo que tenha estudado filosofia torna-se um melhor teólogo. Agostinho ensinava que a filosofia é uma criada útil que pode ser empregada a serviço da fé religiosa, estabelecendo-a e defendendo-a. Tomás de Aquino foi um apologista refinado.
Quando a Igreja enfrenta os ataques dos ateus, agnósticos, empiristas radicais, positivistas, relativistas, então se torna mister que a apologética continue sendo considerada um ramo da teologia cristã.
Pais da Igreja cujas obras defenderam o cristianismo: Aristides defendeu o cristianismo contra o paganismo. Tertuliano: atacou a filosofia com argumentos filosóficos.
Os estilos da apologética são dois: subjetivo e objetivo. No subjetivo não se acredita na razão, é somente pela graça. Por exemplo: Lutero, Pascal, Bruner, Barth e Kierkigaard. Objetivo: acredita que a razão pode levar até Deus, exemplo, Tomás de Aquino, Butler, Willian, Paley.
A escola da revelação reconhece a importância da razão, mas insistem que ela foi gravemente enfraquecida necessitando da ação do espírito santo. São eles: Agostinho, Calvino, Kuyper, e Carnell.
São varias as questões polêmicas que envolvem a Bíblia, como: os seis dias da criação, a questão do criacionismo Bíblico, e o evolucionismo moderno, o surgimento do homem na ciência e na Bíblia, a questão do dilúvio.
A arqueologia tem jogado luz em algumas questões Bíblicas, como a questão do dilúvio e da descoberta de cidades antigas.
A Bíblia confirma a Bíblia, afirmando assim a existência do dilúvio que encerra varias lições morais para a nossa edificação: a obstinação humana que ama mais o pecado de que a Deus, a desobediência e rebelião do coração humano. Todo pecado será castigado.
Noé foi salvo pela fé, Deus não destruirá este mundo com a agua, mas tudo estará reservado para o fogo.