Resumo de FILOSOFIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
O termo antropologia deriva do grego, fruto das palavras: antropos = homem, e logia = estudo.
Antropologia é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.
A curiosidade de conhecer povos exóticos, de saber como viviam e pensavam motivou o nascimento da antropologia. Embora seja uma ciência nova, ela já existia no período da filosofia pré-socrática, já que alguns filósofos já estudavam as relações sociais entre as pessoas.
Duas disciplinas muito relacionadas com a antropologia são a arqueologia pré-histórica (É um ramo de estudos da Arqueologia, especializado na Pré-história.) e a linguística (É a área de estudo científico da linguagem).
A sociologia, pode até certo ponto ser similar a antropologia.
A diferença fundamental entre a sociologia e a antropologia é que, enquanto sociólogos estudam as sociedades, os antropólogos estudam culturas.
Os gregos rejeitam a hipótese da criação, a visão do homem como ser criado por Deus, é comum ao judaísmo e ao cristianismo.
O homem começa a ser estudado através do método das ciências naturais por Lineu e Georges-Louis Leclerc, conde de Buffon. As suas teorias influenciaram duas gerações de naturalistas.
Cultura é o complexo no qual estão incluídos conhecimentos, moral, leis, costumes, crenças, artes, e quaisquer outras habilidades e costumes obtidos pelo homem como membro da sociedade." A cultura é um legado que o homem recebe ao nascer.
A herança cultural não se confunde, porém, com a herança biológica.
Diferença entre herança biológica e herança cultural:
A Herança biológica é uma característica registrada no gene de um ser vivo, oriundo de seus geradores, Já a herança cultural é um conjunto de valores de socialização entre as gerações.
Sentidos de cultura:
1. A cultura entendida como modos de vida comuns a toda a humanidade. Exemplo: a linguagem (todos os homens falam, embora se distingam os idiomas ou línguas faladas) o de dormir, o de comer, o de ter uma atividade econômica.
2. a cultura entendida como modos de vida peculiares a um grupo de sociedades com maior ou menor grau de interação, como o vestuário chamado ocidental, que é comum a franceses, a portugueses, a ingleses.
3. a cultura entendida como padrões de comportamento peculiares a uma dada sociedade, (O terceiro sentido é formado pelo conjunto de padrões de determinada sociedade, por exemplo, aqueles padrões culturais que caracterizam o comportamento da sociedade do Rio de Janeiro; ou as peculiaridades que assinalam os habitantes dos Estados Unidos.)
4. a cultura entendida como modos especiais de comportamento de segmentos de uma sociedade complexa. Exemplo: São certos costumes que, dentro da sociedade do Rio de Janeiro, apresentam os habitantes de Copacabana, os de uma favela.
Aculturação: processo de modificação cultural de indivíduo, grupo ou povo que se adapta a outra cultura ou dela retira traços significativos. Por exemplo em São Paulo, existem mais restaurantes japoneses com alimentação oriental do que, rodízios de carnes.
A antropologia da religião abrange o estudo das instituições religiosas em relação a outras instituições sociais, e da comparação de crenças e costumes religiosos em diferentes culturas.
Etnoteologia é a área de estudo comparada com a apresentação do evangelho e os modelos culturais relevantes na cultura receptora.
No campo da etnoteologia, a antropologia cultural ajuda-nos a estabelecer uma teologia verdadeira.
Cosmovisão : Modo particular de perceber o mundo, a maneira pela qual elas entendem o mundo ao seu redor.
Na Etnoteologia vemos que cada cristão entende a teologia num conjunto cultural.
Um mito é uma explanação tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, intensamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião.
Mitos Cosmogônicos:
Geralmente, os mitos mais importantes numa cultura, e que se tornam modelos para os demais mitos, são os que tratam da origem do mundo e da vida, um grande questionamento da humanidade.