Resumo de GEOGRAFIA BIBLICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
DISCIPLINA: GEOGRAFIA BÍBLICA-resumo
Alice Damasceno Santos
A Geografia do Mundo Bíblico
A geografia Bíblica é parte da Geografia Geral que se ocupa com o estudo sistemático das diferentes áreas da superfície da terra que fizeram parte do cenário Bíblico.
A Geografia Bíblica é de grande importância, ela auxilia o estudante das Escrituras Sagradas através de esclarecimentos quanto aos grupos humanos, as características físicas, os recursos econômicos e as transformações políticas das diversas regiões citadas na Bíblia. Também permite localizar e situar os relatos Bíblicos no espaço em que estes ocorreram, contribuindo para a reconstrução dos eventos.
O MUNDO BÍBLICO:
O mundo Bíblico compreende todos os povos antigos mencionadas na Bíblia, e que habitavam nas regiões do Mediterrâneo. Fazem parte dessas regiões a Península Ibérica, a ocidente, e o atual Iraque, a oriente. Nestas regiões hoje encontram-se: Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, os diversos países balcânicos, Turquia, Egito, Israel, Jordânia, Líbano, Síria, Iraque, Irã, Arábia Saudita e vários emirados árabes .
PRINCIPAIS ÁREAS DO MUNDO BÍBLICO:
Mesopotâmia é uma vasta região localizada no oeste asiático, marcada pela presença dos rios Tigre e Eufrates. Nesta área, surgiram grandes e poderosos impérios: o Sumério, o Acadiano, o Babilônico e o Persa.
Península Arábica - extensa península que se estende desde o rio Nilo ao Golfo Pérsico no sentido oeste-leste e no sentido norte-sul desde a Síria até o Golfo Arábico. Na parte ocidental da Arábia também chamada Arábia Pétrea, se desenvolveu um importante reino, o de Sabá. Também foi onde os israelitas peregrinaram durante 40 anos, e onde foi dada a lei por intermédio de Moisés e em cujo cimo morreu Arão.
Egito – A sua posição geográfica é o nordeste da África; tendo ao norte o mar Mediterrâneo, a leste partes da Palestina e Arábia está separado pelo mar Vermelho ao sul, antigamente a Etiópia, hoje o Sudão, e a oeste a Líbia, com o seu imenso deserto, também conhecido pelo nome de Saara. O Egito foi o lugar da longa permanência dos descendentes de Jacó. Dentre os quais Deus levantou Moisés, a quem preparou para ser o libertador do seu povo.
Canaã ou Palestina - é uma faixa de terra estreita e montanhosa entre a costa do Mediterrâneo e a orla do deserto, desde Gaza, no sul, até Emat, no norte, às margens do Orontes. Canaã significa "terra da púrpura". Reunia a Síria e a Palestina. Nesta área se estabeleceram os filisteus, os fenícios, e os próprios hebreus.
A necessidade da Geografia Bíblica.
Boa parte das Escrituras Sagradas tem caráter histórico e em quase todas as suas páginas encontram-se referências geográficas, que precisamos ter conhecimento para que possamos compreender melhor o texto bíblico, aí está à necessidade da geografia Bíblica.
REGIÕES BÍBLICAS
Muitas são as regiões ligadas aos fatos bíblicos, elas estão exatamente no centro do mapa-múndi, onde houve o início da criação, o surgimento das primeiras civilizações, dos idiomas, do povo hebreu, etc. Onde também nasceu Jesus o salvador da humanidade. Algumas dessas regiões são:
Assíria era uma subdivisão da Mesopotâmia, um planalto montanhoso o qual recebeu esse nome de Assur, neto de Noé. Do qual também provavelmente os assírios eram descendentes. Os assírios eram conhecidos em todo o mundo por sua crueldade, pois não se satisfaziam em matar os inimigos mas gostavam de esfola-los até a morte; eles iam mutilando a pessoa até que morresse, furavam olhos, cortavam línguas e orelhas, escalpelavam, arrancavam o rosto das vitimas deixando-as vivas com a face do crânio a vista.
Babilônia ou Caldéia - O território da Babilônia, também uma subdivisão da Mesopotâmia, era bastante compacto. Região baixa e alagadiça, extremamente fértil devido ao lodo depositado pelos rios Tigre e Eufrates. Seus primeiros habitantes foram os sumérios. As fertilidades de boa parte deste território, como nas margens dos rios e na mesopotâmia, possibilitaram o surgimento de grandes civilizações, como o chamado povo babilônico.
Pérsia Era uma pequena região situada a nordeste do Golfo Pérsico, a sudeste da Babilônia e Elão, ao sul da Média. Esta região foi o cenário dos acontecimentos descritos no livro de Ester.
Grécia - praticamente é uma península localizada no sudoeste da Europa e dentro do mar Mediterrâneo. Banhada a leste pelo Egeu, ao sul pelo Mediterrâneo, e a oeste pelo Jônico; a Macedônia ficava ao norte. Os gregos são descendentes de Java, neto de Noé, que foi pai dos jônicos. A Grécia foi outro palco de atividades missionárias do apóstolo Paulo.
Egíto - é uma das mais antigas civilizações da humanidade, considerado pelos pesquisadores o berço da humanidade, a qual a Bíblia declara ser a Mesopotâmia. As tribos primitivas habitavam nessa região. Com o crescente nomadismo surgiram pequenas comunidades que depois se tornaram cidades onde muitas delas se agruparam formando dois reinos, o do alto Egito no sul, e o baixo Egito no norte.
Ásia era a província romana que ocupava a parte ocidental da Ásia Menor e incluía os países da Mísia, da Lídia, da Cária, e, às vezes, parte da Frígia, bem como as ilhas adjacentes. Limitada pelo mar Egeu e pelas províncias da Bitínia, da Galácia e da Lícia. Foi outro palco da atividade missionária de Paulo e seus companheiros. Também era onde se encontravam as sete igrejas da Ásia, mencionadas no Apocalipse.
Galiléia – corresponde a parte do atual Estado de Israel atualmente limita-se ao sul por Samaria e pela região do Carmelo, a leste pelo rio Jordão, a norte pelo rio Leontes e a oeste pelo mar Mediterrâneo. Divide-se em duas áreas: a alta Galiléia e a baixa Galiléia.
Mesopotâmia - está situada na região delimitada pelos rios Tigre e Eufrates, no sudoeste da Ásia. Na antiguidade abrangia o território do atual Iraque, ficando ao norte a cordilheira dos Taurus, que a separa da Armênia, ao sul o golfo Pérsico, a oeste a Assíria e a leste a Síria. O limite entre as regiões norte, montanhosa, e a sul, plana, era a zona de Bagdá, onde mais se aproximam os rios Tigre e Eufrates. Os romanos as denominaram, respectivamente, Mesopotâmia e Babilônia.
PLANICIES E VALES DO MUNDO BÍBLICO:
Planície do Acre: Planície de Sarom: Planície da Filístia: Planície de Sefelá: Planície de Armagedom. Vale do Jordão: Vale de Jezreel: Vale de Acor: Vale de Aijalom: Vale de Escol: Vale de Hebrom: Vale de Sidim: Vale de Siquém: Vale de Basam e Vale de Moabe.
PLANALTOS E MONTES DO MUNDO BÍBLICO: Planalto central: Planalto oriental: Planalto de Basam: Planalto de Gileade: Planalto de Moabe. Monte Sião, Monte Moriá, Monte das Oliveiras, Monte da Tentação, Montes de Efraim, Monte Ebal, Monte Gerizim, Montes de Naftali, Monte Carmelo, Monte Tabor, Monte Gilboá, Monte Hatim, Monte de Gileade, Monte de Basam, Monte Pisga, Monte Peor, Monte Sinai.
DESERTOS E MARES DO MUNDO BÍBLICO: Deserto do Sinai, Deserto de Neguev, Deserto da Judéia, Desertos de Jericó, Bete-Aven e Gabaom. Mar Mediterrâneo, Mar morto Mar da Galiléia, Mar Vermelho Mar Egeu, Mar Jônico, Mar Negro, Mar Cáspio, Mar Aral, Mar de Baleares e Mar Tirreno.
CIDADES BÍBLICAS
Dentre as inúmeras cidades mencionadas na Bíblia, podemos citar algumas, que foram palco do cenário Bíblico: Belém da Judéia, Berseba, Cafarnaum, Hebrom, Jericó, Jerusalém, Jope, Megido, Ninive. Siquém, Sodoma, Gomorra e Ur dos caldeus.