Resumo de GEOGRAFIA BIBLICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Geografia Bíblica
A palavra geografia, etimologicamente, significa "descrever a terra", Geo + Grafia, esta ciência até o século 19 limitava-se a descrever a terra, mas após esta época passou também a explicar os fatos.
Neste sentido, à Geografia subdivide-se em diversas outras disciplinas: a Geografia Humana, a Geografia Econômica, a Geografia Física, a Geografia Política e a Geografia Histórica, entre outras.
A geografia bíblica, portanto é uma disciplina muito importante, pois auxilia à todos que querem conhecer melhor à história Sagrada é o texto bíblico através de esclarecimentos quanto aos grupos humanos, às características físicas, os recursos econômicos é às transformações políticas das diversas regiões citadas na bíblia.
Sua importância e extrema para quem queria entender o texto, pois quase todos os textos bíblicos citam cidades, regiões, províncias, planícies, montanhas, rios, vales, estradas, territórios, impérios, viagens, densidade demográfica e pluviométrica, guerras, climas, etc.
A própria bíblia dá muita importância à história , à maioria dos fatos bíblicos possuem âncoras fincadas na história, a maioria dos livros dos profetas citam a época em que foram escritos, tais referências ou ligações históricas, procuram comprovar a veracidade dos relatos e juntamente no texto pode-se notar centenas de citações geográficas, pode-se facilmente através da narrativa bíblica fazer um paralelo entre as histórias bíblicas é seculares.
Esta é a ciência que permite ao homem conceder o seu próprio meio ambiente é não só o comando terrestre, a que está exposta à luz solar, mas o próprio interior da terra também objeto de estudo da geografia, pois ele influencia e é também influenciada pelo exterior, à geografia também estuda os climas, umidade, temperatura, terras férteis, ventos, ela auxilia à navegação, à agricultura, etc.
O estudo da geografia está também presente na teologia, pois há realmente um interesse no conhecimento das diferentes áreas relacionadas com à Sagrada Escritura.
O território onde aconteceu os fatos bíblicos está exatamente o centro do mapa-mundi, lá houve a criação, o surgimento das primeiras civilizações, dos idiomas, do povo hebreu, etc, e também nasceu o Salvador da humanidade Jesus.
A manutenção da vida na terra é determinada essencialmente pela presença é pelo movimento da água. À hidrografia é à hidrologia estudam a distribuição, circulação é composição dessa substância na superfície terrestre. Conjunto da massa de água que cobre a maior parte da superfície terrestre. “Em sentido estrito, parcela dos oceanos adjacente a terras emersas."
Israel possui três Mares: Mediterrâneo, Morto e da Galiléia, este último apesar de designar-se como Mar, é na verdade um lago.
A pesca é abundante em suas águas, encontram lá aproximadamente 22 espécies de peixes.
Os lagos podem ter origem em influências tectônicas, litorâneas, fluviais, atividades vulcânicas é glaciárias, entre outras.
Clima é o conjunto de estado da atmosfera próprios de um lugar que em contato com as massas continentais e oceânicas, provocam fenômenos como aridez, umidade e precipitações. Climatologia é a disciplina que descreve os climas e traça sua gênese proporcionando dados para ciências aplicadas como à meteorologia.