Resumo de GEOGRAFIA BIBLICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Nome: Ronivaldo dos Reis Andrade
Curso livre: Bacharel em Teologia
Geografia Bíblica
A palavra geografia, etimologicamente significa: descrever a terra. Geo (terra), grafia (descrição). Esta ciência até o século dezenove limitava-se a descrever a terra, mas após esta época passou também a explicar os fatos.
A geografia subdivide-se em diversas outras disciplinas. A geografia humana, econômica, física, a politica, a histórica, etc.
A geografia Bíblica ocupa-se do estudo sistemático do cenário da revelação Divina e da influência que teve o meio ambiente na vida de seus habitantes.
A região que denominamos de mundo Bíblico situa-se nas regiões conhecidas como oriente médio ou mediterrâneo.
Principais áreas do mundo Bíblico: Mesopotâmia, Península Arábica, Egito, Canaã, Europa.
A Igreja Católica Romana pregava o geocentrismo na idade média e quem ousasse pensar ou pregar outra coisa qualquer sofreria todos os rigores do satânico do santo oficio e de sua diabólica santa inquisição.
Galilei desferiu um golpe no geocentrismo e foi acusado de heresia pela Igreja de Roma.
Iluministas e Renascentistas voltam-se contra a Bíblia, pois a oposição da Igreja Católica aqueles que eram contra o geocentrismo faz com que ela seja incompatível com a razão e com o bom senso.
A geografia moderna divide a terra de Israel em cinco principais planícies: Planície do Acre, Planície de Sarom, Planície da Filisteia, Planície de se felá, Planície de Armagedom.
Na Palestina a chuva cai somente durante certo período do ano, a paisagem é recortada por muitos vales estreitos e leitos de riachos que só possuem água durante a estação chuvosa.
Os principais vales da Palestina: Vale do Jordão, Vale do Jesrel, Vale de Escol, Vale de Aijalom, Vale de Acor, Vale de Hebron, Vale se Sidim, Vale de Sequem, Vale de Basam, Vale de Moabe.
No território de Israel existem grandes planaltos: central e o oriental.
São os seguintes montes: montes de Judá, Sião, Moriá, Oliveira, da tentação, Efraim, Ebal, Gerizim, Naftali, Carmelo, Tabor, Gilboá, Hitim, Transjordaniano, Gileade, Basam, Pisga, Poor, Sinai.
Os desertos são: do Sinai, Neguev, da Judeia, de Jerico, Bete-avem e Gabaom.
Hidrografia é a ciência que estuda as massas de água da superfície da terra, sejam fluviais, lacustres, marinhas, oceânicas ou glaciais. A hidrologia encarrega-se do estudo qualitativo das águas continentais e de sua dinâmica: Rios, torrentes, Lagos e geleiras.
Israel possui três mares: Mediterrâneo, Morto e da Galileia. Este último é na verdade um lago.
Mar mediterrâneo aparece nas escrituras com outro nome, Mar grande, Mar ocidental, Mar dos filisteus, Mar de jafa. É um Mar continental situado entre a Europa. Ásia, e a África. Comunica-se com o oceano Atlântico através do estreito de Gibraltar.
O Mar Morto: no texto Bíblico é chamado de Mar salgado, sua quantidade de sal chega a 25% e impede suas águas de possuírem vida. O mar Morto é um lago tectônico Salgado. Situado na mais profunda depressão das terras emersas do planeta.
Mar da Galileia. Na verdade trata-se de um lago de água doce, é conhecido como mar por causa de seu tamanho e violentas tempestades. Está localizado no vale do Jordão.
Existem outros mares como o Mar vermelho, o Mar Egeu, o Mar Jônico, O Mar Negro, o Mar Cáspio, Mar Aral, Mar de Baleares, Mar Tirreno.
Israel tem poucos rios e muitos dos seus rios aqui no Brasil seriam conhecidos como riacho ou córregos, são eles: rio Gelus, Quisom, Canaã, Gaás, Soreque, Besor, Querite, Cedrom, Lamarque, Jaboque, Arnom.
O clima de Israel é muito variado, o que influencia muito sobre a vida das pessoas, no inverno pode nevar em Jerusalém, enquanto que em Jericó, a trinta quilômetro pode fazer forte calor.
A humanidade possui duas narrativas sobre a origem e desenvolvimento do idioma: 1- Narrativa Bíblica: sobre a torre de Babel. 2- Os estudos da linguística.
Os impérios que ocorreram na história de Israel: Império Egípcio, Império Assírio, Império Babilônico, Império Medo Perso, Império Grego, Império Romano.
Regiões Bíblicas: a Província Romana da Ásia, Canaã, Região da Galileia.
Cidades Bíblicas: Belém, Berseba, Cafarnaum, Hebron, Jericó, Jerusalém, Jope, Megido, Nínive, Sequem, Sodoma, Gomorra, Ur dos Caldeus.