Resumo de HAMARTIOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Resumo da matéria Hamartiologia
Hamartiologia é a doutrina do pecado, e é considerada uma das mais importantes doutrinas da teologia crista, pois ocupa-e a ressaltar a condição que o homem está em função do pecado, demonstrar sua impossibilidade em agradar a Deus, com o objetivo de demonstrar que o homem está perdido e abismado em relação a Deus, e que, sozinho não pode fazer nada para alterar essa realidade
Ao tratar do homem como criação de Deus, pode-se chegar a conclusões como essa: Existe uma dignidade latente no homem. Existe algo de realmente grandioso no homem. Mas deve-se ressaltar que isso é apenas perceptível no homem original. Não podemos elevar o homem às alturas, pelo fato de que hoje não está na mesma condição, está destituída de Deus, alheio à Sua Vida. É como um belo pássaro livre gravemente machucado, tem asas, mas não pode voar.
Estudando a matéria entendemos claramente sobre a queda do homem, definição do pecado, depravação do homem e conseqüências da queda.
O pecado é um inimigo que seduz, escraviza, produzindo desejos que não podem ser satisfeitos. E o remédio para o pecado é nada menos que a morte de Cristo na cruz. Os resultados do pecado abrangem todo o terror do sofrimento e da morte.
As Escrituras ensinam que o pecado é real e pessoal, que se originou na queda de Satanás, um ser pessoal, maligno e ativo, e que através da queda de Adão, propagou-se entre a humanidade, ao qual denominamos de pecado original.
Eva fora enganada pela serpente, mas Adão, parece ter pecado em plena consciência. É importante perceber que o pecado deles começou na sua livre escolha moral, e não na tentação ( a que poderiam ter resistido). A serpente embora os tenha incentivado a pecar, não colheu o fruto tampouco os forçou a comê-lo. O casal optou por assim fazer.
O primeiro pecado da humanidade abrangeu todos os demais. As conseqüências foram o isolamento, autodefesa, culpa e banimento.
O homem foi punido; assim como a mulher e a serpente. O homem comerá do pão, com o suor do seu trabalho; a mulher sentirá dor na hora do parto e a serpente se rastejará e comerá pó e pequenos animais. Isto trouxe a morte a todos os seus descendentes; e a separação de Deus.
Pela paixão, morte e ressurreição de Jesus muitos serão feitos justos.
Os pecados podem ser cometidos contra Deus, contra o próximo, contra eu próprio ou contra alguma combinação destes. O pecado pode ser confessado e perdoado. A atitude pecaminosa inutiliza a oração. O pecado pode ser ativo ou passivo.
Pecado de fraqueza venial: tem origem no desejo dividido, usualmente após uma luta contra a tentação, constituem menos afronta a Deus.
Pecados presunçosos (mortais): são cometidos com intenção profundamente iníqua; há a possibilidade do perdão se houver pleno reconhecimento e arrependimento deste.
O próprio Jesus ensinava que há um pecado sem perdão, o pecado imperdoável a blasfêmia contra o espírito Santo.
O pecado leva-nos a conseqüência da culpa e do castigo.
O castigo da culpa pode ser: individual ou pessoal e comunitária.
A culpa pode ser objetiva refere-se a transgressão real; a subjetiva refere-se as sensações de culpa numa pessoa que pode ser sincera ou insincera.
A penalidade , ou castigo, é o resultado justo do pecado.
Jesus nos ensinou que cevemos perdoar sempre. Deu-nos o exemplo na cruz: " Pai, perdoai-os; pois não sabem o que fazem ".
Um pastor deve saber analisar o pecado de seus membros, e saber orientá-los para a reconciliação e o perdão.
Resumo da matéria Religiões comparadas
Religião comparada é o ramo do estudo das religiões dedicado à comparação sistemática entre as doutrinas e práticas religiosas. Em geral, o estudo comparativo da religião aborda uma compreensão mais profunda a respeito das preocupações filosóficas fundamentais, tal como a ética, a metafísica e a natureza e forma da salvação. Esse tipo de estudo propõe uma compreensão mais rica e sofisticada das crenças e práticas humanas em relação ao sagrado, espiritual e divino.
A matéria nos faz ver as diferenças dentro das diversas religiões.