Resumo de HAMARTIOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Faculdade Teológica das Assembleias de Deus
Curso Livre de Graduação
Aluno: Francisco de Paula Mesquita
Curso: Bacharelado em Teologia
Disciplina: Hamartiologia
RESUMO
O conceito de Hamartiologia é o ensino bíblico a respeito do pecado. O pecado foi iniciado ao homem por meio de a tentação; Deus criou todas as coisas e viu que tudo era muito bom, e fez o homem segundo a sua imagem, a imagem de Deus o criou... E viu Deus, que tudo o que fizera, era muito bom... (Gênesis, 1. 27 – 31). Deus fez o homem para ser feliz e sem pecado, mas como deveria o homem ter liberdade de escolha, o deixou no Jardim do Éden, certamente o deixou livre para obedecer ou deixar de obedecer a suas recomendações; recomendação, essa, que a própria mulher repetira à serpente: 2 – “Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 – mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: dela não comereis, nem tocareis nele, para que não morrerás” (Gênesis, 3. 2 e 3). A mulher não resistindo à curiosidade e a tentação não só aceitou o desafio do inimigo que ao usar a serpente para seduzir a Eva, que comeu do fruto e ofereceu a Adão que também assumiu os riscos. È como bem escreveu o autor dessa apostila, em Conceito Geral de Hamartologia: o pecado é sedutor e tal forma que, quanto mais pecamos, ainda mais nos aprofundamos no pacado.
O Senhor Jesus, foi tentado por mais de uma vez, mas, não apenas resistiu, como rebateu com palavras sábias e que servem para o nosso aprendizado “E depois de jejuar quarente dias e quarenta noites teve fome 2. Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que essas pedras se transformem em pães 3 (Mateus, 4. 2 e 3).
A tentação: “Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal 15; se guardares o mandamento que hoje te ordeno que ames o Senhor, teu Deus, ande nos seus caminhos, e guardes mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízes, então viverás e te multiplicarás, e o Senhor, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la” 16 (Deuteronômio, 30. 15 e 16). Infelizmente vários pensadores de o Ismo, tentaram de formas diferentes, cada um, à sua maneira de pensar, com o intuito de desqualificar a teoria e ou a pratica do pecado; O ateísmo, o Hedonismo, o Determinismo, o Evolucionismo e até mesmo o cienticismo. Mas ao que parece apena contribuíram para agravar as consequências do pecado. Todavia, como houve o pecado, há a redenção por intermédio do arrependimento e o perdão concedido por meio do Sacrifício do Senhor Jesus Cristo.
Rio Verde, GO, 17.11.2018.
Francisco de Paula Mesquita
franciscopmesquita@outlook.com