Resumo de HAMARTIOLOGIA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
HAMARTIOLOGIA
Ensino a respeito do Pecado.
Descrever o pecado é uma tarefa difícil, pois a seu respeito tem as essências que torna o homem quanto mais mergulhado dentro do pecado, mais traz abismo para sua vida, vindo assim a incredulidade, o orgulho, o egoísmo, a rebelião, a corrupção moral e a luta entre a carne e o espírito, a idolatria são as combinações para o fundo do poço chamado pecado.
O pecado se torna trevas e as trevas são densas dentro do poço, o caminho do pecado só leva para dentro da escuridão.
Mas Jesus é a luz divina que consegue penetrar essas trevas. Jesus é o único remédio para o pecado, nada menos que sua morte na Cruz.
O primeiro pecado abrangeu todos os demais pecados, a afronta e desobediência a Deus, o orgulho, a incredulidade, desejos errados trouxeram uma submissão voluntária para o diabo.
Satanás ofereceu a Eva, as alturas da divindade, prometeu ao homem e a mulher que estes não morreriam, foi mais amaldiçoado que todas as criaturas e condenado à destruição eterna pela desobediência de Eva.
Pode dizer que todos pecaram e que todos estão corrompidos e necessitado de salvação, mas nenhuma culpa é infligida àqueles que ainda não pecaram na realidade.
Nem todas as pessoas pecam da mesma forma que Adão, mas o pecado de um só homem realmente traz a morte e transforma todos os pecadores.
Deus não criou o mal, porém realmente criou tudo que existe. Assim o mal não pode ter uma existência independente. O mal é a ausência ou perversão do bem.
A criação perfeita de Deus é mortífera quando o pecado lhe estraga o equilíbrio.
Da queda de Satanás e de Adão, surgiu todo o mal moral. Todas as doenças provêm em última análise do mal, porém não necessariamente do pecado daquele que está enfermo ou embora esse possa ser o caso.
Somente um relacionamento com Cristo pode suprir a expiação para apagar o pecado e o poder para viver uma vida segundo a vontade de Deus. O crente que ainda peca precisa confessar e se possível fazer restituição, não visando a absolvição, mas para reafirmar seu relacionamento com Cristo.
Uma força maligna real e pessoal está operando no Universo, contra Deus e contra o seu povo.
Um fato importante para todo crente, estar preparado para uma guerra espiritual, vemos hoje com muita frequência, o esfriamento espiritual e a abundância do pecado dentro das igrejas, o processo de pecado se alimentando de pecado é levado a efeito, através de muitos mecanismos. O ambicioso autor da iniquidade, Satanás é o antagonista principal desse drama maligno.
Como governante da presente era, ele tem procurado constantemente enganar, tentar, peneirar e devorar até mesmo por incitamento direto ao coração. A inclinação natural da carne, que ainda aguarda a redenção plena, desempenhando o seu papel nas tentações do mundo, apelando para o coração.
A igreja deve reafirmar sua identidade, a de uma comunidade de pecadores salvos por Deus, ministrando na confissão, no perdão e na cura. A humildade deve caracterizar todos os relacionamentos cristãos.
A profundidade sobrenatural do pecado devem levar a igreja a corresponder com a dedicação de todos os membros e o revestimento do poder milagroso do Espírito Santo.