Resumo de HERMENEUTICA
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Deve haver necessariamente um método de estudo das Escrituras, pois, já analisamos em detalhes as razões e a necessidade de ter um método adequado de estudo. O Texto Sagrado deve ser estudado seguindo um padrão, uma forma que seja correta e evite os desvios “teológicos”, devemos seguir um método que nos aproxime com exatidão da verdade bíblica. Se falarmos em método, falaremos em metodologia. Vejamos a definição de conceitos:
Método: 1. Procedimento organizado que conduz a certo resultado. 2. Processo ou técnica de ensino. 3. Modo de agir, de proceder. 4. Regularidade e coerência na ação.
Metodologia: Conjunto de métodos, regras e postulados utilizados em determinada disciplina e sua aplicação.
(Dicionário Aurélio, Século XXI, Editora Nova Fronteira, 2001).
O método para o estudo que prepara um pastor é conhecido como método histórico-crítico.
O que chamamos de histórico-crítico é o método de estudo e pesquisa bíblica que procura levar em consideração o contexto histórico que envolve o texto, fazendo uma análise e avaliação profunda, acurada (crítica) de todas as relações desta informação com o sentido original do texto. É importante notar a frase: “sentido original”, pois uma ênfase quanto ao sentido gramatical e histórico da narrativa bíblica é a meta ou alvo deste método. Realiza-se com o texto bíblico a tarefa de um pesquisador, o mesmo trabalho de um historiador que avalia um documento antigo com o propósito de compreende-lo, pois acreditamos que essa é a única maneira de encontrar o significado original do texto.
Deve-se, antes de tudo, ao estudar um texto levar em conta a época e a situação original em que o texto foi escrito. Considere: A Escrituras Sagradas é a palavra do Eterno dada através de pessoas históricas - Ele “falou pelos profetas” (Hebreus 1:1-2), portanto, o trabalho de compreender as Escrituras é o trabalho de um historiador, e a história é uma ferramenta de trabalho. O próprio texto bíblico, em geral, contém elementos históricos suficiente para nós dar uma idéia da situação original. Neste ponto dois elementos precisam ser levados em consideração quando tratamos das Escrituras Sagradas:
Elemento 1 – Sua particularidade histórica contrabalançada por sua validade eterna. O que isto significa? A particularidade histórica diz respeito ao que estava acontecendo na situação original, porém a relevância eterna leva em conta que mesmo em uma situação diferente, a mensagem original tem importância para cada geração posterior.
Elemento 2 – Nosso método é um método crítico porque requer o uso de nossas faculdades mentais em raciocínios, julgamentos, estudos, pesquisa, esforços. Lembremos que a Eterna Inteligência e Bom Censo de Deus estão refletidos em Sua Palavra. É necessário que usemos a inteligência que ele nós deu para compreende-la. A palavra: “crítico” tem geralmente um sentido negativo, não queremos usa-la nesse sentido. O método é crítico porque pretende avaliar os resultados obtidos e em construir um pensamento correto, portanto, é uma crítica construtiva e nunca contra as Escrituras.
Sendo assim, a tarefa de um teólogo na sua aproximação da Bíblia é dupla; Primeiro, um teólogo deve descobrir o que o texto significa originalmente, esta tarefa tem um nome científico, é chamada de exegese. Em segundo lugar, devemos aprender a discernir o mesmo significado na multiplicidade de contextos novos ou diferentes dos nossos próprios dias, esta é a tarefa da hermenêutica. Em definições clássicas você poderá encontrar que a hermenêutica abrange ambas tarefas, mas em tratados mais recentes a tendência tem sido separar as duas.
Para um estudo correto, na forma e no método de estudo de um teólogo, exegese é ler e explicar os textos sagrados em empatia com os escritores bíblicos. O teólogo é primeiramente, no estudo exegético, um historiador que analisa os documentos. Todavia, o teólogo deve ir além da análise puramente interpessoal, ele deve assumir a fé que o escritor possuía para entender seus escritos e sua forma de pensar. Exegese no método de um teólogo é um trabalho: científico, crítico, histórico, literário e espiritual, sendo que, a ordem destes fatores poderá ser primeiramente espiritual, sem deixar de usar o resto das ferramentas.
A seguir, devemos acrescentar que a hermenêutica é necessária para a exegese. Exegese é uma palavra que vem da língua grega, sendo composta da preposição EK (de) e da forma substantiva do verbo HEGEOMAI (ir, guiar, conduzir) e significa “conduzir para fora” o sentido original de um texto. Na exegese nos procuramos entrar no texto (EIS), e ficar nele (EM), para então sairmos dele (EK) tirando lições para nós. A hermenêutica é a síntese dos resultados da exegese, tornado-a relevante para o leitor, ou auditório.
A inescrutabilidade – O que isso significa? (Deuteronômio 29:29) Existem coisas que nunca saberemos agora, deste lado da eternidade. Diante disso devemos ter especial cuidado ao lidar com o que não foi claramente revelado nas Escrituras, não estamos autorizados a fazer conjeturas ou construir suposições sobre assuntos obscuros, pois muitas coisas foram guardadas sob o conhecimento apenas de Deus. (Atos 1:7, é um exemplo disto).
O que se requer de um teólogo é um trabalho em três etapas: Estudar (exaustivamente o texto), compreender (o texto no seu contexto histórico) e explicar (com exatidão e correção).