Resumo de HERMENEUTICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
Faculdade Teológica das Assembleias de Deus
Curso Livre de Graduação
Aluno: Francisco de Paula Mesquita
Curso: Bacharelado em Teologia
Disciplina: Homiletica
RESUMO
Homiletica – Arte do bem falar; teoria da eloquência; quando no meio religioso, pede ser definido como a arte da construção e entrega (comunicação) de um sermão. Homilia é a prática sobre assuntos religiosos.
A homilética, como arte de pregar não deve ser privilegio do pastor, o leigo pode e deve aprender no mínimo, noções de homilética, pois o auxilia no conhecimento e na arte de pregar o evangelho, vez que essa comissão de o “ide” de Jesus, não foi delegada exclusivamente aos pastores e ministros, mas, a todos quantos tomarem conhecimento da Salvação.
Já que mencionei quanto ao aprendizado e conhecimento por parte dos leigos, é bomlebrar de qua há uma diferença entre homilética e hermeneutia, enquanto a homilética é a arte de construir um sermão ou arte do bem falar, a hermenêutica é a arte de interpretar textos, porém é necessário que se tenha conhecimentos de ambas, pois com o conhecimento da interpretação do texto, se tem maior facilidade na construção e na comunicação do sermão.
A pregação também tem sua história, que se deu por volta dos anos (445-425 a.C), depois de o exilio na Babilônia começou-se a praticar a homilia primitiva que desenvolveu por ocasião de novos aspectos na vida judaica (Neemias, 13.1-3).
O pregador – Não deve ser comodista quanto ao minucioso exame das Escrituras, pois do conhecimento de causa (da verdade) depende o sucesso do pregador; mesmo que Jesus tenha dito, “Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do Céu e da terra, porque ocultasse estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos” Mateus, 11. 25; e que Paulo haja dito de que a “letra mata, mas o espírito vivifica”, não faz surgir o motivo para não se estudar e buscar o conhecimento.
Oração de nada adiantaria ser eloquente, construir um discurso bem estruturado e o comunicar com entusiasmo, se não tem o dom do Espirito Santo, o discurso ou sermão (haja o que for), cairá por terra; é como semear em lugar inapropriado, pois, perde a semente e consequentemente a mão de obra. Além a busca constante em orações, o pregador deve dominar o assunto do qual irá entregar ao público, isto, com embasamento bíblico, com o devido conhecimento de que realmente domina o assunto, e que tenha experiências pessoais e, principalmente testemunho, pois de nada adianta pregar sobre uma vida totalmente alheia á minha vivencia.
Firmeza no assunto planejado. – Quando se vai construir um sermão deve seguir uma linha de raciocino e o estruturar para ser comunicado dentro da ordenação.
Francisco de Paula Mesquita
franciscopmesquita@outlook.com