Resumo de HERMENEUTICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FACULDADE TEOLÓGICA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
HERMENÊUTICA
INTRODUÇÃO A HERMENÊUTICA
Todos nós precisamos aprender a interpretar as Sagradas Escrituras, assim como precisamos saber interpretar qualquer outro texto. Devemos nos sentir livres diante do texto para que ele nos conduza e nos forneça as informações que almeja transmitir. Para tanto, necessitamos conhecer os elementos que fazem parte da constituição de um texto, ou seja, precisamos decifrar o “subconsciente do texto”, isto é, descobrir o que o texto mantém nas entrelinhas e quais são as suas intenções. Mas para chegarmos lá é preciso esquadrinhar o texto, perguntando-se pelo autor, pelo destinatário original, a intenção do autor, o conteúdo da obra, quem é o destinatário atual, quem lê o texto hoje, como decifrar as partes “obscuras” do texto, e qual a intenção do leitor atual ao lê-lo. São questões que devem ser respondidas se quisermos fazer uma análise séria de um texto bíblico.
HERMENÊUTICA BÍBLICA
É a arte e a interpretação da linguagem. O objetivo é tornar o autor contemporâneo do leitor, aproximando-os à compreensão da mesma época. O leitor deve compreender o escritor na época em que o texto foi escrito e não na época em que o texto está sendo lido.
Pregar e ensinar bem a Palavra de Deus traz consigo a necessidade de interpretar de forma correta as santas escrituras. Mas, o que significa “interpretar o texto sagrado”? Podemos definir “interpretação bíblica” como sendo “o ato de entender corretamente o texto sagrado, ou seja, saber o que de fato o escritor, inspirado pelo Espírito Santo, desejava transmitir para os seus leitores ou ouvintes originais e como o texto se aplica aos nossos dias”.
A correta interpretação bíblica é um fator fundamental para que as nossas palavras tenham crédito diante daqueles que nos ouvem. Nos dias atuais estão faltando, principalmente nos púlpitos das igrejas, pessoas que preguem a Palavra de Deus com ousadia e poder de persuasão (convencimento) como fazia e ensinava o apóstolo Paulo: Atos 18:4 – E todos os sábados na sinagoga, e convencia a judeus e gregos. Atos 19:8 - E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do reino de Deus. II Coríntios 5:11 - Assim que, sabendo o temor que se deve ao Senhor, persuadimos os homens à fé, mas somos manifestos a Deus; e espero que nas vossas consciências sejamos também manifestos.
OS PROBLEMAS DA INTERPRETAÇÃO BÍBLICA
Palavra em II Coríntios 4.1-2 - POR isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos, v2 Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.; Há três maneiras de torcer a Palavra de Deus:
a) Omitindo parte dela e ignorando que a toda Bíblia é a Palavra de Deus e, por isso, sua mensagem
deve ser aceita integralmente;
b) Acrescentando ideias pessoais às verdades sagradas, alterando o conteúdo da mensagem original;
c) Forçando um texto a dizer algo que não condiz com o seu contexto e nem com os pensamentos do autor.
Interpretar a Bíblia não é uma tarefa simples. Por exemplo, como saber se uma passagem foi escrita apenas para o público alvo original ou também se destina às gerações posteriores? Em que situações uma passagem bíblica pode ter mais de um significado? Nesse caso como descobri-lo? Visto que existem interpretações diferentes das profecias bíblicas, como vamos saber qual provavelmente é a mais correta?
O ESPÍRITO SANTO E A INTERPRETAÇÃO BÍBLICA
A iluminação do Espírito Santo não visa ser um atalho para se chegar ao conhecimento bíblico, nem um substituto para o estudo sincero da Palavra de Deus. Pelo contrário: é à medida que estudamos as Escrituras que o Espírito Santo vai nos fornecendo o entendimento espiritual. Salmos 32:8-9 - Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; aconselhar-te-ei, tendo te sob a minha vista. V9Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio; de outra forma não se sujeitarão.
Um teólogo deve ser conhecido com um profundo conhecedor da Bíblia. Temos conseguido viver isto em nossa vida, nossa experiência diária. Este conhecimento de nada nos aproveitará se não traduzirmos este conhecimento em vida.
Neemias 8:8 - E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse.
AGOSTINHO APOLINÁRIO DO CARMO
DOUTORANDO EM TEOLOGIA CRISTÃ
INSCRITO 2018103559/2018