Resumo de HERMENEUTICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FACULDADE TEOLÓGICA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
HOMILÉTICA
RELAÇÃO ENTRE HOMILÉTICA E A HERMENÊUTICA
Enquanto a hermenêutica é a ciência e a arte de interpretar, a Homilética é a ciência e a técnica de comunicar ou expor a mensagem bíblica. A palavra Homilética vem do grego HOMILIA, que significa persuasão, falar, etc. Assim sendo, muitos definem a Homilética como “A Arte de Pregar”. Trabalharemos agora com a Homilética.
INTRODUÇÃO A HOMILÉTICA
DEFINIÇÃO
A palavra “homilética”,significa “conversar com”, “falar”. A homilética é a ciência da qual a arte é a pregação e cujo produto é o sermão. Homilética é a ciência que ensina os princípios fundamentais de discursos em público, aplicados na proclamação e ensino da verdade divina em reuniões regulares congregadas para o culto divino. É a ciência que trata da análise, classificação, preparação, composição e entrega de sermões.
Sem dúvida, a homilética é uma arte – já que exige força criativa –, que consiste na aplicação e adaptação dos princípios gerais da retórica à elaboração e transmissão do sermão. Assim sendo, podemos chamar a homilética de “retórica sagrada”. Retórica (eloquência ) é a arte de falar bem, visando a instrução e principalmente a persuasão. O objetivo da retórica é convencer e, o instrumento de que dispõe é a palavra.
HOMILÉTICA
Em termos de aprendizado, o púlpito é o ponto principal de contato entre a instituição de ensino e a Igreja. No entanto, precisamos estar atentos para não confundir a sala de aula com o púlpito. A exegese visa nos habilitar dentro dos recursos metodológicos, a compreender o texto a fim de podermos transmiti-lo de forma fidedigna. Isto nos conduz à outra disciplina, a Homilética.
A homilética se propõe a utilizar alguns dos recursos da retórica para a transmissão da Palavra de Deus; desta forma, podemos dizer que a retórica é o gênero e a homilética é a espécie.
Se a retórica visa convencer o homem quanto a qualquer tema; a homilética, diferentemente, procura oferecer recursos para que possamos convencer – humanamente falando –, o homem quanto à necessidade de arrependimento e fé em Jesus Cristo.
O SERMÃO
ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE O SERMÃO
O sermão não é uma mensagem impessoal a seres impessoais, antes é a Palavra de Deus transmitida através de homens a uma determinada comunidade, que vive dentro da concretude histórica de seu tempo. Na pregação estamos compartilhando a Palavra de Deus com pessoas que comungam conosco a mesma fé ou, que são desafiadas a fazê-lo em Cristo. Não podemos fazer de nosso púlpito uma arma para disparar tiros certeiros contra pessoas específicas; antes, transmitimos a Palavra que, pelo Espírito, é poderosa para converter, corrigir, transformar e edificar.
A nossa mensagem não se caracteriza pela tentativa de dizer ao povo o que ele quer ouvir, mas sim, em responder as suas indagações espirituais mais profundas que, no conviver
diário da fé, podemos auscultar. O sermão deve estar atento às necessidades de nossos ouvintes. Qualquer que seja o seu método, o homem prudente começará com alguma necessidade humana e tentará ir ao encontro dela com a verdade divina.
Todo sermão deve ser baseado num texto bíblico e devemos nos fundamentar nele. A
autoridade da pregação é derivada da Palavra e fomos chamados a pregar a Palavra. Deus opera através da Sua Palavra. A pregação é, em última instância, a repetição das Escrituras. A
pregação tem que ser exclusivamente bíblica. Hermisten Maia Pereira da Costa.
O pregador, que se aproximou da Bíblia com seriedade, e a estudou com seriedade, prega a mensagem com seriedade. Boa parte dos pregadores tem o hábito de começar com uma piada para, segundo eles, “quebrar o gelo”. Parece que alguns moram na Sibéria porque há muito gelo e muita piada. Humor é uma coisa. Pândega é outra. Esta metodologia não é sua fuja dela.
AGOSTINHO APOLINÁRIO DO CARMO
DOUTORANDO EM TEOLOGIA CRISTÃ
INSCRITO 2018103559/2018