Resumo de HERMENEUTICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FIC SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA
1000
CURSO LIVRE DE GRADUAÇÃO
BACHARELADO
DISCIPLINA: ESCATOLOGIA
Hermenêutica e a escatologia
A hermenêuticas estuda as regras de interpretação bíblica sendo necessária no trabalho, e a escatologia trabalha as profecias e passagens difíceis de compreender, sendo necessário conhecer os dois principais métodos de interpretação.
O alegorismo e o literalismo eles são muitos utilizados.
1.1 alegorismo
Tem raiz platonismo sendo que o alegorismo judaico, é a origem, defende que a interpretação é dividida em três aspecto literal, nível do corpo, moral, nível da alma, alegórico e nível espiritual. Clemente defendia cinco pontos da interpretação de um texto: histórico, doutrinário, profético filosófico e místico.
Podemos dizer que o método é aquele que conhecemos o texto naturalmente, dando um sentido segundaria anulando a interpretação primaria. Mais ela deve ser rejeitada pois ele tem que interpretar a bíblia.
O literalismo
Conhecido como método histórico- gramatical difere do alegorismo, ele interpreta as palavras e frases de uma maneira comum como eles se apresentam.
A definição do dr J.D. pentecost :
O método literal da interpretação, mesmo sentido básico de cada palvra, costume normal, de modo oral ou conceitual.
Único método com exatidão que sastifaz as exigência bíblicas, não modifica a ideia inicial, explicando de maneira coerente. Deus elaborou a bíblia, afim de os homens conhecerem seus propósitos e mandamentos.
Eu sou o pao da vivo que desceu do ceu, se alguém dele comer, viverar eternamente, claro que jesus não é uma videira ou um pao, ou sua carne comida, mais o que o texto expressam é o fato da comunhão, ao que o homem precisa ter em cristo.
Um exemplo do texto com linguagem figurada, não pode ser levado ao pe da letra, uma verdade literal.
Lucas 19:40, mas ele lhe respondeu: assseguroi-vos, se calarem, as próprias pedras clamarao, pedra não fala, é para advertir o clamor do povo.
OS JUDEUS E O LITERALISMO
Através dos profetas eram passados ao povo os mandamentos e advertências de Deus, eles interpretavam a palavra de Deus, era literal os métodos que os judeus usavam para interpretar o oraculo de Deus.
Os judeus guardavam as profecias, sobre a vinda do messias( gn 3.15). aliementando a esperança da nação.
O LITERALISMO NO NOVO TESTAMENTO
Jesus e os discípulos interpretaram os livros do antigo testamento de maneira literal. Jesus disse ao dozes dicipulos: eis que subimos para jerusalem e vai cumprir-se ali tudo quanto esta escrito por intermédio dos profetas, no tocante ao filho do homem. Eles acreditavam que a morte de cristo era literalmente o cumprimento das profecias do antigo testamento.
O literalismo na historia da igreja
Mesmo com a envação dos tempos mais as escrituras por eles são interpretadas como era por jesuse seus dicipulos.
ENTRE OS REFORMADORES
Na idade media a igreja católica romana dominava a interpretação bíblica, reconhecida como a única capaz de fazer corretamente:
Com a reforma protestante, o método literal retorna com grande força, este método pelos lideres. Weldon E. Viertel.
Calvino dizia a primeira responsabilidade de um interprete, é transmitir o que de fato aquilo quer dizer. Mostrar a mente do escritor. Seus princípios a interpretação, o sentido literal ( grmatico-historico.).
DISPENSACIONALISMO E SUAS ALIANÇAS
Durante determinado tempo da historia os pactos realizados por Deus, permanecem ate hoje.
Dispensações é um período de tempo, deus estabelece diferentes maneiras de tratar com seu povo, os pactos estabelecidos por Deus. As alianças e pactos tem suas características relativas e diferentes relativo ao seu cumprimento.
O discpensacionalismo demostra o plano de Deus , através dos séculos por períodos, elas, são diferentes e interligadas tratando do mesmo contesto, a revelação de Deus ao homem.
AS ALIANÇAS E A ESCATOLOGIA
Nas alianças, abraamica, mosaica, palestina e davidica, implicações escatológicas, que explicam discursoes em áreas doutrinarias.
A raiz dos demais veio através da aliança com abraao, deus prometeu a posse da terra, confirmado pela aliança davidica. Sendo que sua descendência sera toda abençoada.
ALIANÇA ABRAAMICA
Ora disse o senhor a abrao, sai da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrarei, de ti farei uma nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Se tu auma benção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem, em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênese 12.6-7.
A aliança de Deus com abraao tem uma condição inicial ele precisa sair da terra tem que obedecer a ordem de Deus.
ALIANÇA PALESTINA
O ponto central desta aliança é a possessão da terra prometida a decendencia de abraao, por causa da desobediência foi perdida, mas o novo pcto trouxe a reafirmação da promessa.
a) Deus tirar israel do cativeiro
b) Restituída a terra pela posse eterna
c) Muita prosperidade
d) Deus convertera a todos
e) Uma proteção total sobre os inimigos.
A promessa de Deus se manterá para sempre e inabalável,
ALIANÇA DAVIDICA
A aliança de Davi é ligada a abraamica, através do profeta nata Deus apresenta as ordem de Deus, por isso Davi no seu coração tinha o desjo de construir um templo ao senhor, mas Deus não permitiu, mas fez outra aliança:
a) Deus lhe deu um filho ( salomao)
b) Após sua morte salomao assumiria
c) O templo seria edificado por salomao
d) Deus amaria esses filho
e) Deus teria misericórdia de seu filho, mesmo com suas transgressões.
f) Sua casa descendência, seu reino e trono seria estabelecido
NOVA ALIANÇA
Deus tinha uma aliança com moises, deus prometeu benefícios exclusivos a nação de israel. Eis que dia vem diz o senhor em que farei um concerto novo com israel. e judar. Diferente do que aqueles que deus fez com os pais, quando tirou eles do egito. O milênio é literal diferente dos amilenistas, uma nova aliança, sendo que os menores defendiam o milênio abordados futuramente.
O TEMPO DO FIM
Alguns estudiosos buscam na bíblia, sinais e eventos da vinda de cristo, ou o arrebatamento da igreja.
Mateus 24
Aqui se encontra grandes problemas na volta de cristo, os dicipulos perguntam a jesus: dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal e que sinal hevera da tua vinda e da consumação do século ( mt 24 : 3).
Uma pergunta dupla ou dizem triplas, diante destes ensinos sobre o futuro, somente na palavra tem a revelação.
Quanto ao arrebatamento não crêem que este ocorrerá, pois vêem a volta de Jesus como sendo uma, sendo esta localizada no fim do tempo para ressucitar os mortos salvos e juntamente com os fiéis vivos leva-los ao céu; neste mesmo momento entendem que serão ressurretos os ímpios de todos os tempos que com os não salvos vivos comparecerão ao juízo final para serem condenados, desta maneira para o amilenista haverá duas ressurreições universais, uma única para a salvação e outra para a condenação, o que tem sido difícil de ser provado
Liliane navarro pedraca