Resumo de HERMENEUTICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
HERMENÊUTICA
Ciência, técnica que tem por objetivo a interpretação de texto religiosos ou filosóficos.
Narração de fatos notáveis, ocorridos na vida dos povos em particular e da humanidade em geral. Conjunto de conhecimentos adquiridos através da tradição mediante documentos da evolução da humanidade .
A hermenêutica é a arte e a interpretação da linguagem aproximando a compreensão da mesma época ou seja esclarecer tudo que existe de obscuro.
Por falta de conhecimento é possível ensiná-la (historia) de forma errada. Há uma grande diferença entre e interpretação e aplicação.
Os princípios de Estudo da hermenêutica são a base para uma teologia sadia e bíblica.
Nas escrituras, nós temos uma revelação necessária e não revelação absoluta, pois Deus não nos revelou tudo, apenas o necessário para a nossa salvação.
A bíblia conquanto tenha mantido os estilos pessoais de expressão e liberdade dos escritores humanos é a palavra de Deus em suas fontes originais, toda e totalmente inspirada por Deus mediante o Espírito Santo, sem nenhuma diferença qualificativa na inspiração de qualquer de seus livros. Sua linguagem não foi dada acima da compreensão humana, pois se assim fosse perderia sua finalidade que é revelar Deus ao homem.
Quando o Espírito Santo iluminava a mente dos autores sagrados, iluminava também o pensamento expresso nas palavras, é por isso que os próprios autores bíblicos fazem questão de realçar vocábulos da bíblia.
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça (2 Tm. 3:16)
O racionalismo queria demonstrar seu ponto de vista através da crítica textual. Eles concluíram que a mesma crítica literária tinha possibilidade de ajudar a entender melhor o Evangelho. Contribuíram para isto os progressos das novas ciências da psicologia e da arqueologia. Então surgiu o método crítico histórico que começou a ser usado no sentido positivo pelos teólogos cristãos.
Na inspiração a personalidade do profeta é preservada, sua linguagem é preservada, sua maneira de escrever também é preservada.
Os profetas não estavam preocupados com com o aspectos científicos históricos, geográficos, etc, mas com uma mensagem espiritual.
O propósito da bíblia, revelar a pessoa de cristo, informar ao ser humano os meios providos por Deus para a salvação do homem.
Deus fala através das Escrituras não para sermos eruditos, mas no propósito de nos tornarmos cristãos.
A bíblia sagrada não contém uma revelação total de Deus, mas uma revelação parcial daquilo que é necessário para a nossa salvação.
A hermenêutica tem designado a diciplina que estuda e sistematiza os princípios e técnicas com as quais partindo de determinados pressupostos, se busca compreender o sentido original do texto bíblico.
Isto significa que a compreensão das escrituras não é necessariamente automática e espontânea, é sim o resultado da ação iluminadora do Espírito Santo por um lado e por outro do Estudo diligente da língua e do contexto histórico em que foi escrita.
As escrituras também revelam por ensino direto e por inúmeros exemplos que o coração do homem é mais enganoso do que todas as coisas e desesperadamente corrupto. Há também o espírito do erro. (1 João 4.6)
Para a hermenêutica existencialista o importante mesmo não é o texto, mas o que está por trás dele, não interessa tanto o que o texto diz (historicamente), mas o que ele quer dizer (existencialmente).