Resumo de HERMENEUTICA
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
RESUMO – 25 Homilética
A homilética é considerada a arte de pregar, a arte de utilizar os princípios da retórica com a finalidade específica de falar sobre o conteúdo bíblico. Os estudos da homilética são acompanhados pelos teólogos, que aprendem a preparar e apresentar os sermões e pregações bíblicas de maneira mais eficaz.
Enquanto a hermenêutica é a ciência e a arte de interpretar, a Homilética é a ciência e a técnica de comunicar ou expor a mensagem bíblica.
É muito importante que o pregador conquiste o público com a sua mensagem, e as pessoas vibrem com a sua experiência e autoridade.
O pregador é o veículo chave do anúncio da Palavra de Deus, portanto, tem que ser eficiente no ministério da Palavra.
A consagração é um fator importante na vida do pregador, este deve se consagrar à Oração, à Igreja e à Palavra.
Ainda, o pregador deve ter conhecimento “bíblico, histórico, científico, filosófico, etc”, para uma boa segurança intelectual.
Existem quatro tipos básicos de sermões: Sermão Temático, Sermão Textual, Sermão Expositivo e Sermão Biográfico.
A mensagem por melhor que seja, sem a unção e o Espírito Santo não conseguirá atingir o coração do homem, eis que: É o Espírito Santo que convence o pecador e não a lógica do pregador; As ilustrações são importantes, mas nunca substituirão a Palavra de Deus; A arte e a técnica não substituem a inspiração divina.
- A necessidade e a essência do culto.
No culto, o homem acha a razão da sua existência. Ele foi criado para a adoração. “O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre”.
O culto foi instituído e ordenado por Jesus Cristo. Quando a igreja se reúne para louvar, orar, pregar a Palavra e celebrar os sacramentos, ela simplesmente obedece.
O culto é suscitado e expresso pelo Espírito Santo. A salvação provoca adoração. O perdão restaura a capacidade de adorar, anteriormente perdida por causa do pecado.
No ato do culto aprendemos a ser cristãos. Ele é a escola por excelência do cristão. Por fim, o culto traz paz, descanso e cura para a alma dos fiéis.
A essência da adoração é o amor. É totalmente impossível adorar a Deus sem amá-lo.
Mateus 22: 37 - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Os principais elementos de culto são: a Bíblia, a oração, a música, os sacramentos e as ofertas.
- O Senhor Jesus, de fato, foi o mais importante pregador que já existiu, o principal expoente que já andou na terra, aquele que sabia tocar o profundo da alma do pecador, um modelo a ser seguido:
João 13: 15 - Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
Mateus 11: 29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
02/10/2018