Resumo de HISTORIA DE ISRAEL
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
CONCEITO GERAL HISTÓRIA DE ISRAEL
Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos de muitos gerações;... (Deuteronômio 32:7).
A terra de Israel (Eretz Yisrael) é o berço do povo Judeu. Uma parte importante da longa história do país se passou lá, com dois mil anos sendo registrado na Bíblia; lá, sua Identidade Cultural, religiosa e nacional foi formada, e sua presença física foi mantida através dos séculos, mesmo após a maioria do povo ter exilado. Durante o longo período de dispersão, o povo judeu nunca cortou nem esqueceu sua conexão com a terra. Após o estabelecimento do Estado de Israel em 1948, a independência judaica, perdida dois mil anos antes, foi renovada.
Quarenta anos após do êxeto do Egito, o povo de Israel liderado por Josué, derrotou o Rei de Arode e conquistou a cidade de Arode (Hormá). (Número 21: 1-3). Na transjordânia, contornam os reinos de Edom, Mabe e Amom. Nesse tempo, Balaque era rei de Moabe. Derrotaram Sion, rei de Hesbon, na batalhade Hesbon. Derrotam Ogue, rei de Basã, na batalha de Edrei – Profeta Balaão, de Petor. (Número 22: 2,3).
A primeira cidade de Canaã a ser conquistada foi Jericó, e depois, foi a cidade de Ai (junto de Betel, a cananéia Luz). As muralhas de Jericó foram destruídas de dentro para fora possivelmente por um violento sismo (Josué 6: 20 – “as muralhas da cidade desabaram”), não existindo acordo à data da conquista. Garstang calcula que a conquista terá ocorrido por volta de 1440 AEC, por sua vez, Watzinger e K. Kenyon crê em que terá ocorrido em 1550 AEC. (Briant Wood, “Quando os israelitas conquistaram Jericó?” na Biblical Archaea logical Review de Março/Abril, Pag. 57).
Israel liderada por Josué derrotou a coligação liderada pelo rei de Hazor, conquistou a cidade-estado de Hazor, no norte de Canaã, foram executados seus habitantes, e por fim, a cidade foi incendiada. (Josué 11: 1, 14).
A arqueologia em Israel; envolve a investigação sistemática de todos os resquícios do passado do país-da pré-história até o fim do domínio otomano. A grande quantidade de restos visíveis, enterrados no solo, são a ligação física entre o passado, o presente e o futuro do povo judeu no seu país. Essa corrente histórica interligada pode ser observada em todo o país. Jerusalém, a capital de Israel, tem sido o foco de uma intensa atividade arqueológica e registros de 5.000 anos de história foram revelados.
Séculos XVll até Vl – tempos Bíblicos AEC (AEC – Antes da era comum) C. Séc. XVll – Abraão, Isaac e Jacó, os patriarcas do povo judeu, se estabelecem na terra de Israel. A fome força os israelitas a emigrar para o Egito.
AEC. Séc. Xlll – Moisés lidera os israelitas na saída do Egito, seguido por 40 anos de peregrinação no deserto; a Torá, incluindo os dez mandamentos. É recebida no Monte Sinai. Os israelitas se estabelecida na terra de israel – C. 1020 – A monarquia judaica é estabelecida; Saul é o primeiro rei. C. 1000- Jerusalém torna-se a capital do reino de Davi. C. 960 primeiro templo, centro nacional e espiritual do povo judeu, é construído em Jerusalém pelo rei Salomão. C. 930 – Reino dividido: Judá e Israel. C. 722-720 Israel é destruído pelos assírios; 10 tribos exilados (dez tribos perdidos). E 586 – Judá é conquistada pela Babilônia. Jerusalém e o primeiro templo são destruídos; a maioria dos judeus é exilada. C. 538 – 142 períodos Persa e Helenístico, muitos judeus retorna da Babilônia; templo é reconstruído. A terra é conquistada por Alexandre, o grande; domínio helenístico. Revolta dos Macabeus (Asmorreus), independência judaica sob dos Asmorreus. 63 anos a. C. Jerusalém capturado pelo general romano Pompeu. 63 AEC a 313, domínio romano – Hrodes, rei vassalo romano. Templo de Jerusalém é reformado.
- Era comum c. 20 a33 – Ministério de Jesus de Nazaré
Domínio estrangeiro: Domínio Bizantino, Domínio Árabe, Dominação dos Cruzados, Domínio Manseluco, Domínio Otomano, Domínio Britânico, (1918 – 1948). 1948 – Estado de Israel. Etc.
A Religião em Israel é uma das principais características nacionais, representando uma base fundamental da formação cultural e social de seus habitantes. A religião têm desempenhado um papel central na história do país. O Estado judeu é o único país do mundo onde a maioria da população é seguidora do judaísmo. O cristianismo e o islamismo também têm presença significativa de fiéis entre os cidadãos israelenses.
(Para mim aluno, a história de Israel e uma das mais grande e fascinantes. Levaria semanas para contar quase tudo).