Resumo de HISTORIA DE ISRAEL
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
A historia de Israel é a deslumbrante promessa de Deus a um determinado povo, e a melhor forma de entendermos o surgimento , o crescimento, a descendência , a cultura , suas conquistas e derrotas é se aprofundando no maior relato deixado pelos nossos antepassados e que são escritos inspirados por Deus.
Segundo a Bíblia podemos começar esta linda e marcante história falando sobre um dos patriarcas muito conhecido pelo grande evento ocorrido em seu tempo, o Dilúvio, Noé foi um homem escolhido por Deus para dar início a terceira das sete dispensações conhecida como a era do governo humano.
Filho de Matusalém , o homem que mais viveu na bíblia até 969 anos, Noé viveu cerca de 3.000 mil anos + - a.c salvou a sua família no dilúvio em obediência a Deus, e foi o propulsor da nova geração pós diluviana juntamente com seus três filhos : Sem ,Cam e Jafé
Sem foi o pai dos Semitas, a descendência dos Hebreus
Cam foi o pai dos Cananitas, porém, depois de um fato desagradável que encontramos em GN 9:18-28 nos deixa relatado o triste acontecimento que Noé depois de ter plantado uma vinha , bebeu do vinho, se embriagou e deitou nu, Cam , um de seus filhos, diante daquela situação que encontrava o seu pai , correu a chamar os seus irmãos , Sem e Jafé , para mostrar-lhes a nudez do próprio pai, os quais, cobriram-no com uma capa para não trazer mais vergonha a família.
Passado o efeito da bebedeira, Noé libera uma palavra profética para seus filhos dizendo: pelos atos de Cam, ele será amaldiçoado e será escravo dos seus irmãos, glorificou o Deus de Sem, tornando Cam escravo de Sem e de Jafé .
Depois destes acontecimentos , vamos para a terra de UR dos caldeus na mesopotâmia, cerca de 2.160 +- a.c Deus chama Abraão e lhe faz promessas, que faría de Abraão uma grande nação e sería bendita todas as familias da terra, e sua descendência sería incontável como as estrelas do céu e as areias do mar.
Sara, sendo avançada em dias, pede que Abraão tome sua escrava Agar por concubina, para que ele tivesse o prazer de ser pai, isso acontece , e Agar gera Ismael que é o pai dos ismaelitas , ou seja os árabes mulçumanos.
Anos depois Deus faz promessas a Abraão e Sara de um filho por nome de Isaque, extende esta promessa a seu filho que mas tarde gera Esaú e Jacó, tendo Jacó usurpado a bênção da primogenitura luta com Deus no vau de Jaboque e é abençoado , tem o seu nome mudado para Israel e de Jacó vem as doze tribos de Israel.
Dos doze filhos que representavam doze tribos, José foi vendido e foi levado para o Egito, a única terra que tinha mantimentos, mas tarde todos vão para o Egito e se cumpre a promessa que Deus tinha feito a Abraão, que a sua descendência sería escravizada em terras extrangeiras , mas que Deus iría julgar seus opressores.
Esse período de escravidão durou 400 quatrocentos anos , e cerca de 1500 a.c Deus levanta um libertador por nome de Moisés o qual foi escolhido por Deus para trazer libertação para o seu povo
Depois de tantos acontecimentos , cerca de 2 milhões de pessoas incluindo homens, mulheres velhos e crianças saem libertos pelas mãos do Senhor rumo a terra prometida, a terra que mana leite e mel.
Agora Israel pela sua desobediência ao invés de percorrer um trajeto que duraria de 30 a 40 dias, eles passam 40 quarenta anos aprendendo com o Senhor , no deserto Deus estabelece o decálogo, que são as leis para que não haja transgressão , Deus apresenta um modelo de culto e a forma que quería ser adorado, um Deus de relacionamento , proteção e provisão , quando não deixava que suas roupas nem seus calçados desgastassem , quando enviava a nuvem da sheknah pela manhã e a coluna de fogo a noite, quando fazia água jorrar da rocha e maná vir do céu para alimentar o seu povo , foram 40 quarenta anos de aprendizado e conhecendo um Deus zeloso.
Porém Moisés vê a terra prometida mas não entra, Moisés morre e seu corpo é guardado por Deus , Josué sucessor de Moisés , era guerreiro valente, estratégico e fiel , sempre esteve ao lado de Moisés , até mesmo para unir o povo quando Moisés foi lêr os Dez mandamentos no pé do monte sinai , e foi este Josué que fora comissionado pôr Deus para a conquista de Canaã.
Canaã era formado por cidades estados , onde tinham seus povos , suas culturas religiosas e politicas e seus Reis, em alguns casos existiam cidades menos fortificadas que eram vassalas de outras, e até mesmo pagavam tributos para que seus reinos não fossem invadidos e suas terras não fossem tomadas.
No período da conquista, Canaã estava sendo ocupada por diversos povos, entre eles os: cananitas,Moabitas,Gibeonitas, Amonitas, amorreus, Jebuseus, Perizeus, Filisteus e sería estes povos que Israel teria de travar batalhas para tomar posse da terra que o Senhor já havía prometido aos vossos pais os (patriarcas).
Primeira cidade Jericó, Israel avança contra esta cidade , e pela ajuda de Deus e intermédio de uma meretriz israel conquista a vitória e toma posse da terra , e a mulher pôr nome de Raabe é agraciada por Deus e posta na genealogia do messias.
Começa a ser travadas batalhas , entre vitorias e derrotas , Deus agora estabelece o seu governo teocrático, com homens escolhidos por Deus, capacitados e dotados de qualidades, os Juizes são levantados por Deus para direcionar o povo , todas as vezes que Israel se encontrava em declínio espiritual , moral e em meio a derrotas , Deus levantava um Juiz para trazer concerto ao povo, e eles tornarem a conquistar territórios e serem vencedores nas batalhas.
Foi um Período cerca de trezentos anos, após a morte de Josué Israel ficou sem um líder nacional, as tribos mostravam-se independentes, e cada um fazia o que era direito aos seus olhos, oito Juízes foram levantados pôr Deus para defender principalmente a Justiça Civil.
Dentre estes, vou citar apenas alguns nomes: Gideão, Débora, Jefté e Sansão, após esse periodo, Deus levanta o Sacerdote Eli e o profeta Samuel que assinalam a transição de lideranças dos Juízes e o levantamento da monarquia Israelita.
O primeiro Rei de Israel foi Saul, Reinou 40 quarenta anos e era da tribo de Benjamin, logo depois Vem o reinado davídico, com o Rei Davi reinando 40 quarenta anos, governou sobre as 12 doze tribos de Israel e foi um grande Rei, incentivou os levitas e cantores e sacerdotes a buscar ao Senhor, e trouxe a arca da aliança para Jerusalém.
Depois de Davi , Salomão seu filho assume o trono, e tem a tarefa de construir o templo sagrado para adoração a Deus, Salomão reinou sobre Israel 40 quarenta anos e seu filho Roboão tenta assumir o trono, porém ele vem mais rigoroso que Salomão acerca de impostos , e tem uma forma muito rígida de governo, sendo assim , Israel não aceita ser governada por Roboão e conclama um outro Rei.
Um homem que já tinha sido profetizado , um dos homens influentes da nação e que tinha um bom discurso político, seu nome Jeroboão, e da mesma forma que fora profetizado aconteceu, certa vez Jeroboão se encontrou com um profeta e o mesmo rasgou sua capa em doze pedaços e disse que o reino sería dividido.
Pois bem , neste reino dividido , Jeroboão reinou sobre 10 tribos formando o Reino do norte, o reino do sul ficou com Roboão e duas tribos, Judá e Benjamin, o reino do norte teve nove dinastias governadas por 19 dezenove reis, entre meados de 924 a 722 a.c. foram cerca de 200 duzentos anos de reinado e a maior derrota deste reino foi pela desobediência, quando Samaria estava cercada e eles se entregaram ao exército Assírio, eles foram vencidos pela fome e pela peste e os que não morreram foram levados cativos para as regiões da Assíria e da Babilônia.
O reino do sul teve apenas uma dínastia , governada por 23 vinte e três reis, que demorou um pouco mas para ser atacado pelo império babilônico, por quê o reino do norte era como se fosse uma barreira, um escudo para o reino do sul.
O cativeiro babilônico durou cerca de 70 anos, mas trouxe uma grande lição para os Judeus, eles foram libertos da idolatria e da apostasia, durante esse período Deus levanta os profetas contemporâneos para levantar Israel desse declínio espiritual e reconstruir Jerusalem ,Esdras , Neemias, Isaías, Jeremias e muitos outros.