Resumo de HISTORIA DE ISRAEL
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FACULDADE TEOLÓGICA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
A HITÓRIA DE ISRAEL
CONCEITOS BÁSICOS DA HISTÓRIA DE ISRAEL
Nasce Abrão em Ur dos Caldeus, na Mesopotâmia, que viria a ser o patriarca do povo judeu, possuídos da promessa feita por Deus.
Isaque nasce (Gn 21.1-7). Como havia prometido Deus a Abraão, seria ele o primogênito de toda uma nação sendo um tipo de Cristo. Isaque casa-se com Rebeca e continua a genealogia de Jesus (Gn 24).
Nascem Jacó e Esaú, Jacó usurpa a bênção da progenitura de Esaú (Gn 27.1-45). Esaú ira-se contra Jacó e este foge em direção a Betel onde teve o sonho da escada com anjos. Jacó casa-se com Raquel, depois de ter sido enganado por Labão. Jacó e Esaú se reencontram. Jacó luta com Deus no Jaboque e tem o nome mudado para Israel Jacó teve doze Filhos que vieram a ser os doze patriarcas da tribo de Israel, e uma Filha, Diná.
O povo sai do Egito e vai em direção a terra prometida depois de verem os inimigos se afogarem no mar vermelho. No deserto as águas do mar se tornam doces há provisão de cordonizes, maná e água da rocha, depois disso surgem os problemas domésticos e externos, como a visita de Jetro e a batalha contra os amalequitas. Deus faz chamada ao pacto e dá o decálogo e as leis litúrgicas, também as leis civis e criminais e as leis morais e religiosas, Deus dá ordenanças a respeito do tabernáculo, que é cumprida mais adiante. É feito um recenseamento e Moisés envia espias à terra prometida. Morre Moisés ao avistar a terra prometida do cume de Pisga, no monte Nebo, nas campinas de Moabe.
NA TERRA DE CANAÃ
O povo de Canaã não foi organizado em fortes unidades políticas. Fatores geográficos, tanto quanto a pressão de nações circunvizinhas, no Crescente Fértil, que se utilizavam de Canaã como território tampão, explicam o fato de que os Cananeus jamais foram um império forte e integrado. Numerosas cidades-estados controlavam tanto o território quanto possível, com a cidade bem fortificada de forma a resistir a possíveis ataques inimigos, quando Canaã era atravessada por exércitos. Essas cidades com frequência evitavam ser atacadas mediante o pagamento de um tributo. Entretanto, quando algum povo vinha ocupar a terra, como Israel fez sob Josué, essas cidades-estados formavam ligas e se uniam para resistir ao invasor.
A religião de Canaã era politeísta. El era reputado como principal divindade Cananéia. Simbolizando como um touro entre um rebanho de vacas, o povo se referia a ele como “pai touro”, considerando-o criador.
O primeiro dentre os setenta deuses e deusas que eram tidos como prole de El e Asera era Hadade, mais comumente conhecido pelo nome de Baal, que quer dizer “senhor”. Como monarca reinante dos deuses, ele controlaria os céus e a terra. Por ser deus da chuva e da tempestade, ele era o responsável pela vegetação e pela fertilidade. Anate, a deusa amante da guerra, era sua irmã e consorte.
As Escrituras testificam sobre essa sórdida condição, mediante Numerosas proibições que foram dadas como advertências aos israelitas. Essa degradante influência religiosa já se evidenciava nos dias de Abraão (veja Gn 15.16 e 19.5). Séculos mais tarde, Moisés encarregou solenemente o seu povo de destruir os Cananeus – não somente para puni-los por causa de sua iniquidade, mas também para impedir a contaminação do povo escolhido por Deus.
AGOSTINHO APOLINÁRIO DO CARMO
DOUTORANDO EM TEOLOGIA CRISTÃ
INSCRITO 2018103559/2018