Resumo de HISTORIA DE ISRAEL
Warning: Undefined array key "admin" in /home3/teolo575/public_html/paginas/resumo.php on line 64
FIC SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA
400
CURSO LIVRE DE GRADUAÇÃO
BACHARELADO
DISCIPLINA: LIVROS HISTÓRICOS
os livros da lei registram o nascimento do povo de Deus, os livros históricos, que abrange um bom período de tempo, de Josué até éster. Os livros históricos relatam a conquista da terra prometida, e antes de Israel ser reis, também o governo dos juízes, Rute. O período monarca, o reino unido de Saul, Davi e Salomão. Como também seus valores históricos, são livros importantes, narram a história de Israel, os Fatos históricos, a palavra de Deus hoje. Neles as histórias do relacionamento com Deus e com a nação, revelando seu amor fiel e imutável por nos.
a) O livro de josue – mostrar o valor insuperável da obediência, o sucesso de israel da conquista da terra prometida, o comprometimento total da palavra de Deus, mas também o preço da desobediência
b) Juízes- mostra um estado irremediável de israel, não tinham períodos logos da obediência da vontade Deus, poucos períodos de obediência paz e sucesso, justificava a necessidade dos reis para israel.
c) Rute- o cuidado e soberania de Deus pelos fieis, através de uma única família Deus usou a fidelidade para realizar um milagre e dar a israel seu rei Davi.
d) Samuel- o início Mônaco em Israel, ele era profeta e juiz.
e) Reis- a história do monarca Salomão, e a queda de Jerusalém. A obediência e a desobediência.
Os demais livros são períodos pós-exílio, relatam a história de Davi, Salomão, e o reino de judar.
Os livros de Esdras e Neemias, restaurações, o governo pesar, os judeus que viviam na babilônia.
E o livro de Ester- cuidado e soberania de deus e proteção.
Nas escrituras o livro de Neemias forma unidade com Esdras, uns acreditam que ele é um autor complicado, jerônimo que traduziu a bíblia ao latim, honrou Neemias dando seu nome ao livro, onde Neemias significa “ Jeová consola” ele foi duas vezes governador da judeia, logo saiu da persia, para viver sua primeira missão no vigésimo ano de artaxerxes.
Seus períodos históricos cobertos por Esdras e Neemias são 110 anos. A reconstrução do templo do templo sob zorobabel, inspirado pela pregação de Zacarias e Ageu.
O mal que significa o culto a muitos deuses e atacam o pecado da associação pelos assírios cerca de 200 anos. A importância da rainha, Ester fato, de salvar o seu povo da destruição, mais também conseguir êxito para o povo, segurança e respeito num pais estrangeiro
Pérsia durante o período descrito no livro. Além disso, o apreço do autor pelos judeus, bem como seus conhecimentos dos costumes judaicos sugerem que ele era judeu. Naquela época, certo número de judeus ainda se encontrava na Babilônia sob o governo persa, embora tivesse liberdade para retornar a Jerusalém (Et 1-2) há mia de cinqüenta anos. A história se desenrola num período de quatro anos, iniciando no terceiro ano do reinado de Xerxesi.
Ele manipula o rei para que execute os judeus. Ester é introduzida em cena e Deus faz uso dela para salvar seu povo. Hamã é enforcado; e Mardoqueu, líder dos judeus no Império Persa, se torna primeiro ministro. A festa de Purim é instituída para marcar a libertação dos judeus.
A maturidade espiritual de Ester se percebe na virtude dela saber esperar pelo momento que Deus julgou adequado, para, então, pedir ao rei a salvação do povo e denunciar Hamã (5.6-8; 7.3-6). Mardoqueu também revela maturidade para aguardar que Deus lhe indicasse a ocasião correta e lhe orientasse. Em conseqüência, ele soube o tempo certo de Ester desvendar sua identidade judaica (2.10). Esta espera divinamente orientada provou se crucial (6.1-14; 7.9,10) e comprova a base espiritual do livro. mostrando assima liberdade do povo judeu, para a gloria de deus