Resumo de HOMILETICA
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Faculdade Teológica das Assembleias de Deus
Curso Livre de Graduação
Curso: Bacharelado em Teologia
Aluno: Francisco de Paula Mesquita
Disciplina: Exegese Bíblica
RESUMO
A Exegese é uma forma de comentário para esclarecimento ou interpretação detalhada de um texto ou palavra; como exegese bíblica, se refere especialmente a um comentário de um texto das Escrituras Sagradas (a Bíblia).
A Exegese tem interação com a Hermenêutica, que tem como definição “interpreta” e que através dos tempos sofreram inúmeras influencias e foi entendida diversamente através dos tempos; como tal, temos três tipos de “Exegese”: Rabínica, Protestante e Católica.
Na exegese rabínica os Judeus interpretavam a escritura ao pé da letra, por causa da noção de inspiração que tinham; um dos exemplos é o uso do paralelismo, se uma palavra não tinha sentido perceptível imediato, usavam artifícios intelectuais por que toda a bíblia tinha que ter uma explicação e, para tal usavam também da alegoria pura.
A exegese protestante surgiu do protesto de alguns cristãos contra a autoridade da igreja como intérprete fiel da Bíblia. Lutero instituiu o principio da “scritura sola” (traduzindo a escritura sozinha), sem tradição, sem autoridade, sem outra prova que não fosse a própria Bíblia. Desde então, os protestantes se dedicaram a um estudo mais aprofundado da Bíblia, antecipando aos católicos, todavia, o princípio posto por Lutero, fez com que se surgisse um grave erro de Hermenêutica, já que Lutero dissera para que cada um interpretasse a Bíblia conforme seu próprio entendimento, ou seja, conforme o Espírito Santo os guiasse.
A exegese católica de inicio se apegou demasiadamente na tradição usando mais tradição do que a própria Bíblia. Ainda no século XIX, havia a tendência do apego conservador apologético, o que se tornou alvo de duras critica por parte dos protestantes e a organização católica, preferiu rever seu sua metodologia de exegese o que levaram anos ou séculos para comentar o Novo Testamento.
A Hermenêutica pertence ao grupo de estudos centrados na Bíblia. É naturalmente a filosofia Sacra e precede imediatamente a Exegese. A Hermenêutica está para a Exegese, assim, como a teoria está para a prática, vez que a exegese é a aplicação metodológica dos princípios técnicos hermenêuticos.
Para uma boa exegese é necessário que se tenha conhecimento do significado etimológico das palavras, pois precede a todos os demais significados, no entanto, isso se torna um tanto difícil já que nem todos tem o conhecimento das línguas de origem. O ideal é estudar a Bíblia usando a metodologia de texto e contexto, toda a construção do discurso é formada por texto e contexto.
A exegese pode ser jurídica, quando interpreta às leis; pode ser literária, quando usada na interpretação de uma obra literária; sociológica, quando na interpretação de um fenômeno social e sagrada, quando na interpretação Bíblica.
Na exegese Bíblica, o exegeta deve buscar todos os recursos da exegese para investigar de forma científica e minuciosa o texto das Sagradas Escrituras para daí tirar a genuína verdade, “o genuíno leite espiritual”. “Desejai ardentemente como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele, vos seja dado crescimento para a salvação” (I Pedro, 2.2). A exegese consiste num comentário ou numa explicação par esclarecer textos ou passagens obscuras dos escritos antigos. Há diferença entre sermão e exegese; entre homilética e a prática exegética. O sermão é a elocução, a pregação, já a exegese deve ser a base ou alicerce dessa pregação. O produto final da exegese é a hermenêutica propriamente dita. Ela tem sido definida como ciência ou tipos, figuras, símbolos, bem como das situações sociais, culturais, religiosas, políticas, etc., dos tempos Bíblicos; todo hermeneuta deve partir da exegese bíblica para chegar à compreensão do texto.
A Bíblia fala na linguagem dos homens, segundo o modo de pensar e falar. Por isso o intérprete deve determinar o sentido das palavras. Ele precede então como na interpretação de outros escritos; faz uso das fontes internas (intra bíblicas) e das fontes externas (extra bíblicas), como, por exemplo, o estudo do texto, do pré-texto, e do pós-texto nos levará a conhecer todo o contexto e o uso dos termos em outros lugares e passagens paralelas etc.
Devemos ainda observar o sentido de ideias do autor do texto, o proposito do texto ou o proposito do autor; estilo literário do autor e muitas outras observações.
Referências Bibliográficas.
Foram usados textos da Bíblia ara, SSBB, Imprensa Bíblica Presbiteriana;
Apostila da de exegese desta instituição;
Apostila de exegese da Universidade da Bíblia.