Resumo de LIDERANCA
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Administração Eclesiástica:
Administração: ato de gerir, gerenciar, coordenar, liderar, comandar, providenciar, fazer dar certo, provocar lucro, estabelecer meios para que o sucesso seja alcançado, ter um propósito, a grosso modo administrar seria lubrificar a engrenagem para que todas as peças trabalhem num mesmo ritmo e esforço para que o objetivo seja alcançado, cada um no seu papel e função e todos no mesmo sentido e cabe à administração trabalhar cada setor, cada função, cada desígnio, para que tudo concorra para um desfecho satisfatório e cabe ao administrador estar inteirado de tudo e de todos que estejam imbuídos neste processo, nada pode fugir-lhe ou escapar-lhe, ele tem que estar atento a tudo e a todos pois apenas um erro pode por todo um processo a perder, a administração é sem sombra de dúvidas os olhos, os pés e as mãos de qualquer organização, pois sem um administrador toda ela está fadada ao fracasso.
Já que toda organização requer uma administração e consequentemente um administrador, com a igreja não seria diferente, pois ela é composta de todos os itens que formam qualquer outra organização.
A igreja envolve um numero impar de pessoas de todas as naturezas, classes sociais e culturais, envolve um setor financeiro e contábil,(só esse já justificaria a necessidade de uma administração), envolve trabalho em prol de um alvo e um meta a ser alcançada, não tem as mesmas bases de uma empresa pois a igreja é firmada em cima de pilares morais espirituais, invisíveis, mas existe toda uma conduta, e à frente desta conduta "um" que responde por ela, o pastor, e ele tem todo um ofício a exercer.
O que difere aqui de uma empresa é que o que ele administra pertence a Deus, a Bíblia o chama de mordomo, despenseiro, ele está zelando e cuidando de algo ou alguma coisa que em breve precisará devolver ou prestar contas ao verdadeiro dono, no caso aqui ele literalmente só administra mesmo, o sucesso, o alvo, o objetivo a ser alcançado foi previamente estipulado pelo Senhor Jesus, o qual é a salvação das almas, então o papel do pastor dentro da igreja é administra-la de maneira que leve o homem destruído a se tornar novo, confiável, fazendo dele uma pessoa de bem, reinserindo esse homem outrora desacreditado, na sociedade, aconselhando, orando, pregando, visitando, alimentando, vestindo, gerindo condições, estabelecendo limites e metas para esse homem, mas numa organização ninguém é onipotente ou onipresente, dai a necessidade da administração eficaz, cada um fazendo o seu papel, para que tudo concorra para um final efetivamente vitorioso.
A administração envolve todo um processo de antes, durante e depois, deve-se estudar os meios de se atingir seu alvo, quais táticas usar, quais ferramentas, tudo planejado, distribuído, pessoal preparado, designado cada um em sua função, líder competente e capacitado para estar a frente, pois um líder despreparado ou desmotivado põe tudo a perder.
No nosso caso falando em organização eclesiástica ou religiosa temos a responsabilidade de ir além, alargar as tendas e ter sucesso aqui e acolá, temos que observar o sucesso da mesma, em todos os setores, sem desmerecer nenhum, regendo a igreja como uma orquestra onde não é permitido nenhum desafino pois o mesmo seria fatal e percebido de todos, havendo sempre de haver sintonia fina entra a vida pessoal e religiosa, administrando de maneira prudente em todos os setores, remindo o tempo, pois o mesmo demanda custos, sem sobrecarregar os ombros de ninguém, o líder tem que ter o "feeling" para perceber quando algum setor está deficitário, se isso acontece, se alguém não faz o seu, compromete o serviço de todos, por isso principalmente numa igreja há de se levar em conta a prioridade, que é o bom andamento da obra de Deus, há de sempre o líder e seus liderados se reunirem, discutirem, elaborarem reuniões de retorno, de ajustes, para que se chegue sempre a um consenso e que o bom nome de Cristo não sofra, a Bíblia é recheada de exemplos e nomes bons e ruins de como administrar as coisas de Deus e sabemos muito bem qual dele seguir, e assim como a administração secular a eclesiástica segue os mesmos princípios: planejamento, delegação, estruturação, liderança, otimização, são algumas delas, seguindo esses princípios com certeza seremos bem sucedidos.
Em suma administração engloba todas as áreas, é a ferramenta primordial para se obter êxito em toda e qualquer organização seja ela secular ou religiosa.