Resumo de LIDERANCA
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Administração vem do latim (direção, tendência para) (subordinação, ou obediência). Designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo. Existem duas palavras chaves: gerenciamento e organização, segundo as palavras de Stoner e Feemam dizendo que é o processo de planejamento planejar , organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros, usando todos os recursos disponíveis para alcançar os objetivos. É uma ciência social. A administração já foi chamada a arte de fazer as coisas através de pessoas. Mary Parker Follet, administração apareceu como ciência no final do sec. XIX. Frederick w. Taylor , no sec. XVIII ; comprovou que a baixa produção e qualquer atividade se deve à falta de uma metodologia da produção . O termo bíblico para administração (gr.Oikonomos) 10 vezes no novo testamento, sendo traduzida por mordomo, administrador é como tesoureiro; (gr.Oikonomia) 9 vezes na bíblia sendo traduzida para administração casa oikos e lei gr. Nomos , no grego clássico a palavra oikonomia significava gerência de um lar e oikonomos denotava o mordomo da casa no latim, o termo e oeconomia de onde se deriva o nosso vocábulo economia . Ao criar o homem Deus os fez responsáveis para o domínio e sujeição da natureza , ou seja Ele nos outorgou a administrar os seu bens aqui na terra , (Gn. 1. 26-30), e (1pe. 4.10); devemos ter o cuidado com o que Deus colocou em nossas mãos , visto que um dia prestaremos conta das nossas ações.
Como somos despenseiros da multiforme graça de Deus devemos
Promover a pregação aos indivíduos e a nação (Mt. 28. 19-20).
Batalhar pela preservação da palavra de Deus, para que seja traduzida e disseminada na língua de cada nação. (Rm. 15.4), (2 Tm 3. 15-17).
1- Promover adoração a Deus, de modo prescrito nas sagradas escrituras, o que inclui o culto publico e a celebração das ordenanças. (Jo. 4.23) (Sl. 95. 1-7).
2- Prestar assistência ao ministro da igreja (At.6.4) (Hb. 13.17).
3- Expressar a comunhão dos santos incluindo a assistência aos domésticos da fé. (1Jo 3.17-18) (Hb.10.24,25) (1Pe.4.10,11).
Batalhar pela prosperidade expansão de todas as igrejas de cristo, em todo lugar e em todas as ocasiões. (Rm.161,2) (At.11. 29,30) (1Cor.16,1,2).
4- Exercer os deveres de necessidades e de misericórdia (Mt.12.12-13;Tg.1.27;At 10. 2-4)
Quatro aspectos da administração secular, que também e de suma importância na vida da igreja:
1- Planejar – parte de uma sondagem do presente passado e futuro, desenvolvendo plano de ações para atingir os objetivos traçados , e a primeira das funções que servirá de base para as demais , ao fazer planejamento , perguntamos : o que queremos , quais os nossos objetivos , qual nossa missão , que serviços dispomos , quais deveremos buscar e quem nos ira ajudar nesta tarefa .
2-Organizar: É a forma de coordenar todos os recursos da igreja, sejam eles humano financeiro ou materiais.
3-Dirigir ou Liderar – contratar e formar lideres que administrem a igreja (planejamento) incentivar a equipe. , o trabalho em equipe e que traz resultados. , levando a igreja a ter sucesso.
4- Controle ou Coordenação: Dirigir e corrigir os trabalhos que não estão sendo feito, dentro do nosso planejamento.
Administração do tempo:
Nada caracteriza melhor a vida moderna do que o lamento : se eu tivesse tempo.
esta é uma frase de quem não sabe o que fazer com ele , temos que saber o que e está ocupado e ser produtivo , uma coisa e planejar nosso trabalho e outra e trabalhar nosso plano , devemos nos questionar por que estamos fazendo , para quem , ou seja refletirmos sobre o nosso tempo. O tempo e uma estrutura teológica (Sl. 118.24) temos que ter cer teza do que Deus quer para mim , de que estou no lugar certo , e aquietar meu coração que tem tempo para tudo. Em (Ef.5.16 )“remindo o tempo “ aproveitar as oportunidades que Deus está nos dando , o gerenciamento do tempo e uma arte , quanto uma ciência e incluso tanto na vida secular , quanto na vida cristã.
Mitos sobre administração do tempo
1- Quem administra o tempo é escravo do relógio
E na verdade quem administra o tempo tem controle sobre ele também torna-se senhor dele.
2- Só trabalha melhor quem trabalha sobre pressão .
3-Outro mito e que só se administra tempo na vida profissional
4-que só tem tempo quem quer ter
Quem tem tempo , não e que não faz nada , mas sabe administrar o tempo , o que não e tão fácil, tem que querer ser senhor do seu tempo ; na verdade tempo é vida , quando acaba o tempo acaba a vida , ganhar tempo é ganhar dentro da duração que ela tem , não podemos estocar tempo , como depósitos , quem não administra sua vida , perde a mesma , o tempo e distribuído para todos 24 horas , tanto para o milionário , quanto para o mais pobre. Alguém só pode roubar meu tempo se eu consentir.
Tempo é dinheiro:
A questão e que tempo tem valor monetário, para quem tem objetivos. Se aumentarmos o investimento de tempo , mantendo o investimento de dinheiro estacionário, podemos melhorar a qualidade , se diminuirmos o investimento de tempo , iremos piorar a qualidade , que pode ser pior ainda se diminuirmos os investimentos . na verdade o trabalho é uma permuta de tempo por dinheiro , ou seja alguém me paga pelo meu tempo , que resultará na minha produtividade.
Quem aumenta o tempo , aumenta sua produtividade , produtividade e o produto pela eficiência , ser eficaz : e fazer as coisas certas , aquilo que e importante e prioritário, ser eficiente : e fazer as coisas certas , isto e , fazer com o menor numero de recursos possíveis . Quem administra o tempo reduz o stress , causado pelo mau uso do tempo , se não tenho objetivos , seja profissional ou pessoal , vou deixar meu tempo ir embora , não vou ter stress, mas o tempo aparece como bem ou mal para quem tem objetivos quem quer alguma coisa , o bom ou o mau uso do tempo , depende de que se quer alcançar , o mau uso do tempo , se faz quando o usamos para fazer coisas sem importância e sem prioridades .
Dicas para se economizar tempo:
Planejamento : toda hora aplicada em tempo produz melhores resultados; Organizaçao : uma aliada do tempo , ela deve existir nas informações ;
Delegação: atribuições de tarefas para outras pessoas , afim de liberar tempo para coisas mais importantes , é a chave da administração eficaz .
Benefícios da delegação:
facilita o trabalho do pastor , aumenta a produtividade , dá oportunidade a outros de desenvolver capacidade de liderança ; dá ao líder a capacidade de desenvolver a sua vida espiritual ; telefone use para evitar deslocamento desnecessário , para obter informações . Comunicação : a linguagem simples , concisa e isenta de ambiguidades, assegura a compreensão , e polpa o tempo com mal entendidos . Tomada de decisão : tem que ser precisa e baseadas em informações seguras , Concentração : tempo mínimo , para se conseguir progresso em menos tempo.
Soluções que ajudam a ter tempo:
Estabelecer metas , anuais , mensais , semanais , e diárias ; programe suas tarefas da semana e do dia em função dessa meta ; faça coisas em metas de prioridades ; saiba onde seu tempo e realmente empregado , estabeleça data , hora para inicio e fim de cada atividade ; elimine desperdiçadores de tempo ; utilize uma agenda ou calendários ; crie uma lista de afazeres ; organize seu acesso com rapidez de informações usadas com frequência.
Temos como “desperdiçadores de tempo” Disfunções que provocam o uso inadequado ou insatisfatório de tempo, na perspectiva do pastor , líder ou igreja
1- Falta de planejamento
2- telefonemas
3- distrações
4-visitas inesperadas
5-falta de disciplina no cumprimento da agenda , tarefas inacabadas
6-definiçao clara de objetivos , na execução de tarefas
7-falta de delegação ou centralização de poder , excesso de compromisso incapacidade de dizer não, excesso de tarefas frequentemente paralisam as pessoas, não sabem por onde começar e acabam ficando imobilizadas
8 - excesso de reuniões.
Os critérios das classificações e compromisso são pontos fundamentais para corrigimos nossos desperdiçadores de tempo ; algumas tarefas são importantes e não urgentes , outras são importantes e urgentes . denota-se que o tempo e distribuído igualmente a todos , sem distinção alguma , oque podemos fazer é ganhar tempo dentro dela só devemos nos organizados .